DECRETO AMPLIA DIVISÃO
Os estudantes da rede pública do Rio Grande do Norte só voltarão a assistir aulas presenciais no próximo ano, enquanto os alunos das escolas particulares terão as atividades presenciais retomadas no dia 5 de outubro.
Esse é o resumo do decreto assinado pela governadora Fátima Bezerra (PT) e publicado na edição do Diário Oficial do Estado deste sábado, 19. O novo documento foi preciso ser editado com o encerramento do prazo estipulado em agosto pelo Decreto Estadual nº 29.928.
A nova diretriz reafirma a suspensão das aulas presenciais na rede pública estadual em 2020 e autoriza o retorno das atividades na rede privada de ensino e nas Instituições de Ensino Superior (IES) a partir do próximo dia 5.
Além da governadora Fátima Bezerra, assinam o documento os secretários de Estado Cipriano Maia (Saúde Pública), Getúlio Marques (Educação) e Raimundo Alves (Gabinete Civil).
A decisão de Fátima, que tem diploma de professora, revela, de forma bem cruel, a discriminação ao estudante filho do pobre, que dependente do ensino público para ser alguém na vida. A decisão é bem clara e não resta dúvida de que a governadora procurou beneficiar a escola privada, os filhos de rico, que vão voltar à sala de aula para se preparar melhor do que os filhos do pobre.
É um fosso absurdo, irresponsável, agressivo, tóxico, letal e desalentador ao futuro de crianças e jovens pobres do RN.
A decisão da governadora acontece no momento em que a pandemia do novo coronavírus está regredindo em todo o País e principalmente no RN, e que os gestores públicos estão decidindo reabrir as escolas públicas. São Paulo, epicentro da pandemia no País, confirmou que os alunos da rede pública retornarão às aulas presenciais no dia 11 de outubro.
O decreto da governadora diz que a suspensão na rede pública estadual “não poderá impor prejuízos ao calendário acadêmico dos estudantes, especialmente daqueles que estão cursando o último ano do ensino fundamental e do ensino médio, incluindo a educação de jovens e adultos”. Diz que o governo vai trabalhar para que a carga horária seja cumprida por meio de estratégias alternativas de ensino, o que não aconteceu até aqui.
O decreto ainda aponta uma ressalva. A Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), em conjunto com o Gabinete Civil, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP/RN) e os conselhos estaduais de Educação e de Saúde, pode estabelecer atividades presenciais em situações excepcionais. As eventuais atividades podem ser implementadas de maneira regional e individualizada, levando em consideração os dados epidemiológicos de cada região e as adequações estruturais das escolas.
Com relação à rede privada de ensino e às Instituições de Ensino Superior (IES), além da autorização do retorno no próximo dia 5, o decreto diz que devem ser mantidas as atividades não presenciais para alunos, professores e funcionários que se encontrem no grupo de risco, que vivam com integrantes do grupo de risco e para aqueles cujos responsáveis optarem pela modalidade não presencial.
Pois bem.
Daqui a duas semanas, os estudantes das escolas particulares estarão em sala de aula. E os alunos da rede pública "gozando" férias fora de época.
E nem cabe justificar com o risco que a Covid-19 representa, afinal, o vírus não escolhe classe social. Ou ele também zela pelo rico em detrimento do pobre?
FRASE
"A suspensão não poderá impor prejuízos ao calendário acadêmico dos estudantes da rede pública"
FÁTIMA BEZERRA - Governadora em discurso divorciada da realidade
ENGAVETADO
Há quase três meses, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu pela realização de nova votação do terceiro nome para compor lista tríplice para vaga de desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª região. Até agora, porém, o judiciário trabalhista potiguar não cumpriu a decisão. A decisão está no gabinete do desembargador Bento Herculano, presidente do TRT/RN.
DEHON
A Delegacia de Homicídios de Mossoró completa oito anos nesta segunda-feira, 21. Foi instalada e inaugurada pela gestão da governadora Rosalba Ciarlini, com sede no conjunto Abolição IV, zona oeste da cidade. A delegacia especializada em atuar na investigação de crimes específicos era uma necessidade para inibir a violência em Mossoró e municípios da região do Médio Oeste.
CORRIDA PELO VOTO
A campanha de rua e a propaganda eleitoral começam no próximo domingo, 27, conforme o calendário eleitoral. Os candidatos, partidos e coligações podem realizar comícios e caminhadas das 8h às 24h, utilizar aparelhos de som, fazendo distribuição de material gráfico e usar as redes sociais.
SEGUE
Um dia antes do início da campanha, sábado, 26, termina o prazo para o pedido de registro de candidaturas à Justiça Eleitoral. Em Mossoró, até aqui, apenas o Solidariedade e o PSD pediram o registro da chapa Allyson Bezerra/Fernandinho e de 67 candidatos a vereador.
DÉCIMO
O presidente do Previ-Mossoró, economista Elviro Rebouças, anuncia que o instituto vai antecipar os 60% restantes do 13º salário dos aposentados e pensionistas. O pagamento deverá ser feito na próxima sexta-feira, 26, conforme previsão feita por Elviro ao jornalista Saulo Vale, no Enfoque Político.
REELEIÇÃO
No RN, 78,4% dos atuais prefeitos podem concorrer à reeleição, com destaque para os gestores dos três maiores colégios eleitorais: Natal, Mossoró e Parnamirim. No Brasil, 78,6% dos atuais 5.568 prefeitos podem tentar reeleição.
É NOTÍCIA
1 - A Central de Abastecimento de Mossoró "Prefeito Raimundo Soares" completa 18 anos hoje. A antiga Cobal foi completamente restaurada, obra da terceira gestão da prefeita Rosalba Ciarlini.
2 - Hoje completa 106 anos da primeira partida entre Brasil e Argentina, vencida pelos argentinos por 3 a 0. Era 20 de setembro de 1914. Uma semana depois, pela Copa Rocca, o Brasil conquistou a sua primeira vitória sobre o rival, com gol de Rubens Salles.
3 - Nas últimas 24 horas, o Rio Grande do Norte registrou duas mortes pela Covid-19. Os casos confirmados são 66.963 e os descartados chegam a 132.012. O estado tem quase 40 mil curados.
4 - Os partidários da candidata a prefeita de Tibau, Lidiane (PSDB), não esperou o calendário eleitoral para iniciar a campanha de rua. Na manhã deste sábado, 19, uma carretada tomou conta das ruas do município-praia. Pelo calendário, campanha começa dia 27.
5 - A Secretaria de Cultura de Mossoró disponibilizou o modelo final do edital de apoio aos artistas, referente à Lei Aldir Blanc, para consulta pública, a fim de receber sugestões sobre as propostas. A consulta estará disponibilizada até as 18h de terça-feira, 22.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.