Quarta-Feira, 05 de fevereiro de 2025

Postado às 09h15 | 06 Nov 2020 | Coluna César Santos - 6 de novembro de 2020

Crédito da foto: Reprodução Teatro Municipal Dix-huit Rosado, templo da cultura mossoroense

TEMPLO DA CULTURA DE MOSSORÓ

O Teatro Municipal Dix-huit Rosado vai receber a primeira grande obra de reforma e manutenção desde a sua inauguração, há 16 anos. A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria de Infraestrutura, está finalizando o edital de licitação da obra, devendo ser lançado nos próximos dias.

Segundo a secretária Kátia Pinto, titular da Infraestrutura, a obra tem como objetivo não só melhorar a questão da acessibilidade, mas realizar a manutenção no revestimento, parte elétrica, substituição do sistema de climatização, mobiliário, entre outros serviços.

“Será realizada uma grande reforma para a melhoria geral do prédio. Além da acessibilidade, a licitação que será publicada ainda neste mês prevê entre outros serviços a mudança do carpete, manutenção dos banheiros, substituição de todo sistema de ar condicionado, reparos no revestimento”, reforça.

Além do Templo da Cultura mossoroense, a Prefeitura também vai reformar outros dois equipamentos importantes do Corredor Cultural ao longo da Avenida Rio Branco: a Praça da Convivência e o Memorial da Resistência.

Sem dúvida, essas obras vão além da recuperação de prédios e equipamentos importantes para as manifestações culturais da cidade, uma vez que elas serão decisivas para a revitalização do Corredor Cultural.

Vale destacar um ponto importante: as obras serão bancadas com recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA), que a Prefeitura de Mossoró contratou junto à Caixa Econômica Federal (CEF). Os recursos são da ordem de quase R$ 150 milhões e já estão sendo investidos em outras obras importantes como pavimentação de ruas, construção de unidades de saúde, recuperação e construção de praças, entre outras.

Os recursos do Finisa vão garantir mais de 40 projetos que foram aprovados dentro do financiamento, devidamente autorizado pelo Tesouro Nacional.

O município de Mossoró é o único do Rio Grande do Norte que teve acesso ao Finisa e um dos poucos do Norte/Nordeste. Isso só foi possível porque a atual gestão municipal teve a capacidade de reequilibrar as contas públicas e resgatar o poder de endividamento.

O processo de recuperação fiscal não foi fácil, nem curto. Exigiu muito trabalho e tempo, isso porque a gestão passada, do ex-prefeito Silveira Júnior, entregou a Prefeitura quebrada, com rombo de R$ 150 milhões e fichada no CAUC, que é uma espécie de SPC da gestão pública. O município não tinha crédito para comprar um picolé fiado.

O trabalho de restauração fiscal exigiu medidas austeras, coragem e experiência de gestão pública. Foi isso que a prefeita Rosalba Ciarlini, com uma equipe de alto nível de conhecimento, fez. O resultado, inequívoco, do sucesso administrativo está exatamente no Finisa que garantiu a Mossoró recursos para a realização de obras importantes como as citadas acima.

 

FRASE

Não temos dúvida que, quando a contagem terminar, nós seremos vencedores

JOE BIDEN - Candidato democrata que caminha para ser eleito presidente dos EUA

 

LEONARDO NOGUEIRA

Nesta data, em 2002, o bairro Santo Antônio ganhava a área de lazer Manoel Leonardo Nogueira, com 740 metros quadrados e totalmente iluminada. A obra da terceira gestão de Rosalba Ciarlini homenageou Leonardo Nogueira, que dedicou a vida ao esporte mossoroense. Ele foi presidente da Liga Desportiva (LDM) e um dos idealizadores do Estádio Nogueirão, que também leva o seu nome.

 

CDL MOSSORÓ

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Mossoró será presidida pelos próximos três anos (2021/2023) pelo empresário Stênio Max. Ele foi eleito nesta quinta-feira, 5, em pleito consensual, tendo como vice-presidente Damásio Melo. O Conselho Consultivo ficou formado por Elviro Rebouças, Getúlio de Freitas Vale, José Joaquim Neto (Neto Autopeças), Manoel Leite de Sousa (Neuzo).

 

LISTA

A advogada Marisa Almeida é a terceira integrante da advocacia a formar a lista tríplice para a vaga destinada ao quinto constitucional do Tribunal Regional do Trabalho (TRT/RN). A escolha se deu em sessão virtual do Tribunal Pleno, nesta quinta-feira, 5, presidida pela desembargadora Maria do Perpétuo Socorro.

 

TRÍPLICE

Maria Almeida se junta aos advogados Marcelo Barros e Eduardo Rocha. Agora, a lista tríplice será encaminhada à Presidência da República, a quem cabe a escolha e nomeação do novo desembargador da corte trabalhista potiguar.

 

AREIA BRANCA

Pesquisa do Ts2 aponta que se as eleições fossem hoje a prefeita de Areia Branca, Iraneide Rebouças (PSDB) estaria reeleita com 50,37% dos votos. O adversário Toninho Souza (PSB) perderia com 33,52%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo RN-RN-02301/2020.

 

LUTA INGLÓRIA

O vereador Manoel Bezerra (PP) e o ex-vereador Claudionor dos Santos (PL) tentaram suspender os efeitos condenatórios no Tribunal de Justiça, mas tiveram medida cautelar negada pela Corte. Agora, seguem a luta pela elegibilidade no TSE.

 

É NOTÍCIA

1 - Termina hoje o prazo para inscrição para as 147 vagas remanescentes de cursos da Ufersa, distribuídas em Mossoró e nas outras unidades. Os formulários estão disponíveis no site da instituição.

2 - Novo decreto municipal recomenda que idosos e pessoas com comorbidades assistam celebrações religiosas por meios de comunicação, como rádio, televisão e internet. É importante evitar a presença nos templos como forma de prevenção à Covid-19.

3 - Está no ar a mais nova edição da revista Acontece, bem editada por Neide Carlos/Marcelo Bento. Um dos destaques é a entrevista do embaixador do queijo do Seridó, produtor Otto Wagner. Confira.

4 - A Prefeitura de Mossoró realiza neste sábado, 7, mais uma testagem em massa para a Covid-19, por meio de drive thru na Estação das Artes Elizeu Ventania. A ação terá início às 7h e vai até as 12h ou enquanto durar o estoque de 2 mil testes rápidos IgG e IgM.

5 - O Ministério da Saúde prorrogou a campanha nacional de vacinação contra a Pólio e a multivacinação, em virtude de a campanha ter atingido apenas 34,64% do público-alvo. A campanha segue até o dia 30 de novembro, nas unidades de saúde pública.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO