Quarta-Feira, 05 de fevereiro de 2025

Postado às 16h15 | 06 Nov 2020 | Copa do Mundo trouxe Joe Biden ao RN em junho de 2014

Crédito da foto: Reprodução Rosalba Ciarlini, então governadora, recepcionou Joe Biden, que era vice-presidente dos EUA, em junho de 2014

A foto acima é de 16 de junho de 2014. A então governadora do RN, Rosalba Ciarlini, recepcionando o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, agora escolhido pelos norte-americanos o 46º presidente da maior potência econômica mundial.

Biden veio assistir ao jogo dos Estados Unidos contra Gana, pela fase de grupo da Copa do Mundo de 2014. Os americanos venceram a partida por 2 a 1.

Um dia após o jogo, Biden viajou para Brasília, onde se reuniu com a presidente Dilma Rousseff (PT) e o vice-presidente Michel Temer (MDB). Tinha uma missão delegada pelo presidente Barak Obama: entregar um HD com 43 documentos produzidos por autoridades americanas entre os anos de 1967 e 1977.

A partir de informações passadas não só por vítimas, mas por informantes dentro das Forças Armadas e dos serviços de repressão, os relatórios americanos detalhavam informações sobre censura, tortura e assassinatos cometidos pelo regime militar do Brasil.

O material poderia ter sido enviado pela internet, mas a governo Obama-Biden queria gravar seu nome no ato de abertura dos documentos, como um manifesto pela transparência e pelos direitos humanos, observou a imprensa brasileira.

Leia mais sobre o assunto AQUI

Tags:

Joe Biden
Rosalba Ciarlini
EUA
Natal
RN
Copa do Mundo
Dilma Rousseff
Michel Temer

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO