ELEIÇÃO EM TEMPO DE PANDEMIA
O professor de ciência política Doacir Gonçalves, do Centro Universitário Internacional Uninter, faz uma observação interessante sobre a presente campanha eleitoral, diferente de todas as outras em razão da pandemia do novo coronavírus, e sugere como o candidato pode se aproximar do eleitor sem risco maior de contaminação (pelo vírus). Leia:
Em julho, estávamos atentos para saber sobre os impasses causados pela covid-19 nas eleições municipais deste ano. Acertadamente, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em conjunto com o Congresso Nacional, tornaram oficial o adiamento das eleições para o dia 15 de novembro. Cabe a nós brasileiros, nesse momento, ficarmos atentos para as possíveis modificações que a pandemia e a quarentena trarão sobre a dinâmica da campanha eleitoral que se avizinha e que poderá interferir na nossa escolha.
Os estudos sobre o comportamento do eleitor mostram que as eleições para prefeito e vereadores tendem mobilizar e sensibilizar mais a atenção do eleitor do que as eleições estaduais e federais. O que está em disputa nas eleições municipais é a resolução dos problemas do município e ninguém é melhor do que o próprio eleitor para saber quais são os problemas a serem solucionados já que ele é morador e convive com os problemas de transporte, segurança, saneamento básico, educação, etc.
É para a resolução destes problemas que iremos às urnas. Iremos escolher quem ocupará o cargo de prefeito, autoridade máxima do Poder Executivo municipal e que tem a função, segundo a nossa Constituição Federal de 1988, programar em quais setores serão aplicados os recursos tributados no município e as verbas que recebe do Executivo estadual e federal. O prefeito deve respeitar à Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar n° 101/2000) e gastar aquilo que está estabelecido na lei orçamentária anual do município que foi elaborada pelo próprio prefeito no início de seu mandato e votado pelos vereadores, que representam o Poder Legislativo municipal.
Escolheremos também os vereadores e a Constituição Federal, a Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno da Câmara Municipal determinam que o vereador tem a função Legislativa que o habilita a elaborar as leis que serão aplicadas no município. A função Fiscalizadora no uso do dinheiro público pelo prefeito, secretários e pelos próprios vereadores. E, também a função Julgadora que permite que o vereador julgue o prefeito, o vice-prefeito e vereadores se cometerem infrações político-administrativas definidas em lei.
Meu caro leitor, estrategicamente numa eleição municipal “normal” caberia aos candidatos a prefeitos e vereadores irem até o eleitor, fazer o corpo a corpo para saber do próprio eleitor quais são os problemas que deverão ser destrinchados. Mas, em uma situação como estamos vivendo, naturalmente que não haverá nas ruas o corpo a corpo e aglomerações entre eleitores e candidatos, é o que recomenda o protocolo com medidas preventivas. Esta é a modificação mais sensível da covid-19 sobre as eleições de 2020.
Mas, por consequência, os meios que facilitam a interação sem o corpo a corpo, serão a prioridade dos candidatos: a propaganda política no rádio e televisão, as redes sociais e mídias sociais como facebook, twitter, whatsApp, instagram, etc. O corpo a corpo nas ruas com restrições fará com que os eleitores olhem para os meios digitais para se informar e, é aí que mora o perigo. As Fake News tenderão a correr soltas nas eleições sem uma legislação eficiente para vetar as mentiras divulgadas na internet e desaba sobre o eleitor a responsabilidade em evitá-las e denunciá-las.
FRASE
Assim que tivermos a vacina e a autorização, começamos a vacinar
EDUARDO PAZUELLO – Ministério da Saúde, prevendo a chegada da vacina de Oxford para janeiro de 2021
TÚNEL DO TEMPO
Há 28 anos, o PT de Mossoró conquistava os primeiros mandatos eletivos de sua história. Os professores Júlio César e Telma Gurgel foram eleitos para a Câmara Municipal no pleito de 1992. Júlio, no entanto, trocou de partido antes mesmo de assumir o mandato em janeiro de 1993. Já Telma, entrou para a história como a quarta a mulher a ocupar um mandato no legislativo mossoroense.
TÚNEL DO TEMPO II
Nesta data, em 2010, a pediatra Rosalba Ciarlini era eleita governadora do Rio Grande do Norte, ainda no primeiro turno, com 813.813 votos (52,46%). Superou o segundo colocado, então governador Iberê Ferreira (in memoriam), que obteve 562.256 dos votos (36,24%). Com Rosalba, Mossoró resgatou o Executivo estadual, que foi ocupado por Dix-sept Rosado, seu sogro, em 1951.
VUCO-VUCO
O debate da Band Natal teve a participação de 13 candidatos à Prefeitura. Parecia um mercado público, uma muvuca para ser mais preciso. Certo fez o prefeito e candidato à reeleição Álvaro Dias (PSDB), que não perdeu tempo e foi dormir cedo.
ALIÁS...
Há muito tempo que debate entre candidatos na televisão não acrescenta nada ao eleitor. São debates com regras "engessadas", com tempo mínimo para pergunta e resposta, sem estabelecer um debate construtivo. No máximo, serve para um candidato insultar outro. Não vale a pena perder a novela.
IBOPE
Vem aí a primeira pesquisa Ibope sobre a corrida eleitoral em Natal. O instituto está nas ruas da capital ouvindo 600 eleitores. O resultado será divulgado na terça-feira, 6, pela Inter TV Cabugi, que contratou a pesquisa pelo valor de R$ 56.133, 49, conforme registro feito na Justiça Eleitoral.
TS2
Em Mossoró, até aqui apenas a TV a Cabo (TCM) planejou a divulgação de pesquisa sobre a sucessão municipal. A empresa contratou o desconhecido instituto TS2, para realizar duas pesquisas com divulgação nos dias 19 de outubro e 12 de novembro.
É NOTÍCIA
1 - Hoje, completa 11 anos do falecimento do professor João Batista Cascudo Rodrigues, o fundador e primeiro reitor da Universidade Regional do Rio Grande do Norte, hoje Uern.
2 - Em 1974, nesta data, o regime militar elegia indiretamente governadores da Arena em 20 estados. No Rio Grande do Norte, o escolhido foi Tarcísio de Vasconcelos Maia, pai do ex-senador José Agripino Maia, presidente do DEM - antiga Arena, PDS e PFL.
3 - A agência da Caixa Econômica Federal de Mossoró, na Coronel Gurgel, abre hoje para pagamento do auxílio emergencial. Funcionará das 8h às 12h, mas atenderá a todos.
4 - O comércio abre hoje, dia dedicado aos Mártires de Cunhaú, em horário normal. O feriado deste 3 de outubro foi antecipado no mês de julho em razão da pandemia do novo coronavírus, quando o RN vivia o isolamento social.
5 - A vitória da campanha "O Petróleo é Nosso" foi consolidada nesta data, em 1953, com a fundação da Petróleo Brasileiro S/A (PETROBRAS). A estatal chega aos 73 anos sem monopolizar a indústria petrolífera no Brasil (desde 1997) e cheia de desafios.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.