Quinta-Feira, 06 de fevereiro de 2025

Postado às 10h30 | 20 Out 2020 | Coluna César Santos - 20 de outubro de 2020

Crédito da foto: Reprodução Petista João Venâncio Ferreira quando foi encontrado pela polícia na cidade de Pereiros

QUASE QUATRO DÉCADAS DEPOIS...

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte concluiu que o advogado João Venâncio Ferreira, homologado como candidato do PT à Prefeitura de Antônio Martins, forjou o próprio sequestro para tentar tirar algum proveito eleitoral. O caso aconteceu no final de setembro, após a candidatura de Venâncio ter sido homologada pelo seu partido.

Segundo o delegado Aroldo Sales Chaves, que conduziu a investigação, o senhor Venâncio, de 73 anos de idade, saiu de Antônio Martins dizendo que iria protocolar o registro de candidatura em Pau dos Ferros, quando esse procedimento é feito pela internet. Ao chegar na BR-226, ele abandonou o carro e pegou carona com um sobrinho.

João Venâncio contou para a polícia que ficou na casa de uma irmã, em Milhã, no Ceará. Dias depois, pediu para outro sobrinho trazê-lo de volta ao RN. Na cidade de Pereiro, ainda no Ceará, foi a um destacamento da Polícia Militar para relatar o suposto sequestro.

Desvendada a farsa, Venâncio desistiu de disputar a Prefeitura de Antônio Martins e agora responderá por falsa comunicação de crime.

Pois bem.

Esse fato, deplorável, faz lembrar outro episódio ocorrido nas eleições de 1982 na minha terra Janduís. As primeiras eleições que eu fiz cobertura como jornalista, contratado pelo sistema Globo, via Cabugi (rádios Cabugi de Natal e Difusora de Mossoró).

Naquele ano, o coronel Onezimo Maia, do PDS, era favorito a vencer as eleições municipais. Seu adversário, Sebastião Gurgel, o “Bastinho”, do MDB, tinha pouca ou quase nenhuma chance. Seria um coadjuvante.

Ocorre que, no início da campanha, Bastinho desapareceu. Foi dado como sequestrado. Os jornais e rádios de todo o RN noticiaram o caso. A polícia fez buscas, força-tarefa procurou Bastinho em todas as partes do estado e em estados vizinhos. Nada.

No último dia do prazo para trocar de candidato, permitido pelo calendário eleitoral, foi decidido que o psiquiatra Salomão Gurgel, recém-chegado da União Soviética, seria o substituto de Bastinho, o seu irmão. Salomão fez discurso forte, deixando a entender que o desaparecimento de Bastinho tinha motivação política e que era coisa de adversários.

Curiosamente, na semana do voto, Bastinho foi encontrado à beira de uma rodovia do estado. Magro, roupa suja, descalço, barba grande, debilitado. Salomão foi buscar o irmão e entrou na cidade de Janduís com ele em cima de um caminhão, puxando uma grande passeata formada pelas pessoas solidárias e emocionalmente afetada pelo episódio.

Abertas as urnas, naquele 15 de novembro de 1982, Salomão se elegeu prefeito derrotando o favoritismo de Onezimo Maia. Depois daí, e até hoje, ninguém sabe o que houve com Bastinho, se foi sequestrado ou “guardado estrategicamente” para uma vitória improvável. O fato é que ficou o dito pelo não dito.

Depois daí, Salomão virou o maior líder político de Janduís, enfileirando vitórias nas urnas e elegendo sucessores como o próprio Bastinho e Zé Bezerra.

Agora, 38 anos depois, Venâncio do PT criou uma historinha para tentar sucesso na política-eleitoral. Não deu certo. A Polícia Civil não deixou que a mentira virasse verdade, a ponto de manipular a opinião dos moradores de Antônio Martins.

Guardadas as devidas proporções, e o tempo, Salomão foi mais competente.

 

FRASE

Livre-se dos bajuladores. Mantenha por perto pessoas que te avisam quando você erra.

BARACK OBAMA - Ex-presidente dos EUA. Frase bem atual na presente campanha eleitoral

 

FACULTATIVO

O Brasil tem 14.538.651 pessoas com a opção do voto facultativo nas eleições municipais 2020. São eleitores com 16 e 17 anos e idosos a partir de 70 anos. Desse total, 1.030.563 são jovens, 8.784.004 têm entre 70 e 79 anos, e 4.658.495 têm entre 80 e 99 anos. Existem ainda 65.589 idosos com mais de 100 anos aptos a votar no pleito de 15 de novembro. Números coletados do site do TSE.

 

REGISTRO

Até as 15h desta segunda-feira, 19, o juiz Vagnos Kelly, da 34ª Zona Eleitoral, havia deferido 444 pedidos de registro de candidaturas, sendo seis à Prefeitura e 438 à Câmara Municipal de Mossoró. Outros 17 foram indeferidos, com seis apresentando recursos para reformar a decisão de primeiro grau. Faltava julgar apenas três pedidos de registro de candidatura à Câmara.

 

É HORA DE LUTA - 423

Não há previsão de quando ou se a Azul voltará a explorar voo comercial na partir de Mossoró. A companhia alega a falta de estrutura e, nos bastidores, a informação é que o velho aeroporto teve violado o PBZPA - Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromos. É a prova inequívoca da falta de zelo com o aeroporto.

 

É HORA DE LUTA - 424

O Governo do Estado e a Infracea, responsável pela administração do aeroporto, foram comunicados sobre o problema. Mas, até aqui, nada fez. De concreto, apenas uma reunião que deverá acontecer na sede da Azul, em São Paulo, para discutir a retomada da linha comercial Mossoró/Recife (PE).

 

É HORA DE LUTA - 425

A Azul não tem mais interesse em explorar o aeroporto de Mossoró. Por isso, transferiu operações para o aeroporto de Aracati, no vizinho Ceará. Os voos comerciais serão retomados no dia 17 de dezembro, direto para Campinas (SP), conectando Aracati a mais de 90 destinos.

 

É HORA DE LUTA - 426

Mossoró ficou para trás porque não tem um aeroporto estruturado e capaz de cumprir o seu papel. O problema só se resolve com novo aeroporto. Vamos unir forças, é hora de luta.

 

É NOTÍCIA

1 - O mercado financeiro aponta que o recuo da economia brasileira neste ano será de 5%, bem abaixo dos mais de 10% previstos no início da pandemia do novo coronavírus. A economia reage.

2 - Há 10 anos, a direção do Instituto Amantino Câmara empossava na sua direção Ênia Narua Medeiros, substituindo Dona Chica Boa. A posse presidida por Edy Moura, presidente do Abrigo de Idosos. Ênia continua realizando trabalho elogiável na instituição.

3 - A CNN Brasil contratou Márcio Gomes, um dos jornalistas mais renomados da televisão brasileira. Depois de 24 anos no ar na Rede Globo, ele aceitou comandar o jornalismo da CNN.

4 - Antônio Martins, Frutuoso Gomes e João Dias estão com abastecimento de água irregular. Seis bairros de Pau dos Ferros estão sem água, isso no Alto Oeste. Santana do Matos, Seridó, sem água, e Emaús, Parnamirim, também. A Caern tá ou não tá sucateada?

5 - Faleceu nesta segunda-feira, 19, Raimundo Vieira de Souza, apodiense bastante identificado com Mossoró. Foi presidente do Sindicato dos Bancários na década de 80, com atuação destacada. Sepultamento será em sua terra Natal. Que descanse em paz.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
Rio Grande do Norte
eleições 2020
política
economia
educação

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO