Quinta-Feira, 06 de fevereiro de 2025

Postado às 09h00 | 15 Set 2020 | Coluna César Santos - 15 de setembro de 2020

Crédito da foto: Ilustração Eleitores vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores

TIMES ESTÃO FORMADOS

Definido o quadro da sucessão municipal de Mossoró, mais ou menos como havia sido pintado há alguns meses. São seis candidaturas oficializadas para disputar a segunda maior e mais importante prefeitura do Rio Grande do Norte.

1 – Prefeita e candidata à reeleição Rosalba Ciarlini, do Progressistas, com Jorge do Rosário, do Partido Liberal, como vice. A chapa terá o apoio de uma dezena de partidos: PSDB, PSC, Patriotas, Cidadania, DC, PDT, MDB, Republicanos, além do PP e PL.

2 – Deputada estadual Isolda Dantas, candidata do PT à Prefeitura, tendo como companheiro de chapa o professor e geólogo Gutemberg Dias, do PCdoB. A coligação tem o apoio do Pros, PMB e do Avante.

3 – Deputado estadual Allyson Bezerra, do Solidariedade, tem como candidato a vice-prefeito Fernandinho das Padarias, do PSD.

4 – Ex-prefeita Cláudia Regina, do Democratas, candidata à Prefeitura, tem como vice o doutor Daniel Sampaio, do PSL. A chapa tem o apoio do PSB.

5 – O Psol decidiu de última hora, em sua convenção municipal, homologar a chapa “puro sangue”, com o professor Ronaldo Garcia a prefeito e a estudante Yasmin Dias a vice-prefeita.

6 – PTB confirmou a candidatura da Irmã Ceição, sem confirmar, até o fechamento desta edição, o candidato a vice-prefeito.

Seriam dez candidaturas à Prefeitura de Mossoró, mas quatro nomes ficaram pelo caminho:

- A empresária Bianca Negreiros teve o nome homologado na convenção do Podemos, mas, em seguida, retirado pelo presidente estadual da sigla, senador Styvenson Valentim, alegando que ela respondia processo na Justiça;

- Gutemberg Dias seria candidato a prefeito, mas o PCdoB o transferiu para a chapa de Isolda Dantas, como candidato a vice-prefeito;

- Daniel Sampaio manteve a pré-candidatura a prefeito até a semana passada, mas retirou para ser o candidato a vice-prefeito na chapa de Cláudia Regina;

- Dra. Ângela Schneider teve a pré-candidatura retirada pelo PRTB, com orientação do deputado federal General Girão, e será, provavelmente, candidata à Câmara Municipal.

A partir de agora e até o dia 26 deste mês, as chapas homologadas vão pedir registro das candidaturas à Justiça Eleitoral, para iniciar a campanha dentro do calendário estabelecido pelo TSE. No dia 27, terá início a propagando eleitoral.

 

FRASE

Infelizmente, levamos um calote, mas não vamos descansar enquanto não reaver esses recursos

FÁTIMA BEZERRA - Governadora do RN sobre os R$ 5 milhões que ela mandou para o Consórcio Nordeste

 

ALDIR BLANC

A secretária de Cultura de Mossoró, professora Isaura Amélia, recebe a imprensa hoje para tratar sobre os editais da Lei Aldir Blanc, que vai contemplar iniciativas culturais e auxiliar profissionais do setor. O município terá mais de R$ 2 milhões para investimentos, recursos transferidos pelo Governo Federal. A coletiva de imprensa está marcada para o Palácio da Resistência, às 9h.

 

ESTRATENG

O presidente da Acim, empresário Vilmar Pereira, tem reunião hoje com o secretário do Desenvolvimento Econômico do RN, Jaime Calado. Na pauta: novas empresas para Mossoró. O encontro terá a presença do consultor Antônio Balhmann, da Estrateng, responsável por atração de empresas. Foi a Estrateng que trouxe para Mossoró o Atacadão, Ibis Hotel e o Partage Shopping.

 

NINÁ REBOUÇAS

Hoje, faz 10 anos do falecimento da professora e vereadora Niná Ribeiro de Macêdo Rebouças, casada com o economista Elviro Rebouças, mãe de Grécia Regina. Nasceu em Assú, fez carreira profissional e política vitoriosa em Mossoró. Niná faleceu quando cumpria mandato na Câmara Municipal.

 

VICE

Não tem ninguém, vai você mesmo. Parece ter sido esse o critério de escolha do vice do candidato a prefeito Allyson Bezerra (SDD). Fernandinho das Padarias (PSD), anunciado na última hora, é um mero desconhecido do eleitor mossoroense.

 

VICE II

Gutemberg Dias foi obediente ao aceitar a indicação do PCdoB para ser o vice de Isolda Dantas, do PT. Ele não queria a disputa majoritária, por achar palpável um mandato na Câmara Municipal de Mossoró. É a segunda vez que Gutemberg vai como candidato a vice-prefeito. Em 2008, ele foi vice na chapa encabeçada por Renato Fernandes, do PR.

 

DECIDIDO

O PSDB de Mossoró faz a sua convenção hoje, às 15h, na Câmara. O partido homologará a chapa proporcional, tendo Larissa Rosado como principal candidata, e oficializará apoio à chapa Rosalba Ciarlini (PP) /Jorge (PL).

 

É NOTÍCIA

1 - Há nove anos, a Diocese de Mossoró implantava a sua 31ª paróquia, Menino Jesus, no conjunto Santa Delmira. O bispo dom Mariano nomeou como primeiro pároco o padre João Alfredo Mota.

2 - As convenções partidárias promoveram aglomeração em torno o Rio Grande do Norte no fim de semana. Só não aglomerou o partido com candidato sem eleitor. De resto, a aglomeração foi total, com as paixões esquecendo a pandemia da Covid-19.

3 - Mossoró vai eleger 23 vereadores no pleito deste ano. A criação de mais duas vagas foi aprovada pela Câmara Municipal, em sessão extraordinária, nesta segunda-feira, 14.

4 - O governo do presidente Bolsonaro é aprovado por 39% e desaprovado por 36%, conforme a pesquisa XP/Ipespe. É a primeira vez que a aprovação de Bolsonaro supera a desaprovação desde maio de 2019. Pesquisa realizada entre os dias 8 e 11.

5 - Nesta data, em 1989, tinha início a propaganda eleitoral na televisão para a primeira eleição presidencial direta desde 1960. Alto índice de audiência. Foi eleito Fernando Collor, que sofreu impeachment, derrotando Lula, hoje condenado por corrupção.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
Rio Grande do Norte

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO