LUZ PARA O HOSPITAL DA MULHER
O Governo do Estado emitiu nota nesta sexta-feira, 30, afirmando que vai retomar a obra do Hospital Materno-Infantil de Mossoró, que está paralisada há quase dois anos. A notícia renova as esperanças, mas também não empolga. É que o governo não definiu a data de retomada dos serviços e/ou sequer apresentou uma previsão.
No release enviado à coluna, o governo diz que foram feitas as correções de erros em projetos, de reajustes no planejamento e que a obra está assegurada. Também transfere a responsabilidade para a gestão anterior, do ex-governador Robinson Faria (PSD), responsável pela licitação e início das obras em 2017.
No duro, o release não acrescenta muita coisa. Afirmar que a obra está assegurada é chover no molhado. A obra está garantida desde que o projeto foi aprovado pelo Banco Mundial, que banca a construção. O hospital está inserido no “RN Sustentável”, projeto criado ainda na gestão da ex-governadora Rosalba Ciarlini, que garantiu financiamento de 540 milhões de dólares em cadeias de desenvolvimento do Rio Grande do Norte.
Quando Robinson assumiu o Estado, em 2015, rebatizou o projeto de “Governo Cidadão”, como forma de transferir para ele a parte boa do RN Sustentável. Robinson pegou tudo pronto e só tinha o trabalho de executar, mas acabou falhando.
Segundo o atual governo estadual, a obra do Hospital da Mulher foi licitada com projeto apresentando erros, por isso, sofreu paralisação em agosto de 2019, já na gestão da governadora Fátima Bezerra (PT). Quando a obra tinha apenas 27,8% de executada.
“O Governo do Estado contratou, por meio da SIN, uma empresa para realizar o levantamento de todos os quantitativos de serviços do hospital, além dos novos preços com suas respectivas cotações. A partir dessa análise, diversos projetos, como o de climatização, da subestação elétrica e da lagoa de drenagem da obra foram reajustados. Em posse deste levantamento, a instituição financeira disse não ter objeções à retomada da execução e autorizou os aditivos necessários à continuidade”, diz o release.
O governo adianta que “a etapa seguinte é a de encaminhamento ao Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado do RN (MPjTCE/RN), do pedido de celebração do Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) com o Executivo estadual para garantir a intervenção. O Governo dará a ordem de reinício da obra após o posicionamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE RN).”
Conforme o projeto aprovado pelo RN Sustentável e o Banco Mundial, o Hospital da Mulher terá 118 leitos e será referência no atendimento às mulheres de 62 municípios dos territórios de Assú-Mossoró, Sertão do Apodi e Alto Oeste. A estimativa é de 20 mil atendimentos por ano.
O complexo inclui assistência ambulatorial, pronto-socorro, leitos de UTI, centro obstétrico com salas de parto humanizado, banco de leite humano e serviços de suporte para mulheres vítimas de violência. O local funcionará ainda como hospital de estágio, em parceria com universidades.
FRASE
Temos a certeza que o Hospital da Mulher será concluído
FÁTIMA BEZERRA - Governadora do Rio Grande do Norte
MANDOU BEM
A jornalista mossoroense Jeane Meire teve o seu trabalho fotográfico reconhecido no II Concurso Nacional de Fotografia da Rede Nacional de Ouvidorias, apoiado pela Ouvidoria-Geral da União. Ela ficou em terceiro lugar na categoria "Mandou Bem", com fotografia tirada em uma ação de um grupo comunitário em recreação de crianças carentes. Um trabalho de rara sensibilidade.
SARAMPO
Os brasileiros ignoraram a campanha nacional para vacinar pessoas de 20 a 49 anos contra o sarampo. Dados preliminares das secretarias estaduais de saúde apontam que, desde o início da ação (16/3) até o dia 29 de outubro, foram vacinadas 11,7 milhões de pessoas nessa faixa etária, o que corresponde a apenas 13% do público-alvo. A campanha foi encerrada nesta sexta-feira, 30
JOVEM PREFEITO
Joaz Oliveira foi eleito prefeito de Extremoz em 2016 com 50,51% dos votos contra 23,78% do segundo colocado. Uma vitória estupenda, construída com discurso da mudança, ataques a adversários e discurso vendendo facilidades. Ontem, ele foi afastado do cargo pela suspeita de desvio de quase R$ 2 milhões da saúde pública.
REI DE JUDÁ
Segundo a Polícia Federal, Joaz e seu grupo são suspeitos de fraudes em licitação, crimes contra a administração pública, organização criminosa, somados à lavagem e ocultação de bens, em conexão com crimes eleitorais. A operação "Rei de Judá" também pegou a primeira-dama, servidores e empresas.
CORRUPÇÃO
Os procuradores eleitorais Fernando Rocha, Rodrigo Telles e Ronaldo Sérgio Chaves Fernandes, que assinaram o pedido de afastamento do prefeito de Extremoz, escreveram: " os elementos (…) evidenciam um audacioso esquema de corrupção em curso na Prefeitura."
AVENTURA
A população de Extremoz caiu na lábia de Joaz Oliveira nas eleições 2016. O discurso fácil de um jovem, que se dizia cheio de boas intenções, conquistou a boa-fé e o voto. Agora, a população paga um preço caro.
É NOTÍCIA
1 - A colunista Marilene Paiva, Gente de Fato, lançou a 51ª edição de sua revista PRESENÇA, ilustrando a capa com o saudoso Vingt-un Rosado, o incansável semeador do saber. Confira.
2 - Em 1904, nesta data, era estabelecida a Lei da Vacina Obrigatória. Hoje, 116 anos depois, o País discute se vacina deve ser obrigatória em meio à pandemia do novo coronavírus. O debate, inclusive, foi transferido para o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF).
3 - Hoje é o Dia do Repórter Policial. O nosso abraço aos profissionais que dignificam a profissão, José Antônio, Papinha, Marcelino Neto (O Câmera), Allan Jordan e tantos outros.
4 - Hoje é dia de carreatas dos candidatos à Prefeitura de Mossoró. Rosalba Ciarlini (PP) ocupará o Walfredo Gurgel; Cláudia Regina (DEM), os bairros Belo Horizonte e Lagoa do Mato; Isolda Dantas (PT), o Santa Delmira; e Allyson (SDD), a Av. Alberto Maranhão.
5 - O Rio Grande do Norte gerou 4.462 novos empregos com carteira assinada no mês de setembro. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e aponta para consolidação da recuperação da economia potiguar.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.