Quinta-Feira, 06 de fevereiro de 2025

Postado às 10h00 | 15 Out 2020 | Coluna César Santos - 15 de outubro de 2020

Crédito da foto: Ilustração Discurso agressivo em campanha eleitoral

DIGA NÃO AO AGRESSOR

Como já era esperado, a campanha eleitoral em Mossoró está descambando para ataques. E são candidatos de oposição que ditam esse ritmo.
São ataques a todo o momento, muitos deles desrespeitosos, sem conteúdo que possa sustentá-lo.

O alvo é a prefeita Rosalba Ciarlini, candidata à reeleição pela coligação Força do Povo. E não seria outro, uma vez que Rosalba lidera todas as pesquisas realizadas, registradas e divulgadas até aqui. Ela é o alvo a ser batido.

Agora, os candidatos de oposição, principalmente aqueles mais radicais, que parte para ofensa, de punhos fechados e dentes trincados, correm o risco da rejeição. As pessoas não gostam de violência verbal e isso está comprovado.

Agredir adversário com palavras chulas, desrespeitosas e quase sempre ou sempre, sem sustentação na verdade, tem efeito contrário a quem usa desse tipo de comportamento.

Seria salutar que esses candidatos e candidatas optassem pela crítica construtiva e, por gravidade, se apresentassem como capacitadom para resolver o que consideram errado.

Há uma diferença enorme entre a crítica e o ataque. A crítica é aceitável, faz parte do processo democrático e de sua campanha propositiva, uma vez que quem critica tem a proposta para solucionar o problema.

No caso do ataque, da agressão, da falta de respeito, a possibilidade de um candidato-agressor se dar bem nas urnas é muito difícil, uma vez que ele apresenta apenas a força destrutiva, mas fracassa na falta de proposta construtiva.

Portanto, pouco ou nada resultará, de positivo, a campanha do ataque, da agressão, do discurso chulo. As pessoas rejeitam esse tipo.
Que bom seria que todos entendessem isso. Que usassem os meios da campanha eleitoral para construir um caminho de vitória, alicerçado por uma luta propositiva. É isso que o cidadão-eleitor espera. Nunca o contrário.

Porém, é pouco provável que políticos formados no laboratório da maldade, que olha para adversários como se fossem inimigos, venham a mudar de comportamento.

A população deve rejeitar esse tipo. Se um político não respeita o adversário de uma eleição, jamais terá respeito pelo próximo. Imagine por uma cidade.
Então, que o eleitor faça a sua parte, usando o filtro do respeito ao próximo.

 

FRASE

Medida extrema e excepcionalíssima que encontra precedente no Supremo.

LUIZ FUX - Presidente do STF, sobre a derrubada da decisão do colega Marco Aurélio Mello no caso da soltura do traficante André do Rap

 

UPA

Uma das propostas de campanha de Rosalba Ciarlini (Progressistas) é a construção da quarta Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), para contemplar os moradores dos Abolições I, II, III, IV e V. Como referência para firmar o compromisso, Rosalba lembra que Mossoró foi a primeira cidade do Brasil a ter uma UPA, construída no Alto de São Manoel, na sua segunda gestão.

 

UPA II

A primeira UPA de Mossoró tem papel importante para melhorar a assistência a pacientes de urgência e emergência. Mais duas UPAs foram construídas na cidade, nos bairros Santo Antônio e Belo Horizonte. Para se ter ideia da importância das UPAs: em 2019, as três unidades realizaram 470.768 atendimentos, uma média entre 200 a 300 procedimentos diários em cada uma.

 

DEBUTANTE

A TCM contratou a Ts2 Soluções Empresarial para realizar duas pesquisas eleitorais em Mossoró. A primeira será divulgada segunda-feira, 19. A Ts2 é muito jovem. Aberta há dois meses (12/08/2020), com sede na Rua Coelho Neto, bairro Boa Vista, vai debutar no mercado de pesquisas eleitorais.

 

MEIO MILHÃO

O Governo Fátima Bezerra (PT) assinou contrato de R$ 515 mil com a Band Natal para transmitir aulas da rede estadual. Começaria ontem. Pelo contrato, serão transmitidas 242 aulas e 16 aulões. E onde a Band não alcançar, o aluno continuará de "férias" já que as aulas presenciais continuam proibidas.

 

"GARANTISTA"

O ministro Marco Aurélio de Mello sempre agiu assim: "Cumpro a lei. Se a lei está errada, mude-se a lei." No caso do traficante André do Rap, o decano do STF foi fiel a esse princípio. Ele é da turma rotulada de "garantista". O problema é que há um sentimento da sociedade acima da lei, ou a lei não atende ao sentimento de justiça.

 

FATO

A tensão no STF não estaria ocorrendo se a maioria dos senhores da Suprema Corte não tivesse derrubado prisão a partir de condenação em 2ª instância.

 

É NOTÍCIA

1 - Há 104 anos, começava a circular em Mossoró o jornal "O Nordeste", fundado e dirigido pelo jornalista José Martins de Vasconcelos. O impresso, que era bimensal, circulou até 1934.

2 - Nesta data, em 1984, a candidatura de Tancredo Neves recebia o apoio dos governadores do Piauí, Alagoas, Bahia, Sergipe e do Rio Grande do Norte, que era José Agripino Maia. Todos do PDS, antiga Arena, depois PFL e hoje DEM.

3 - Procuradoria Regional Eleitoral já emitiu pareceres referentes a 33 processos relacionados à propaganda eleitoral, pesquisa eleitoral e condutas vedadas. A campanha no RN dá trabalho.

4 - Roberto Cabrini está deixando o SBT após 11 anos de jornalismo investigativo. O apresentador do Conexão Repórter se junta a outros famosos que deixaram a emissora de Sílvio Santos como, Leão Lobo, Lívia Andrade, Maísa e Rachel sheherazade.

5 - Boletim da Sesap: O RN passou de uma média de 195 casos de Covid-19 por dia em 29 de agosto, para 261 casos/dia em 28 de setembro. Aumento provocado pelas aglomerações. Porém, a pandemia está sob controle no estado, garante a Sesap.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
RN
política
eleições 2020
economia

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO