Quinta-Feira, 06 de fevereiro de 2025

Postado às 09h30 | 28 Out 2020 | Coluna César Santos - 28 de outubro de 2020

Plenário da Câmara Municipal de Mossoró terá mudança significativa

CÂMARA TERÁ AMPLA RENOVAÇÃO

Pelo menos um terço da atual formação da Câmara Municipal de Mossoró não está concorrendo à reeleição. São sete dos 21 vereadores que desistiram ou foram impedidos juridicamente, e outro que ainda está recorrendo para tentar salvar a candidatura.

Não são candidatos: Gilberto Diógenes (PT), Sandra Rosado (PSDB), João Gentil (REDE), Izabel Montenegro (MDB), Maria das Malhas (PSD), Emílio Ferreira (PP) Alex Moacir (PP). Já Manoel Bezerra (PP) tenta viabilizar o registro de candidatura na Justiça Eleitoral, com indeferimento na primeira e segunda instância.
Dos sete que não são candidatos, três colocaram substitutos na disputa à Câmara Municipal: Sandra lançou a filha e ex-deputada estadual Larissa Rosado (PSDB); Maria das Malhas colocou o neto Lucas das Malhas (MDB); e Izabel Montenegro, que é atual presidente do Legislativo, lançou a filha Carmem Júlia (MDB).

O partido mais afetado foi o Progressistas, que tem oito vereadores, com três fora de combate e cinco nas ruas em busca do voto pela reeleição: Francisco Carlos, Zé Peixeiro, Ricardo de Dodoca, Tony Cabelos e Flávio Tácito. Junto com a ex-vereadora Arlene Souza e com ajuda do voto de legenda e de chamados “esteiras”, é possível que o Progressistas consiga eleger apenas três vereadores.

Já o PT de Gilberto Diógenes preservará a cadeira no legislativo, com possibilidade de fazer mais um. Os nomes mais cotados são de Plúvia e dos sindicalistas Marleide Cunha (Sindiserpum) e Rômulo Arnoud (Sinte/RN).

O PSDB caminha para ampliar a sua presença na Câmara, com chances reais de eleição de Larissa e de reeleição da vereadora Aline Couto.
E o MDB provavelmente renovará o mandato de Izabel, por meio da filha Carmem, com chance de eleger outro vereador, que seria o Lucas das Malhas.
No caso do REDE, de João Gentil, dificilmente terá representante no Legislativo a partir do dia 1º de janeiro de 2021.

Esse quadro, que envolve apenas os atuais vereadores, sugere que teremos uma ampla mudança no Legislativo mossoroense, com o desembarque de novos políticos e partidos. Até onde a renovação será alcançada pelas urnas é difícil prever, no entanto, pelas nominatas formadas por partidos de menor influência, mas beneficiados pelo fim das coligações proporcional, é possível esperar uma renovação acima de 50%.

Lembrando que a Câmara Municipal de Mossoró ganhou mais duas cadeiras, subindo dos atuais 21 para 23 vereadores a partir da próxima legislatura.

 

FRASE

Vamos alcançar o mesmo patamar de arrecadação em 2019

CARLOS EDUARDO XAVIER - Secretário de Tributação do RN, otimista com a arrecadação em novembro de dezembro

 

FERIADÃO

O Governo do Estado e a Prefeitura de Mossoró, por meio de decretos, transferiram de hoje, 28, para sexta-feira, 30, o feriado do Dia do Servidor Público. Com isso, permitirá um feriadão de quatro dias, uma vez que segunda-feira, 2, é feriado do Dia de Finados. Dessa forma, o servidor público estadual e municipal trabalha amanhã e só retorna na terça-feira, 3. Serviços essenciais serão mantidos

 

SALÁRIOS

O secretário de Tributação do Estado, Carlos Eduardo Xavier, antecipou à coluna que até o início de janeiro o Governo do Estado vai anunciar o calendário completo de pagamento dos servidores de 2021, além de confirmar as datas de pagamento das folhas atrasadas de 2018. O secretário também informou que o governo pagará o restante do 13º de 2020 até o dia 31 de dezembro.

 

INDIGESTO

O candidato Allyson Bezerra (Solidariedade) se esforça para esconder de público o apoio do ex-governador Robinson Faria (PSD), que foi negociado nos bastidores. O PSD faz parte da chapa de Allyson, com o vice Fernandinho das Padarias, portanto, impossível esconder o que é oficial. Robinson fez questão de gravar vídeo para o conhecimento de todos.

 

XEROX

Robinson tem dito que Allyson, se eleito, vai fazer em Mossoró o que ele, Robinson, fez no Rio Grande do Norte, que ele considera que foi um "grande governo". O cidadão potiguar discordou. Robinson Faria concluiu o mandato com mais de 70% de desaprovação popular.

 

PAGAMENTO

A Prefeitura de Mossoró inicia hoje o pagamento da folha de outubro, com aposentados e pensionistas. Amanhã serão depositados os salários dos servidores da saúde e educação, e na sexta-feira recebem os servidores das demais secretarias.

 

NO TSE

O vereador Manoel Bezerra (PP) e o ex-vereador Claudionor dos Santos (PL) decidiram recorrer ao TSE para lutar pelo registro de candidatura, após indeferimento pelo TRE-RN. Eles continuam candidatos, agora sub judice, e em campanha.

 

É NOTÍCIA

1 - O eleitor potiguar já pode conferir o local de votação pelo aplicativo e-Título. O interessado pode baixar a ferramenta tecnológica em celulares com sistema Android ou iOS.

2 - Nova pesquisa Ibope coloca o prefeito Álvaro Dias (PSDB) com 44% de intenção de votos, 16 pontos de vantagem sobre a soma de todos os outros candidatos. Natal vai caminhando para renovar o mandato do prefeito ainda no primeiro turno.

3 - Segundo o Ministério da Economia, ainda não há previsão de pagamento do 13º salário aos beneficiários do Bolsa Família. A parcela foi criada em 2019 pelo presidente Jair Bolsonaro.

4 - O tiroteio ocorrido próximo à movimentação da candidata Cláudia Regina (DEM), no Abolição IV, não tem conotação político-eleitoral. Tiroteio acontece todos os dias na periferia violenta, com delinquentes livres por falta de segurança pública.

5 - Mais um decreto assinado pela governadora Fátima Bezerra (PT), nesta terça-feira, 27, liberou todas as atividades coletivas no Rio Grande do Norte. Está tudo liberado. De vaquejada a culto religioso. Só não pode ter aula na rede pública de ensino. Misericórdia.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO