Quarta-Feira, 05 de fevereiro de 2025

Postado às 07h45 | 14 Nov 2020 | Justiça Eleitoral suspende pesquisa SETA em Pau dos Ferros

Crédito da foto: Reprodução Cópia da decisão do TRE/RN que suspendeu pesquisa SETA em Pau dos Ferros

O Instituto SETA deve suspender divulgação de pesquisa eleitoral na cidade de Pau dos Ferros e tirar do ar, imediatamente, os dados da referida pesquisa que colocam a candidata Mariana Almeida (PSD) na frente do atual prefeito e candidato à reeleição, Leonardo Rêgo (DEM).

A decisão é do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN), assinada pelo juiz Geraldo Mota. O magistrado relata que a divulgação da pesquisa pode “afetar o equilíbrio na livre escolha, influenciando perniciosamente, o processo democrático".

Essa é uma derrota contundente para o grupo de oposição em Pau dos Ferros, uma vez que o mesmo vinha sustentando a tese de liderança na corrida eleitoral, usando números da pesquisa SETA.

A divulgação dos dados foi motivo de postagem mas mídias sociais da candidata Mariana Almeida, colocando assim em xeque a confiabilidade do planejamento eleitoral realizado pela sua assessoria de campanha.

Confira trecho da decisão:

"Superada a questão, vê-se que pesquisa de intenção que não atenda ao disposto na Resolução 23.600/2020 TSE pode trazer graves prejuízos à sociedade, vez que, sem demonstrar a origem dos recursos e impugnada em ação própria , além de afetar o equilíbrio na livre escolha, pois influencia, perniciosamente, o processo democrático. A clareza revelada pela fonte de recursos, que financia a campanha, tem clara repercussão em seu resultado final , pois dizer quem tem margem de vantagem, em pesquisa eleitoral, é, sem sobre de dúvidas, ato de envergadura na condução do processo de escolha, especialmente na eleição majoritária, a ser decidida em um só turno, e sem  chances de reversão."

Tags:

Justiça Eleitoral
Pau dos Ferros
SETA
pesquisa

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO