O ELEITOR MOSSOROENSE GOSTA DE VOTAR
Nas últimas eleições municipais de Mossoró, em 2016, o índice de abstenção foi de 13,59%. Dos 144.413 eleitores aptos ao voto, 22.707 deixaram de comparecer às urnas. Naquele ano, as eleições foram realizadas no dia 2 de outubro, véspera do feriado dos Mártires de Cunhaú, o que pode ter incentivado a parcela considerável de eleitor que se ausentou.
No entanto, se comparar com as eleições de 2012, realizadas no dia 7 de outubro daquele ano, a abstenção ficou na média. Das 143.853 pessoas aptas ao voto, 21.122 deixaram de comparecer, com abstenção chegando a 12.80%, menos de 1% em relação ao pleito de 2016.
Esses números poderiam servir de base para uma previsão em relação ao pleito de 15 de novembro que se aproxima. Se levar em conta a média das últimas eleições municipais, poderíamos cravar que a abstenção ficaria em torno dos 13%. No entanto, a pandemia do novo coronavírus, que ainda amedronta parcela considerável da sociedade, pode afugentar um número maior de eleitores.
Pesquisa Ibope aponta que mesmo com o Plano de Segurança Sanitário apresentado pelo TSE, cerca de 20% do eleitorado nas capitais não se sente completamente seguro em ir às urnas. Especialistas entendem que, com base nesse levantamento, a pandemia pode afetar a participação do eleitorado brasileiro.
Existe outro aspecto que deve ser levado em conta: nos últimos anos, apesar do voto obrigatório, o indicador de abstenções tem crescido. Em 2016, 17,6% dos eleitores deixaram de votar, o que equivale a mais de 25 milhões de pessoas, segundo os dados do TSE.
Nas polarizadas eleições presidenciais de 2018, quase 30 milhões de pessoas deixaram de votar, correspondendo a 20,3% dos eleitores aptos. O número de abstenção de 2018 foi mais alto do que a eleição presidencial de 2014, que computou 19,39% de abstenção.
Reportagem do site Congresso em Foco diz que o aumento do número de abstenções durante a pandemia não é exclusividade do Brasil. “As disputas eleitorais de diversos países foram afetadas de alguma forma pelo ano atípico de 2020. Segundo os dados do Instituto Internacional pela Democracia e Assistência Eleitoral (Idea), a maioria das eleições ao redor do mundo, durante este período, viu uma diminuição da participação do seu eleitorado.
Dos 45 países com eleições ocorridas até a finalização do levantamento do instituto, pelo menos 27 registraram queda no número de votos em relação à média dos anos de 2008 a 2019. Uma das quedas mais significativas foi vista nas eleições municipais da França, em março, que contabilizaram 60% de abstenção. A média dos anos anteriores era de 40%.
As eleições nos Estados Unidos foram exceção, haja vista que registraram número histórico de eleitores votando, mesmo que a pandemia da Covid-19 tenha se apresentado em provavelmente segunda onda.
Voltando para Mossoró, é interessante observar que o eleitor local gosta de votar, se envolver nas eleições e quanto mais a disputa é acirrada, maior é a participação do eleitor. Agora, o eleitor mossoroense está envolvido na campanha municipal? Não há um cenário que aponte nesse sentido. Mas, também, é um risco afirmar, nesse momento, que haverá uma “fuga” maior do eleitorado local.
Se a coluna tivesse apenas uma ficha para apostar, apostaria que a abstenção no pleito de 15 de novembro ficará na media das eleições anteriores. Apesar da Covid-19.
FRASE
Trump não é no mundo a pessoa mais importante.
JAIR BOLSONARO - Presidente do Brasil, sob efeito das eleições norte-americanas
TÚNEL DO TEMPO
A Copa do Mundo de 2014 trouxe Joe Biden a Natal. Ele foi recepcionado pela então governadora Rosalba Ciarlini, antes do jogo EUA 2x1 Gana, na Arena das Dunas. Biden era vice-presidente de Barak Obama e foi o primeiro representante do Executivo norte-americano a visitar Natal após a segunda guerra mundial, quando Roosevelt veio à Conferência do Potengi, em 1943.
TÚNEL DO TEMPO II
Após o jogo, Joe Biden viajou para Brasília, onde se reuniu com a presidente Dilma. Tinha uma missão delegada pelo presidente Obama: entregar um HD com 43 documentos produzidos por autoridades americanas entre os anos de 1967 e 1977. O agora 46º presidente dos EUA colocou as suas digitais na abertura dos documentos pela transparência e em defesa dos direitos humanos.
CENÁRIO...
A Sensatus/Acim é a quinta pesquisa registrada e divulgada que aponta a reeleição da prefeita Rosalba Ciarlini. A sondagem mostra Rosalba liderando com 36,2%. Depois vem Allyson Bezerra (SDD), 32%; Isolda Dantas (PT), 8,6%; Cláudia Regina (DEM), 6,9%; Irmã Ceição (PTB), 0,6%; e Professor Ronaldo (Psol), 0,5%
...DE MOSSORÓ
Quando computados os votos válidos, a pesquisa Sensatus/Acim revela que se as eleições fossem hoje Rosalba seria reeleita com 42,8%. Allyson terminaria a disputa com 37,8%; Isolda, 10,1%; Cláudia, 8,2%; Irmã Ceição, 0,6%; e o Professor Ronaldo, 0,5%.
É TARDE
A campanha de Isolda Dantas ganhou ritmo nos últimos dias, ultrapassou a de Cláudia Regina, conforme mostra a pesquisa Sensatus/Acim, mas não terá tempo para melhor sorte. Caminha para terminar as eleições em terceiro lugar.
É HORA DE LUTA - 429
A partir de hoje, Natal receberá, por semana, dez voos extras da Azul, para atender a demanda da alta temporada. Enquanto isso, com o aeroporto de Mossoró caindo aos pedaços, a Azul não pensa em voltar. É hora de luta pela construção do novo aeroporto da cidade.
É NOTÍCIA
1 - Hoje tem testagem em massa para Covid-19, por meio de drive thru, das 7h às 12h, na Estação das Artes Elizeu Ventania. A Prefeitura de Mossoró disponibilizou 2 mil testes rápidos.
2 - Há 17 anos, a Secretaria de Planejamento e Finanças do município de Mossoró ganhava sede própria, na Rua Idalino de Oliveira, no prédio onde funcionou o Banorte. Investimento da terceira gestão da prefeita Rosalba Ciarlini, em 7 de novembro de 2003.
3 - As duas agências da Caixa em Mossoró (Coronel Gurgel e Ilha de Santa Luzia) abrem hoje das 8h às 12h, para pagamento do auxílio emergencial. Em todo o RN, funcionarão 16 agências.
4 - Lá vem mais uma polêmica do presidente Bolsonaro. Ele quer federalizar Fernando de Noronha. Diz que o arquipélago virou "ilha de amigos do rei". E arrematou: "É absurdo você ir para uma praia em Fernando de Noronha e pagar 100 reais."
5 - Há 195 anos, era lançado o Diário de Pernambuco, o impresso mais antigo da América Latina. O seu fundador, tipógrafo Antonino José de Miranda, explorou no primeiro momento publicação de anúncios de imóveis, achados e perdido, em Recife/PE.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.