HOMEM, NEGRO E CASADO
O perfil dos candidatos às Eleições Municipais 2020 mudou. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o novo perfil médio consiste em: homem, negro, casado, com 46 anos e ensino médio completo. Esta é a primeira vez desde 2014, quando a instituição começou a coletar dados de raça, em que o candidato médio é negro. Nas eleições anteriores, a cor de pele mais comum era a branca.
São mais de 548 mil candidatos registrados para participar das eleições deste ano. Deste total, 49,9% são de pessoas que se declararam pardas ou pretas. Os brancos representam 47,8%, indígenas são 0,4% e outros 0,4% se consideram amarelos. Não há informação de raça de 1,6% dos registros.
Para o professor Doacir Gonçalves de Quadros, do curso de Ciência Política e do mestrado acadêmico em Direito do Centro Universitário Internacional Uninter, os dados passam um indicativo de mudança no perfil dos aspirantes à elite política representativa no Brasil. “Todavia, quando analisamos é possível observar que a mudança é mais atenuada de acordo com o cargo em disputa. Para cargo de prefeito, a grande maioria dos candidatos, 63% são brancos e 35% negros, para vice-prefeitos 59% são brancos e 38% negros. Para vereadores, 46% se autoproclamam brancos contra 50% negros.”
Para o especialista, a mudança do perfil dos candidatos é o primeiro passo para diminuir a discrepância entre o perfil da população e os eleitos, que ainda é muito grande. “A mulher negra representa 28% do total da população, porém, esse percentual não reflete na representação no Congresso Nacional. Negros não passam de 2% do total de parlamentares”, afirma.
A iniciativa como o "Movimento Mulheres Negras Decidem", que tem como objetivo ampliar o número de candidaturas negras, também estão auxiliando e estimulando mudanças na estrutura partidária. Quadros explica que alguns partidos no Brasil, sobretudo os grandes, não estão abertos para o lançamento de candidaturas negras.
Há uma restrição interna nos partidos. Frente à sub-representação dos negros na política brasileira e ao assassinato brutal da vereadora Marielle Franco, e que se tornou um símbolo da militância do movimento negro no Brasil, se iniciou a partir de 2018, em específico no Rio de Janeiro, o "Movimento Mulheres Negras Decidem" e tornou-se uma moção nacional. “Ele promove encontros para formação política e para definição das pautas de defesa do movimento negro no Brasil. Parece-me que esses dados sobre as candidaturas negras nas eleições 2020 refletem um pouco esse momento”, afirma Quadros.
Apesar das mulheres corresponderem a 52% do eleitorado brasileiro, elas têm uma sub-representação no Congresso Nacional. Somente 10% do total dos representantes na Câmara dos Deputados são mulheres. No Senado, dos 81 senadores, 13 são mulheres (16%).
“Quais as explicações para isto? A falácia que a mulher brasileira ‘não gosta de política’ e a não fiscalização de leis como a 9.504/1997, que determina que 30% das candidaturas devem ser ocupadas pelas mulheres nos partidos. Hoje, ela é facilmente burlada com candidaturas fictícias ou ‘laranjas’”, comenta Quadros.
Fonte de informação: Uniter
FRASE
É lógico que o governo vai comprar a vacina desenvolvida na China
PAULO GUEDES - Ministro da Economia
LINHA DE FOGO
O radialista José Antônio estreia em novembro com o programa "Linha de Fogo" na Nossa TV. Irá ao ar diariamente com a cobertura dos setores policial, hospitalar e rodoviário de Mossoró e do Rio Grande do Norte. Decano do rádio mossoroense, José Antônio dispensa apresentação. Ele comandou o "Cidade Aflita" na Rádio Difusora AM durante anos, com audiência absoluta.
RÁDIO
O mundo celebra nesta segunda-feira, 20, o centenário da radiodifusão. A data marca os 100 anos da instalação da primeira emissora comercial do mundo, a KDKA, de Pittsburgh, ocorrida em 2 de novembro de 1920. Esse dado não leva em conta o critério da primeira transmissão de sinais pelas ondas hertzianas em 1901, pois aí o pioneirismo cabe a Guglielmo Marconi.
ECONOMIA EM V
O saldo do emprego com carteira assinada foi de 313.564 postos de trabalho em setembro. Foi o mês com melhor resultado em 2020. O aumento ocorreu em todos os setores produtivos, confirmando a retomada da economia em V, como previu o ministro Paulo Guedes.
VACINA
Mesmo comemorando que os efeitos econômicos da Covid-19 perderam força no País, Paulo Guedes alertou que sem vacina a economia continuará vulnerável e ameaçada. Recado direto ao presidente Bolsonaro, que comprou briga com a vacina da China. O recado está dado.
REGRESSÃO
Mossoró registrou apenas dois óbitos por Covid-19 em outubro, encerrado ontem. Um no dia 2, outro no dia 14. A cidade está há mais de duas semanas sem mortes pela doença. Outra notícia boa é que a taxa de transmissibilidade está abaixo de 1.
CPI
A Assembleia Legislativa deve instalar a CPI das ambulâncias nesta semana. O presidente Ezequiel Ferreira abriu prazo para os líderes de blocos indicarem os nomes que vão compor a comissão. A CPI vai investir contrato suspeito do Governo para aluguel de seis ambulâncias por R$ 8 milhões.
É NOTÍCIA
1 - Siga as recomendações sanitárias ao visitar os cemitérios neste Dia de Finados. Uso de máscara e álcool em gel são indispensáveis. Evite aglomerações, não facilite à Covid-19.
2 - Há 19 anos, Mossoró recebia o primeiro posto de gás natural do interior do RN, com investimento do Grupo Olinda, do empresário Neuzo Leite. Teve o incentivo do estado e municípios, gestões de Garibaldi Filho e Rosalba Ciarlini.
3 - Dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, 113 terão reforço das forças federais para garantir a tranquilidade das eleições de 15 de novembro. Em alguns municípios, onde os ânimos estão acirrados, a vigilância será redobrada.
4 - O plano de segurança das eleições de Mossoró será definido nesta terça-feira, 3, em reunião de representantes da Justiça Eleitoral e das forças de segurança. A reunião convocada pelos juízes Giulliana Silveira e Magnos Kelly, às 14h, no fórum.
5 - Em razão do feriado desta segunda, 2, Dia de Finados, o JORNAL DE FATO não circulará com edição impressa na terça-feira. Acompanhe a cobertura em tempo real no defato.com
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.