Quinta-Feira, 06 de fevereiro de 2025

Postado às 09h00 | 03 Out 2020 | Coluna César Santos - 2 de outubro de 2020

Crédito da foto: Reprodução Postagem da professora e militante Socorro Freitas

NEM TODOS SUIRAM A RAMPA DO PODER

A postagem acima é da professora e militante Socorro Freitas, filiada ao PCdoB e ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE/RN). Ela usou as redes sociais para expor sua indignação e decepção com a governadora Fátima Bezerra (PT) em razão da reforma da Previdência estadual. Também não economiza crítica ao antigo “Sindicato dos Professores” que “age de acordo com as conveniências políticas, deixando de fazer o seu papel que é a defesa intransigente de quem representa.”

A crítica é contundente. Lembra que Fátima Bezerra construiu carreira política como defensora da classe trabalhadora, chegando a presidente do Sinte/RN, e que agora está emplacando “uma reforma mais cruel do que a do presidente Bolsonaro.”

Há uma decepção muito grande dos servidores com a ex-companheira Fátima, principalmente pela forma como ela conduziu a reforma da Previdência estadual sem ouvir as categorias, e de punho fechado.

E quanto à postura do Sinte/RN, criticada pela professora Socorro Freitas, não há novidade. O sindicato tornou-se governista junto com Fátima.

 

FRASE

...Sindicato que age de acordo com as suas conveniências políticas.

SOCORRO FREITAS - Professora e militante expondo a sua decepção com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE-RN)

 

REITORA

A professora doutora Fátima Raquel assumiu a Reitoria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte nesta quinta-feira, 1º. Ficará no cargo por um ano, período da licença do reitor Pedro Fernandes. Fátima Raquel é a terceira mulher a assumir a Reitoria da Uern. Ela se junta à professora Maria Gomes, reitora até 1977, e a professora Nevinha Gurgel, reitora entre 1993 a 1997.

 

GUILHOTINA

Pediram a "cabeça" do supervisor da 1ª Ciretran, Wilson Fernandes. Motivo: ele não apoia nem vota na deputada Isolda Dantas (PT) para a Prefeitura de Mossoró. A indignação dos petistas é maior porque o PSB, partido presidido na cidade por Carlinhos Silveira, tio de Wilson, decidiu se coligar com DEM e PSL, da chapa Cláudia Regina/Dr. Daniel, partidos inimigos declarados do PT.

 

TÚNEL DO TEMPO

Há 20 anos, a pediatra Rosalba Ciarlini era eleita pela terceira vez prefeita de Mossoró, na época pelo PFL, e tendo como vice Antônio Capistrano. Ela recebeu 57.369 votos (54,86%), superando os adversários Fafá Rosado, que teve 42.530 (40,67%); Socorro Batista, 4.447 (4,35%); e Mário Rosado, 228 votos (0,22%).

 

INTIMAÇÃO

A ex-prefeita Cláudia Regina (DEM) foi intimada pela Justiça Eleitoral para apresentar contestação na ação do MP Eleitoral que impugnou a sua candidatura. Ela tem sete dias para se manifestar. O MP sustenta que Cláudia está inelegível em razão de mais de 12 condenações nas eleições 2012.

 

VOTO NA SAÚDE

O plenário do TSE aprovou nesta quinta-feira, 1º, a inclusão do Plano de Segurança Sanitária para as eleições 2020. Entre outras medidas, os eleitores só poderão entrar nos locais de votação se estiverem usando máscaras. O horário de votação foi ampliado em uma hora; começará às 7h.

 

POPULARIDADE

O presidente Jair Bolsonaro continua imune ao bombardeio do noticiário cotidiano. Segundo pesquisa Data, 52% dos brasileiros aprovam o seu governo contra 42% de desaprovação.

 

É NOTÍCIA

1 - O ex-prefeito Gilberto Martins (Republicanos) deve sair da disputa à Prefeitura de Governador Dix-sept Rosado e colocar a esposa Aísa. Há entendimento que ele está inelegível.

2 - Dados epidemiológicos divulgados pela Sesap/RN, nesta quinta-feira, 1º, apontam que nenhuma região do Rio Grande do Norte tem taxa de transmissibilidade acima de 1. E a taxa geral de ocupação de leitos na rede SUS é de 39%.

3 - A partir das Eleições Municipais de 2020, o eleitor pode justificar a sua ausência pelo celular e tablet, por meio do aplicativo e-Título. O recurso eletrônico amplia função para atender o eleitor.

4 - O veteraníssimo político Ney Suassuna voltou ao Senado. Ele vai tirar os quatro meses de licença do titular do mandato, Veneziano Vital do Rêgo (PSB), que se mandou para Campina Grande para cuidar da campanha da esposa Ana Cláudia à Prefeitura.

5 - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) vai começar a análise do primeiro pedido de registro de uma vacina contra Covid-19 no Brasil. Trata-se da AstraZeneca, da farmacêutica britânica, que protocolou primeiro pedido na Anvisa.

 

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO