Quarta-Feira, 05 de fevereiro de 2025

Postado às 08h45 | 13 Nov 2020 | Coluna César Santos - 13 de novembro de 2020

Crédito da foto: Ilustração Odontologia é um dos cursos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

CURSO DA UERN SOB AMEAÇA

Os estudantes do curso de Odontologia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), campus de Caicó, decidiram paralisar as atividades em protesto, segundo eles, ao “descaso e precarização” do curso. Será uma “paralisação autônoma estudantil”, com a não realização da matrícula para o semestre letivo 2020.2, previsto para ser iniciado em fevereiro de 2021.

A coluna recebeu o manifesto dos estudantes, que tem o apoio da Associação de Docentes da Uern (ADUERN). Leia:

“Tendo em vista a situação de incerteza no que se diz respeito ao conserto das Clínicas Odontológicas de Odontologia da Uern e a consequente oferta de disciplinas que não permitem o andamento do fluxo dos alunos e de todo o caminhar do curso, os alunos de Odontologia do Campus Caicó optaram pela realização de uma PARALISAÇÃO AUTÔNOMA ESTUDANTIL, por meio da não matrícula de nenhuma disciplina ofertada no Semestre letivo 2020.2.

A preocupação dos estudantes se encontra no andamento futuro do Curso que necessita de uma condição infraestrutural digna para melhor qualidade do ensino e dos atendimentos que são realizados na população nas dependências das Clínicas Odontológicas da Uern. O Centro Acadêmico Odontogênese – CAO, por meio desta nota declara TOTAL APOIO a essa causa estudantil que visa a simples melhora do Curso de Odontologia do Campus Caicó.

O Curso de Odontologia da Uern precisa de atenção das instâncias superiores, para que possa se reestruturar e assim, continuar contribuindo com a formação de profissionais de saúde e com os serviços prestados à população de Caicó e cidades circunvizinhas de maneira digna.”

São vários problemas reclamados pelos estudantes, sendo que o mais grave é a estrutura da clínica: falta de manutenção predial (inclusive com número considerável de focos de cupim), iluminação inapropriada, precarização dos equipamentos e o déficit na reposição de insumos para atendimento.

O estudante Matheus Regis, do 10º período do curso, afirma que a sua formação está prejudicada por falta de estrutura do curso, por isso, decidiu se engajar ao movimento e garante que não fará matrícula para o próximo semestre.

O curioso é que mesmo com os problemas revelados, o curso de Odontologia da Uern sempre se destaca com nota positiva de avaliação no Enade. O curso recebeu nota 4 no Enade, uma das melhores notas em todo o Brasil. Para Matheus, o bom desempenho “se dá pelo esforço dos estudantes e professores, que muitas vezes precisam reforçar o conhecimento teórico pela falta de condições de aplicação na prática.”

E arremata: “Estou no décimo período, portanto, concluindo o curso, mas posso dizer que minha formação foi prejudicada pela falta de condições estruturais. Alguns equipamentos quebram e não são mais consertados, nossa condição de aprendizado estanca. Não dá nem para quantificar o tamanho do prejuízo com isso.”

O problema é antigo. Em 2015, a Aduern alertou para a situação da clínica odontológica. Em 2019, a entidade voltou a denunciar o problema. Professores, a época, afirmaram que o estoque de material de consumo para atendimentos a pacientes (insumos) chegou a zero e que 85% das cadeiras de atendimento estavam quebradas, impedindo a plena realização das consultas. Desde então, os problemas se agravaram.

Agora, os estudantes ameaçam fechar o curso.

 

FRASE

Ser gentil é ser semente que faz o bem florescer.

BRÁULIO BESSA - Poeta popular, celebrando em verso o Dia Mundial da Gentileza

 

LUTO

Morreu o professor Tadeu Brandão, doutor em Ciências Sociais, do quadro docente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Também foi da bancada do programa “Observador Político” e um dos coordenadores do Observatório da Violência Letal Intencional (OBVIO). Era um estudioso e competente em tudo que fazia. O sepultamento acontece hoje em Natal.

 

LUTO II

O RN também perdeu Alcimar Torquato de Almeida, ex-presidente da Assembleia Legislativa (1978/1980) e do Tribunal de Contas (1985/1988). Eleito em 1974 e reeleição em 1978, pela Arena e PDS, Alcimar fez parte da chamada "bancada do Casarão", junto com Carlos Augusto, João da Escóssia, Willy Saldanha e Márcio Marinho. Oestano de Luís Gomes, ele morreu aos 79 anos.

 

RETOMADA

A economia está voltando com força, como afirma o ministro Paulo Guedes. No Rio Grande do Norte, os números são expressivos. O volume de serviço cresceu 6,7% em setembro na comparação com agosto. A arrecadação do ICMS aumentou 10% em outubro em relação ao mesmo mês em 2019, com volume de R$ 551 milhões.

 

CULTURA

A Secretaria Municipal de Cultura faz hoje a entrega da premiação dos editais da Lei Aldir Blanc e do prêmio Maurício de Oliveira. Mais de R$ 1,5 milhão contempla 146 artistas e projetos. A secretária Isaura Amélia recebe os artistas contemplados no restaurante Buscapé, às 8h.

 

HOJE

Último dia de campanha de rua, a dois dias das eleições, a candidata Rosalba Ciarlini (Progressistas) fará a tradicional descida da Presidente Dutra. Já o principal oponente, Allyson Bezerra (SDD), promoverá carreata no Santo Antônio. É hora de medir força. E gente.

 

ÁGUA

A Caern manda avisar que vai ter suspensão de fornecimento de água em Mossoró na quarta-feira que vem, 18. A justificativa: adequação da medição ao mercado livre de energia na adutora Jerônimo Rosado. O consumidor fica com a conta para pagar.

 

É NOTÍCIA

1 - Há 18 anos, nascia em Mossoró o grupo de teatro Tarará. A ideia de fazer teatro popular ganhou praças e ruas da cidade e expandiu com apresentações em estados do Nordeste e do Sul do país.

2 - O presidente Jair Bolsonaro baixou o tom contra a CovonaVac e afirmou que o governo vai comprar a vacina contra a Covid-19 que for aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). O importante é imunizar a população contra o vírus.

3 - Hoje é celebrado o Dia Mundial da Gentileza, que surgiu há 20 anos com a intenção de inspirar pessoas a criar um mundo mais gentil. Então, vamos propagar otimismo e boas ações coletivas.

4 - As Câmaras de Dirigentes Lojistas lançaram a "Black CDL 2020" para aquecer as vendas no finalzinho do mês de novembro. A promoção será realizada entre os dias 26 e 28, com previsão de aumentar em 3% as vendas no comércio do Rio Grande do Norte.

5 - A Secretaria de Segurança do RN apresenta hoje o plano operacional para o primeiro turno das eleições municipais que acontece neste domingo, 15. Uma coletiva de imprensa está marcada para as 10h, na Governadoria, Centro Administrativo em Natal.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO