Quinta-Feira, 06 de fevereiro de 2025

Postado às 10h45 | 11 Set 2020 | Coluna César Santos - 11 de setembro de 2020

Crédito da foto: Arquivo/JORNAL DE FATO Rosalba Ciarlini em campanha nas eleições de 2016

VAI SER DADA A LARGADA

A convenção do Progressistas, nesta sexta-feira, 11, é o ponto de partida que abre a sucessão municipal em Mossoró. O partido confirmará a candidatura à reeleição da prefeita Rosalba Ciarlini e homologará a chapa à Câmara Municipal. O evento será realizado na Escola de Artes, na Avenida Alberto Maranhão, às 15h.

Também hoje, o Partido Liberal oficializa o empresário Jorge do Rosário como vice na chapa de Rosalba, em convenção municipal.

Rosalba vai para a sua quinta disputa pela Prefeitura de Mossoró, com um repertório de vitórias em eleições.

Em 1988, se elegeu prefeita pela primeira vez. Em 1996, 2000 e 2016 obteve a segunda, terceira e quarta eleição de prefeita.

Em 2006 foi eleita a primeira senadora mulher do Rio Grande do Norte e em 2010 se elegeu governadora do Estado.

Todas as eleições com votação expressiva na cidade, com destaque em 2010 quando recebeu 84,92% dos votos dos mossoroenses para o Governo do RN.

Neste ano, Rosalba vai para a campanha que ela julga ser a mais importante de todas. No seu entendimento, a renovação do mandato consolidará o projeto de reconstrução de Mossoró, iniciado em 2017.

Ela recebeu a cidade destruída sob todos os aspectos. Prefeitura quebrada. Iniciou o processo pelo reequilíbrio fiscal e financeiro, consolidado com a recuperação do poder de endividamento do município. A prova é o financiamento de R$ 150 milhões junto à Caixa Econômica Federal, por meio do FINISA.

A partir daí, Rosalba argumenta que a cidade está apta para receber as obras estruturantes, o que deverá ocorrer a partir de 2021. Esse será o discurso da candidata à reeleição, para pedir o que será, provavelmente, a sua última gestão à frente do Palácio da Resistência.

Pois bem.

A convenção do Progressistas abrirá a agenda de convenções dos partidos que homologarão as principais candidaturas à Prefeitura. Amanhã, 12, será a vez do Solidariedade confirmar a postulação de Allyson Bezerra; no domingo, 13, o PT oficializará Isolda Dantas; e na segunda-feira, 14, o Democratas homologará a candidatura de Cláudia Regina.

Outros partidos também farão as suas convenções para confirmar candidatura majoritária ou confirmar alianças majoritárias. As atenções ficam voltadas para o PCdoB, do pré-candidato Gutemberg Dias. Há dúvidas se o partido confirmará a candidatura ou se fará aliança com o PT.

Já o PSL decidiu mudar o projeto político-eleitoral. O Dr. Daniel Sampaio que seria candidato a prefeito, aceitou agora ser o vice na chapa de Cláudia Regina.

Portanto, prepare o coração, as eleições municipais prometem muitas emoções. A partir de hoje.

 

FRASE

Não estou saindo da vida pública. Continuarei a jornada enquanto militante, mulher e cidadã

SANDRA ROSADO - Vereadora ao anunciar que não será candidata nas eleições deste ano

 

REABERTURA

Novo decreto municipal autoriza a reabertura do Parque Municipal Maurício de Oliveira, Parque da Criança, Museu Histórico Lauro da Escóssia, Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, Memorial da Resistência, Museu do Petróleo, espaços de eventos e arenas de futebol. Os espaços devem adotar medidas de prevenção contidas no decreto. É a vida em Mossoró voltando ao normal.

 

AUTO DA LIBERDADE

Os figurinos da edição 2019 do espetáculo Auto da Liberdade estão expostos no Partage Shopping. A iniciativa é para mostrar o espetáculo por outro ângulo, já que a pandemia do novo coronavírus não permitiu a sua apresentação. O Auto conta o pioneirismo de Mossoró com o Motim das Mulheres, a Libertação dos Escravos, o Primeiro Voto Feminino e a Resistência ao bando de Lampião.

 

DECISÃO...

A substituição da vereadora Sandra Rosado por Larissa Rosado na disputa à Câmara Municipal de Mossoró, anunciada nesta quinta-feira, 10, vinha sendo amadurecida desde o momento em que o rosadismo soube que Larissa não seria convidada para vice na chapa da prefeita Rosalba Ciarlini (PP).

 

...AMADURECIDA

A troca faz parte do projeto do rosadismo de devolver Larissa à Assembleia Legislativa em 2022. Para isso, ela precisa ser candidata agora, receber boa votação, para fortalecer a sua candidatura a deputada estadual. Sandra, como líder, aceitou o sacrifício em nome do projeto.

 

HERANÇA

Se eleita, Larissa herdará a cadeira do rosadismo na Câmara Municipal de Mossoró, conquistada pelo avô Vingt Rosado nas eleições de 1948. Depois, o irmão Vingt Neto assumiu a vaga em 2001. Na sequência, Lahyre Neto foi vereador entre 2009 a 2016, e atualmente, a cadeira é ocupada por Sandra Rosado.

 

LULA

A Justiça em Macau condenou o ex-presidente da Câmara de Guamaré, Emilson Borba, por crime de peculato. "Lula", como gosta de ser chamado o ex-vereador, pegou mais de seis anos de prisão. Ele ainda pode recorrer.

 

É NOTÍCIA

1 - A Conmebol Libertadores oficializou acordo com o SBT para transmissão dos jogos do maior evento do futebol sul-americano, em TV aberta. O SBT substituirá a Globo que rescindiu contrato.

2 - Há 19 anos, o terrorismo assustava o mundo com uma série de ataques suicidas contra os Estados Unidos, coordenados pela organização fundamentalista islâmica al-Qaeda. Destruíram as Torres Gêmeas World Trade Center, matando quase 4 mil pessoas.

3 - Com o preço do arroz nas nuvens, a saída é apostar no macarrão. Os brasileiros começaram a substituir o prato. Para muitos, pouco importa se o macarrão combina com feijão. É forrar a barriga.

4 - A Caern deixou sem abastecimento os moradores dos bairros Boa Vista, Doze Anos e Aeroporto II. Diz que está recuperando o poço 15 e que devolverá o serviço a partir de amanhã. Mas, a conta, sem prestar o serviço, chegará rigorosamente em dia.

5 - O Governo do Estado já investiu mais de R$ 50 milhões na construção, ampliação e reforma de 22 prédios das Centrais do Cidadão, para melhorar o atendimento à população. Os recursos são do Banco Mundial, garantidos pelo projeto "RN Sustentável".

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO