Quarta-Feira, 05 de fevereiro de 2025

Postado às 08h30 | 21 Out 2020 | Coluna César Santos - 21 de outubro de 2020

Crédito da foto: Ilustração Todas as pesquisas divulgadas até aqui apontam para reeleição da prefeita Rosalba em Mossoró

ROSALBA SEGUE NA FRENTE

Mais uma pesquisa eleitoral aponta para a reeleição da atual prefeita de Mossoró Rosalba Ciarlini (Progressistas). A TCM/Ts2, divulgada na segunda-feira, 19, confirma a liderança de Rosalba, atestada por outras três pesquisas de institutos diferentes divulgadas anteriormente.
Veja os números da pesquisa TCM/Ts2, que foi realizada entre os dias 13 e 15 de outubro e está registrada na Justiça Eleitoral sob o numero RN-02675/2020:

ESPONTÂNEA:

Rosalba Ciarlini (Força do Povo): 29,32%

Allyson Bezerra (Muda Mossoró): 20,36%

Cláudia Regina (Juntos por Mossoró): 8,96%

Isolda Dantas (Mossoró que o povo quer): 2,82%

Irmã Ceição (Mossoró para Todos): 0,26%

Ronaldo Garcia (PSOL): 0,13%

Não sabe/não respondeu: 22,92%

Nenhum/branco/nulo: 15,24%

ESTIMULADA:

Rosalba Ciarlini (Força do Povo): 32,78%

Allyson Bezerra (Muda Mossoró): 24,97%

Cláudia Regina (Juntos por Mossoró): 11,91%

Isolda Dantas (Mossoró que o povo quer): 3,84%

Irmã Ceição (Mossoró para Todos): 0,38%

Ronaldo Garcia (PSOL): 0,26%

Não sabe/não respondeu: 10,63%

Nenhum/branco/nulo: 15,24%

VOTOS VÁLIDOS:

A vantagem de Rosalba Ciarlini aumenta quando são contabilizados apenas os votos válidos. A sondagem aponta que a prefeita renovaria o mandato com 44,21%, quase 11 pontos de vantagem sobre o segundo colocado Allyson Bezerra, que aparece com 33,68%. Veja a posição dos quatro primeiros:

Rosalba Ciarlini (Força do Povo): 44,21%

Allyson Bezerra (Muda Mossoró): 33,68%%

Cláudia Regina (Juntos por Mossoró): 16,06%

Isolda Dantas (Mossoró que o povo quer): 5,18%.

A pesquisa TCM/Ts2, assim como as demais, oferece leitura simples e reta:

- Se as eleições fossem hoje, Rosalba Ciarlini estaria reeleita.

- Allyson Bezerra é o candidato mais forte da oposição, mas sem conseguir avançar dos patamares da segunda posição.

- Cláudia Regina mostra que tem uma fatia do eleitorado mossoroense e que pode ser útil para embates futuros, além de servir à reeleição do seu vereador, o jovem Petras Vinícius (DEM).

- Isolda Dantas está reduzida a sua militância, com desempenho sofrível junto à massa-gente. Seu desafio será melhorar a performance para evitar o vexame nas urnas, o que poderá fatal para o projeto de renovar o mandato de deputada estadual em 2022.

Pode-se afirmar que Rosalba vai renovar o mandato? Não, ainda tem pela frente pouco mais de três semanas de campanha para ela consolidar a liderança. Agora, é certo que a prefeita caminha para mais uma vitória em Mossoró.

No entanto, deve ser dito que campanha se vence trabalhando. É isso que todos os candidatos devem fazer, principalmente para quem é favorito e precisa confirmar o favoritismo nas urnas.

 

FRASE

Esperamos que até o final do ano essa vacina tenha o dossiê entregue na Anvisa

DIMAS COVAS - Diretor do Instituto Butantã, sobre a distribuição da vacina CoronaVac no Brasil

 

POLÍCIA

A notícia está na coluna do jornalista Cláudio Humberto: "O Rio teve queda de latrocínio (-41,2%), lesão seguida de morte (-16,6%) e homicídios (-9,2%) no primeiro semestre, diz o Fórum de Segurança. Houve aumento de (50%) nas mortes de policiais, mas sem repercussão. A nota do jornalista é ilustrada com o título: "Ninguém chora por polícia". Nem parte da imprensa reconhece a farda.

 

ESTRADA DA MORTE

Mais duas mortes em acidentes na BR-304 nos últimos dez dias. Outros acidentes sem vítimas fatais também foram registrados no mesmo período. É a "Estrada da Morte" abreviando vidas e assim continuará enquanto o governo não realizar a obra de duplicação da rodovia. A campanha #duplicaçãodaBR-304 deve continuar para não deixar a luta voltar para o esquecimento.

 

ZONA RURAL

Um detalhe chama a atenção na pesquisa TCM/Ts2: a zona rural representou quase 10% das entrevistas, algo inédito, e inexplicável, para a área que tem apenas 3% do eleitorado mossoroense.

 

MAÍSA

A TCM/Ts2 também caprichou na quantidade de entrevistados na Maísa. A localidade ficou com 25% dos questionários da zona rural. Daí, a boa performance do candidato a vereador Marckuty da Maísa, que é o representante da comunidade.

 

INELEGÍVEL

A prefeita de Rafael Godeiro, Ludmila Amorim (MDB) vai retirar a candidatura à reeleição, por problemas jurídicos. Ela tem condenações por colegiado, alcançada pela Lei da Ficha Limpa. O Ministério Público Eleitoral requereu o indeferimento do registro de candidatura. A decisão será do juiz Nilberto Cavalcanti, da 37ª Zona Eleitoral.

 

EM FAMÍLIA

Clevilândia Samara, que é a vice da chapa, deve substituir Ludmila Amorim. Conhecida como "Keké", ela é tia afim da prefeita, casada com o ex-prefeito Abel Belarmino, tio de Ludmila. A oposição de Rafael Godeiro acredita que chegou a hora de mudar o poder, com o candidato Lobão (PSD).

 

É NOTÍCIA

1 - Há 15 anos, a comunidade da Barrinha recebia a Unidade Básica de Saúde "Mariana Ferreira", para atender 500 famílias da comunidade e adjacências. Obras da primeira gestão Fafá Rosado.

2 - Pesquisa do Painel Poder coloca o potiguar Rogério Marinho como um dos três ministros do governo Bolsonaro mais bem avaliados por líderes do Congresso Nacional. Marinho divide a boa performance com os ministros Tarcísio Freitas e Tereza Cristina.

3 - O Rio Grande do Norte não tem confirmado a reinfecção por Covid-19, mas a vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde organiza fluxo de notificação para investigar possíveis casos.

4 - Os deputados estaduais aprovaram a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2020 com 28 emendas e a previsão de déficit de R$ 920 milhões. O relator da proposta, Tomba Farias (PSDB), criticou o documento do governo.

5 - O Governo Federal vai comprar 46 milhões de doses da CoronaVac, vacina do Instituto Butantã, produzida em parceria com a empresa chinesa Sinovac. O investimento será de R$ 2,6 bilhões até janeiro de 2021. A CoronaVac está em fase final de testes no Brasil.

 

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
Rio Grande do Norte

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO