Quinta-Feira, 06 de fevereiro de 2025

Postado às 09h15 | 19 Set 2020 | Coluna César Santos - 19 de setembro de 2020

Crédito da foto: Ilustração Aulas presenciais precisam voltar urgentemente

SALVE NOSSOS ESTUDANTES

As aulas presenciais serão retomadas no estado de São Paulo no dia 7 de outubro. Primeiro, retornam os estudantes do ensino médio e de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e, sem seguida, no dia 3 de novembro, os alunos do ensino fundamental que, ao todo, ocupam cerca de 5 mil escolas estaduais. As demais redes podem definir quais séries vão priorizar.

O anúncio foi feito pelo governador João Doria (PSDB), nesta sexta-feira, 18, ao garantir que “o plano de volta às aulas em 7 de outubro para escolas estaduais, municipais e particulares está mantido.” Ele ressaltou que o Governo do Estado vai respeitar a autonomia de prefeitos para a abertura em suas cidades.

Doria destacou, em sua decisão, que retomar as aulas presenciais pelo ensino médio é necessário pelo fato de ser o estágio do ensino público mais afetado pela evasão escolar e que prejudica especialmente os estudantes mais pobres.

O retorno das aulas em São Paulo tem um sentido especial por se tratar do estado epicentro da pandemia da Covid-19 no Brasil. O estado com maior número de óbitos e de casos confirmados. Por gravidade, um impacto foi maior em relação ao resto do País. Daí, ter a responsabilidade de retomar as aulas presenciais, já que a pandemia está regredindo e, segundo as autoridades públicas, a “onda” do vírus perde força em outubro, é zelar pelo ensino público e pelos jovens que só vencerão na vida com educação de qualidade.

Registre-se, também, que a Organização Mundial de Saúde (OMS), em comunicado no início deste mês, afirmou que está na hora da retomada das aulas presenciais, observando, claro, a elaboração de plano de segurança sanitária para inibir ao máximo o risco de contaminação a professores, alunos e funcionários.

Nesta sexta-feira, 18, foi a vez do Ministério da Saúde orientar estados e municípios para a retomada das atividades presenciais nas redes pública e privada de ensino. Reforçou a orientação de adoção de medidas para garantir a tranquilidade à comunidade escolar.

Pois bem.

Diante do cenário favorável, como é no momento, não faz sentido ou sequer parece razoável, o Rio Grande do Norte insistir de só retomar as aulas presenciais em 2021 ou mediante o surgimento de uma vacina de combate ao novo coronavírus. A justificativa de que é dever preservar a vida de professores, alunos e funcionários se torna frágil quando libera a retomada das aulas presenciais na rede privada, como fez a Prefeitura de Natal e o Governo do Estado que autorizou o retorno a partir de 5 de outubro.

A decisão alarga um problema social gravíssimo, que é o benefício ao estudante da escola privada em detrimento do aluno da escola pública. Um fosso social histórico e que se apresenta ainda mais profundo em razão da pandemia do novo coronavírus.

É inaceitável o estudante da escola particular voltar às aulas e impedir que o estudante da escola pública faça o mesmo.

No RN, a decisão torna-se mais absurda por se tratar de um estado que tem no seu comando uma governadora com diploma de professora.

 

FRASE

Os mais afetados pela evasão escolar são os estudantes mais pobres, não podemos aceitar isso.

JOÃO DORIA - Governador de São Paulo ao autorizar retorno das aulas presenciais a partir de 7 de outubro

 

MURO FAMOSO

Nesta data, em 2008, Luiz Inácio Lula da Silva fez a segunda visita a Mossoró como presidente da República. Veio reforçar a campanha eleitoral da chapa Larissa Rosado (PSB)/Tércio Pereira (PT), candidatos a prefeita e vice-prefeito. Para justificar o uso da estrutura presidencial, foi criada agenda administrativa. Lula inaugurou o muro da Ufersa, antiga Escola Superior de Agricultura.

 

FRANCAMENTE

O que leva uma pessoa a gravar áudio para levar terror à população? Em Mossoró, um áudio circula em grupos e redes sociais com uma pessoa afirmando que a UPA do Belo Horizonte voltou a receber grande número de pacientes da Covid-19. Não é verdade. A Prefeitura teve que lançar nota tranquilizando a população de que a situação é tranquila e que não há "onda" da doença na cidade.

 

ECONOMIA

A governadora Fátima Bezerra (PT) vai anunciar um plano de incentivo ao setor produtivo do RN. Batizou de "RN Cresce +", com lançamento marcado para a próxima segunda-feira, 21. Uma forma de compensar os 150 dias em que os setores produtivos ficaram fechados em razão do novo coronavírus.

 

SEGUE

O governo antecipa que o plano prevê incentivos fiscais, desburocratização e melhoria no ambiente de negócios. Vai alcançar setores da agropecuária, turismo, mineração, indústria, geração de energia, transportes e comércio, entre outros.

 

TÔ FORA

O ministro Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional, garante que as águas do São Francisco chegarão ao Rio Grande do Norte no segundo semestre de 2021. Serão recebidas pela bacia Piranhas, que compreende as barragens de Oiticica (Seridó) e Armando Ribeiro Gonçalves (Vale do Açu).

 

MAPA DO PP

O Progressistas do RN homologou 33 candidaturas a prefeito (a), 27 a vice-prefeito (a) e 636 candidatos e candidatas às Câmaras Municipais. O partido estará presente na disputa do voto de 1.542.268 eleitores, o que correspondem a 63% do eleitorado potiguar: 2.447.178.

 

É NOTÍCIA

1 - Apenas duas mortes por covid-19 nas últimas 24 horas. A taxa de ocupação de leitos críticos é inferior - em média - a 35%. A pandemia continua regredindo no estado. Felizmente.

2 - Pesquisas de vacinas contra o novo coronavírus no Brasil terão 28 mil voluntários. A mais avançada, a vacina da Oxford/AstraZeneca, teve aumentado de 5 mil para 10 mil o número de voluntários. A expectativa é que seja aprovada até o dezembro próximo.

3 - A Caixa Econômica abre 17 agências no RN neste sábado, 19, para pagamento do auxílio emergencial. Em Mossoró, funcionará a agência da Coronel Gurgel, das 8h às 12h.

4 - Carregado pelos milhões do auxílio emergencial, o presidente Bolsonaro está cada vez mais próximo dos nordestinos. A sinuca e o refrigerante para matar a sede, no Ceará, faz parte do jogo. A sucessão presidencial 2022 não está tão longe assim.

5 - Tem coordenação de campanha majoritária em Mossoró preparando um "arsenal" de fake news contra adversários, mas soltando notinhas que são os adversários que estão com jogo sujo. O Ministério Público Eleitoral deve ficar de olho na turma.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO