O ex-prefeito de Governador Dix-sept Rosado, Gilberto Martins (Republicanos), vai retirar a sua candidatura do pleito 2020. Ele tem problemas jurídicos insanáveis, inclusive, é alvo de dois pedidos de impugnação apresentados pelo Ministério Público Eleitoral e pela coligação “Unidos Venceremos”, do atual prefeito Antônio Bolota (MDB).
Pesa contra Martins, segundo as Ações de Impugnação de Registro de Candidatura (AIRC), condenações por improbidade administrativa, com suspensão de seus direitos políticos, e contas condenadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN).
Se confirmada a inelegibilidade, Gilberto Martins não vai ficar de fora das eleições. Ele colocará a esposa Aísa Martins para ser candidata, mantendo a vice Marília Dantas (Republicanos). Aísa já disputou a Prefeitura de Governador Dix-Sept Rosado nas eleições 2012, sendo derrotada por Anax Vale. Ela obteve 4.272 votos contra 5.827 de Anax.
Quatro candidaturas foram registradas em Governador Dix-sept Rosado neste ano. Além de Gilberto e do atual prefeito Antônio Bolota, são candidatos o médico Artur Vale (DEM) e o vereador Vandinho Carlos (PL).
Artur Vale, que é filho do ex-prefeito Adail e irmão do também ex-prefeito Anax Vale, é apontado como favorito na corrida eleitoral. Ele lidera a oposição municipal.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.