CÂMARA TERÁ AMPLA RENOVAÇÃO
Pelo menos um terço da atual formação da Câmara Municipal de Mossoró não está concorrendo à reeleição. São sete dos 21 vereadores que desistiram ou foram impedidos juridicamente, e outro que ainda está recorrendo para tentar salvar a candidatura.
Não são candidatos: Gilberto Diógenes (PT), Sandra Rosado (PSDB), João Gentil (REDE), Izabel Montenegro (MDB), Maria das Malhas (PSD), Emílio Ferreira (PP) Alex Moacir (PP). Já Manoel Bezerra (PP) tenta viabilizar o registro de candidatura na Justiça Eleitoral, com indeferimento na primeira e segunda instância.
Dos sete que não são candidatos, três colocaram substitutos na disputa à Câmara Municipal: Sandra lançou a filha e ex-deputada estadual Larissa Rosado (PSDB); Maria das Malhas colocou o neto Lucas das Malhas (MDB); e Izabel Montenegro, que é atual presidente do Legislativo, lançou a filha Carmem Júlia (MDB).
O partido mais afetado foi o Progressistas, que tem oito vereadores, com três fora de combate e cinco nas ruas em busca do voto pela reeleição: Francisco Carlos, Zé Peixeiro, Ricardo de Dodoca, Tony Cabelos e Flávio Tácito. Junto com a ex-vereadora Arlene Souza e com ajuda do voto de legenda e de chamados “esteiras”, é possível que o Progressistas consiga eleger apenas três vereadores.
Já o PT de Gilberto Diógenes preservará a cadeira no legislativo, com possibilidade de fazer mais um. Os nomes mais cotados são de Plúvia e dos sindicalistas Marleide Cunha (Sindiserpum) e Rômulo Arnoud (Sinte/RN).
O PSDB caminha para ampliar a sua presença na Câmara, com chances reais de eleição de Larissa e de reeleição da vereadora Aline Couto.
E o MDB provavelmente renovará o mandato de Izabel, por meio da filha Carmem, com chance de eleger outro vereador, que seria o Lucas das Malhas.
No caso do REDE, de João Gentil, dificilmente terá representante no Legislativo a partir do dia 1º de janeiro de 2021.
Esse quadro, que envolve apenas os atuais vereadores, sugere que teremos uma ampla mudança no Legislativo mossoroense, com o desembarque de novos políticos e partidos. Até onde a renovação será alcançada pelas urnas é difícil prever, no entanto, pelas nominatas formadas por partidos de menor influência, mas beneficiados pelo fim das coligações proporcional, é possível esperar uma renovação acima de 50%.
Lembrando que a Câmara Municipal de Mossoró ganhou mais duas cadeiras, subindo dos atuais 21 para 23 vereadores a partir da próxima legislatura.
FRASE
Vamos alcançar o mesmo patamar de arrecadação em 2019
CARLOS EDUARDO XAVIER - Secretário de Tributação do RN, otimista com a arrecadação em novembro de dezembro
FERIADÃO
O Governo do Estado e a Prefeitura de Mossoró, por meio de decretos, transferiram de hoje, 28, para sexta-feira, 30, o feriado do Dia do Servidor Público. Com isso, permitirá um feriadão de quatro dias, uma vez que segunda-feira, 2, é feriado do Dia de Finados. Dessa forma, o servidor público estadual e municipal trabalha amanhã e só retorna na terça-feira, 3. Serviços essenciais serão mantidos
SALÁRIOS
O secretário de Tributação do Estado, Carlos Eduardo Xavier, antecipou à coluna que até o início de janeiro o Governo do Estado vai anunciar o calendário completo de pagamento dos servidores de 2021, além de confirmar as datas de pagamento das folhas atrasadas de 2018. O secretário também informou que o governo pagará o restante do 13º de 2020 até o dia 31 de dezembro.
INDIGESTO
O candidato Allyson Bezerra (Solidariedade) se esforça para esconder de público o apoio do ex-governador Robinson Faria (PSD), que foi negociado nos bastidores. O PSD faz parte da chapa de Allyson, com o vice Fernandinho das Padarias, portanto, impossível esconder o que é oficial. Robinson fez questão de gravar vídeo para o conhecimento de todos.
XEROX
Robinson tem dito que Allyson, se eleito, vai fazer em Mossoró o que ele, Robinson, fez no Rio Grande do Norte, que ele considera que foi um "grande governo". O cidadão potiguar discordou. Robinson Faria concluiu o mandato com mais de 70% de desaprovação popular.
PAGAMENTO
A Prefeitura de Mossoró inicia hoje o pagamento da folha de outubro, com aposentados e pensionistas. Amanhã serão depositados os salários dos servidores da saúde e educação, e na sexta-feira recebem os servidores das demais secretarias.
NO TSE
O vereador Manoel Bezerra (PP) e o ex-vereador Claudionor dos Santos (PL) decidiram recorrer ao TSE para lutar pelo registro de candidatura, após indeferimento pelo TRE-RN. Eles continuam candidatos, agora sub judice, e em campanha.
É NOTÍCIA
1 - O eleitor potiguar já pode conferir o local de votação pelo aplicativo e-Título. O interessado pode baixar a ferramenta tecnológica em celulares com sistema Android ou iOS.
2 - Nova pesquisa Ibope coloca o prefeito Álvaro Dias (PSDB) com 44% de intenção de votos, 16 pontos de vantagem sobre a soma de todos os outros candidatos. Natal vai caminhando para renovar o mandato do prefeito ainda no primeiro turno.
3 - Segundo o Ministério da Economia, ainda não há previsão de pagamento do 13º salário aos beneficiários do Bolsa Família. A parcela foi criada em 2019 pelo presidente Jair Bolsonaro.
4 - O tiroteio ocorrido próximo à movimentação da candidata Cláudia Regina (DEM), no Abolição IV, não tem conotação político-eleitoral. Tiroteio acontece todos os dias na periferia violenta, com delinquentes livres por falta de segurança pública.
5 - Mais um decreto assinado pela governadora Fátima Bezerra (PT), nesta terça-feira, 27, liberou todas as atividades coletivas no Rio Grande do Norte. Está tudo liberado. De vaquejada a culto religioso. Só não pode ter aula na rede pública de ensino. Misericórdia.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.