Quinta-Feira, 06 de fevereiro de 2025

Postado às 10h00 | 12 Out 2020 | Coluna César Santos - 11 de outubro de 2020

Crédito da foto: Ilustração Governo do Estado joga a educação para último plano

COMO FICAM NOSSAS CRIANÇAS?

A governadora Fátima Bezerra (PT), de passagem por Mossoró na semana que se encerrou, disse que decidiu liberar eventos com aglomerações porque a pandemia da Covid-19 está estabilizada no Rio Grande do Norte. Recorreu aos números para justificar o que diz, e foi além: "Não há sinal de segunda onda da Covid-19 no estado", afirmou em entrevista ao jornalista Saulo Vale, na Rádio Rural AM.

Realmente, os números revelam que a pandemia está sob controle por essas bandas de Poti. Taxa de transmissibilidade abaixo de 1, ocupação de leitos críticos abaixo de 40%, casos confirmados em baixa e óbitos também.

Dessa forma, entende a governadora, não faz sentido manter a proibição de festas, shows, exposições e outros eventos que geram aglomeração. Daí, a decisão de liberar as atividades coletivas. Certamente, o comitê científico do RN disse isso à governadora, baseado, claro, em estudos que apontam para a imunização da grande massa.

Beleza.

Agora, a governadora Fátima precisa explicar um ponto que – até aqui – não foi explicado: por que continuar proibindo as aulas presenciais na rede pública de ensino? Se os eventos com aglomerações estão liberados, logo, não faz sentido manter as escolas fechadas. Ou, no entendimento da governadora, o vírus está “marcando” apenas os alunos matriculados na rede pública de ensino.

É difícil de entender essa divisão. É complicado encontrar uma explicação minimamente razoável e/ou aceitável. Não tem como aceitar uma festa superlotada e uma sala de aula vazia. Nem cabe mais a justificativa de que os alunos da rede pública têm familiares em casa que são do grupo de risco. Os jovens que frequentam as baladas, as crianças que estão nos parques e nas praias, também têm familiares do grupo de risco.

O que está evidenciado, ou escrito no quadro negro, é que a governadora Fátima lavou as mãos com o ensino público, no momento em que estabeleceu que as aulas presenciais só serão retomadas em 2021 e/ou mediante o surgimento de uma vacina de combate ao novo coronavírus. Essa posição da governadora, reconheça-se, tem o aval de professores e pais de alunos, o que se torna ainda mais grave, uma vez que se estabelece o cenário completo de pouco caso com o ensino daqueles que são vistos como o “futuro do país”.

A posição contrária à volta das aulas na rede pública é letal para o ensino-aprendizagem. Perder um ano letivo é um desastre que agrava ainda mais a péssima qualidade do ensino na rede estadual do RN. No último Ideb, o estado apareceu entre os quatro piores do Brasil. Essa posição vai piorar nos anos próximos.
Portanto, temos o Rio Grande do Norte rachado ao meio:

Numa parte, sem vírus, aonde as pessoas podem promover aglomerações nas praias, nos parques, nas boates, nos clubes, nas arenas, nas vaquejadas, nos shows e em diversos outros eventos coletivos.

Noutra parte, tem o vírus de “pé de castelo” nos portões das escolas públicas, que proíbe os alunos, filhos de pobres, frequentarem às salas de aula. Por gravidade, o vírus, que se tornou seletivo conforme os interesses do governo estadual, condena essas crianças e jovens ao nanismo educacional.
Em tempo: a governadora do RN se queixa tem um diploma de professora e construiu a sua carreira política, vitoriosa, com a bandeira da Educação.

Em tempo: a governadora do RN se queixa possuir um diploma de professora e construiu a sua carreira política, vitoriosa, com a bandeira da Educação.

Imagine.

Imagine.

 

FRASE

Não há sinal de segunda onda da pandemia da Covid-19 no estado.

FÁTIMA BEZERRA - Governadora do Rio Grande do Norte

 

FORÇAS DO VENTO

A Voltalia deve concluir até o final do mês a instalação de seu Centro Mundial de Operações de Energias Renováveis em Mossoró. A partir da estrutura tecnológica local, a empresa francesa vai fazer o monitoramento de qualquer parque de energia renovável do mundo. O investimento é de mais de R$ 4 milhões. Os testes preliminares serão iniciados a partir de terça-feira, 13.

 

SABATINA

Começa na terça-feira, 13, a sabatina dos candidatos a prefeito de Mossoró na Rádio Rural AM. A primeira será a Irmã Ceição (PTB). Na quarta, 14, Allyson Bezerra (PSD); quinta, 15, Rosalba Ciarlini (PP); sexta-feira, 16, Cláudia Regina (DEM). Na segunda, 19, Isolda Dantas (PT); e terça-feira, 20, Ronaldo Paiva (Psol). Sempre das 12h30 às 13h30, sob coordenação de Saulo Vale.

 

SEM AUDIÊNCIA

A Inter Tv Cabugi não vai realizar debate entre os candidatos a prefeito de Natal neste ano. A afiliada da Globo entende que o modelo de debate não acrescenta nada ao processo eleitoral e perdeu completamente o interesse do telespectador/eleitor.

 

ALIÁS...

Os debates de televisão perderam importância porque são engessados, repetitivos, enfadonhos e nada acrescenta ao eleitor mais criterioso. Serve mesmo para as torcidas organizadas e distribuição de material "jornalístico" apontando o "vitorioso" do debate. Nada mais, nada menos.

 

REELEIÇÃO

Dos 167 municípios potiguares, em 48 os atuais gestores são candidatos à reeleição, inclusive, nos três maiores colégios eleitorais: Natal (Álvaro Dias), Mossoró (Rosalba Ciarlini) e Parnamirim (Taveira). É quase a metade dos candidatos à reeleição no pleito de 2016, que teve 86 prefeitos na disputa.

 

ART&C

A Art&C colocou o DNA da publicidade potiguar no "Profissionais do Ano" da Rede Globo, o maior prêmio da área no País. A agência do publicitário Arturo Arruda Câmara foi premiada na categoria "Filme" com a peça "Notificação para os Pais".

 

É NOTÍCIA

1 - E a campanha #duplicação da BR-304 como anda? A sociedade optou pelo silêncio? e a nossa bancada federal? Pelo visto, o grito foi abafado até o próximo acidente.

2 - A pandemia acelerou a separação de casais no RN. Dados oficiais apontam que só no mês de agosto foram 53 divórcios assinados, aumento de 35% em relação a agosto de 2019. O isolamento social testou o "amor" de muita gente.

3 - Nesta segunda-feira, 12, completa 28 anos da morte de Ulysses Guimarães, o presidente da Constituinte de 1987-1988, que inaugurou a nova ordem democrática, após 21 anos sob o Regime Militar. Homem público sem substituto.

4 - A Cosern partiu para ofensiva para inibir a inadimplência. Vai distribuir R$ 100 mil em prêmios aos consumidores com conta em dia. Para participar é só acessar: energiapararecomecar.com.br e efetuar o cadastro.

5 - Em razão do feriado desta segunda, 12, Dia de Nossa Senhora Aparecida, o JORNAL DE FATO não circulará com edição impressa na terça-feira, 13. Retorna na quarta-feira, 14.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO