Quarta-Feira, 05 de fevereiro de 2025

Postado às 19h00 | 11 Nov 2020 | Justiça Eleitoral suspende divulgação de pesquisa em Pau dos Ferros

Crédito da foto: Reprodução Cópia do despacho do juiz Osvaldo Cândido de Lima Júnior, da 40a Zona Eletoral

A notícia está no Território Livre, da jornalista Laurita Arruda:

Depois de Caicó, Pau dos Ferros também teve divulgação de pesquisa do Instituto Seta proibida pelo Judiciário.

O Juiz da 40ª Zona Eleitoral, Osvaldo Cândido de Lima Júnior intimou o Instituto para não divulgar o resultado da pesquisa até a efetiva análise preliminar a partir de ação interposta pela coligação “O Trabalho e o progresso continuam” do prefeito Leonardo Rego (DEM).

Na primeira pesquisa, a mesma coligação denunciou –  inclusive em discurso em praça pública – fato que foi contestado pela diretoria da empresa nesse mesmo Território Livre.

Agora, a nova pesquisa, que foi contratada pelo próprio instituto,  está suspensa até novos esclarecimentos .

A pena arbitrada para para o caso de desobediência e multa é de  53.205,00 (cinquenta e três mil, duzentos e cinco reais) a R$ 106.410,00(cento e seis mil, quatrocentos e dez reais).

NOTA DO BLOG: Na segunda-feira (9), o JORNAL DE FATO e o Blog do César Santos noticiaram sobre suspeita de pesquisa do Instituto SETA em Pau dos Ferros (LEIA AQUI), inclusive, destacando que o Ministério Público Eleitoral e a Justiça Eleitoral seriam provocados.

O que acontece em Pau dos Ferros está se repetindo em várias cidades potiguares e de outros estados. Inclusive, a Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP) enviou à Procuradoria-Geral Eleitoral pedido para investigar indícios de irregularidades, diante do grande número de pesquisas eleitorais nas eleições 2020, com o fato um inusitado: boa parte das pesquisas são pagas pelos próprios institutos.

Tags:

Justiça Eleitoral
pesquisa
Institito Seta
eleições 2020
Caicó
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO