Quarta-Feira, 05 de fevereiro de 2025

Postado às 07h45 | 15 Nov 2020 | Coluna César Santos - 15 de novembro de 2020

Crédito da foto: Ilustração Mossoró tem mais de 175 mil eleitores

VOTE POR SUA CIDADE

Chegou o dia do voto. Cada cidadão tem em mão o poder de decidir o futuro de sua cidade, elegendo prefeito, vice-prefeito e vereador. A eleição é o processo mais democrático de escolha, nela se respeita a liberdade de cada um exercer e o voto tem o mesmo peso. É na votação, diante da urna, que o eleitor expressa a sua opinião, faz a sua opção, determina – por maioria – quem deve exercer o poder. Não há representação política sem eleição.

No pleito deste domingo, 148 milhões brasileiros vão às urnas nos 5.570 municípios (exceto Distrito Federal e o arquipélago Fernando de Noronha). No Rio Grande do Norte, são quase 2,5 milhões de eleitores, com 175.932 concentrados em Mossoró, o segundo maior colégio eleitoral do Estado.

Os mossoroenses têm a responsabilidade de escolher quem vai governar a cidade pelos próximos quatro anos. A atual prefeita Rosalba Ciarlini (Progressistas) pede a renovação do mandato, diante de cinco candidatos que defendem a mudança no Palácio da Resistência – sede da Prefeitura de Mossoró.

O eleitor está diante de um julgamento em que ele é o julgador. O julgamento da atual gestão municipal. Se aprova, vota pela reeleição da prefeita; se desaprova, escolhe outro nome. A urna revelará o veredito.

Durante a campanha eleitoral, em todas as vias e ambientes, Rosalba defendeu a sua gestão. Prestou contas à população. Rosalba apresentou como recebeu a cidade do ex-gestor Silveira Júnior e o que foi feito até aqui para reconstruí-la. Daí, pediu a oportunidade para continuar o trabalho da reconstrução de Mossoró.

Os adversários fizeram o contrapronto. E coube a Allyson Bezerra (Solidariedade) as críticas mais duras - em alguns momentos pessoais -, como estratégia de polarizar com Rosalba a sucessão municipal. Conseguiu. A disputa ficou entre eles dois. Os demais candidatos/candidatas (Isolda Dantas/PT, Cláudia Regina/DEM, Irmã Ceição/PTB e Professor Ronaldo/Psol) se tornaram coadjuvantes do processo.

E assim o eleitor mossoroense vai às urnas neste 15 de novembro. Que cada um exerça a sua cidadania com a responsabilidade, consciência limpa e, acima de tudo, respeitando o direito do outro. Hoje é o dia da festa da Democracia.

Vamos às urnas.

 

FRASE

Voto não tem preço, tem consequência, não venda sua consciência

AUTOR DESCONHECIDO - Sobre o exercício da cidadania no dia da eleição

 

ABSTENÇÃO

Nas eleições de 2016 em Mossoró, dos 144.414 eleitores aptos a votar, 22.707 não compareceram. A abstenção foi de 13,59%. Parecido com as eleições de 2012, quando a abstenção foi de 12,80% (21.122 ausentes). Há uma previsão de que a abstenção será maior no pleito de hoje, em razão da pandemia da Covid-19. Mas, como o eleitor gosta de votar, essa previsão pode ser frustrada.

 

CUIDADOS

O eleitor pode votar entre 7h e 17h, respeitando as medidas de prevenção à Covid-19, como uso de máscara, álcool em gel e portando a própria caneta. É recomendado que as pessoas com mais de 60 anos e com comorbidades, que são consideradas do grupo de risco, votem entre 7h e 10h. É uma maneira de evitar aglomerações e reduzir riscos de contaminação da doença.

 

PRIMEIRA VITÓRIA

Há exatos 32 anos, a pediatra Rosalba Ciarlini conquistava a sua primeira disputa à Prefeitura de Mossoró. Foi eleita com 37.307 votos (49,7%), vestindo a camisa do PDT de Leonel Brizola. O ex-deputado Laíre Rosado, na época no PMDB, terminou em segundo com 30.226 (40,2%). Ainda teve o candidato Chagas Silva (PT), que recebeu 2.507 votos (3,3%).

 

ÚLTIMA VITÓRIA

Rosalba Ciarlini foi eleita mais três vezes à Prefeitura de Mossoró: 1996, 2000 e 2016. Na última, Rosalba ganhou com 67.476 votos (51,12%). O segundo colocado foi Tião da Prest (PSDB), com 51.990 (39,39%), seguido de Gutemberg Dias (PCdoB), com 11.152 (8,45%) e Josué Moreira (PSDC), que recebeu 1.370 (1.04%).

 

RENOVAÇÃO

As eleições deste domingo, 15, devem promover ampla mudança na Câmara Municipal de Mossoró. Mais de 60% da atual formação não deve voltar. Inclusive, oito dos 21 vereadores não tentaram reeleição. A novidade é que o número de vagas subiu para 23.

 

FORÇA FEDERAL

As forças federais estão em Mossoró e mais 119 cidades do Rio Grande do Norte, para garantir a tranquilidade do dia das eleições. Em Mossoró, o trabalho será redobrado nos locais de votação.

 

É NOTÍCIA

1 - Pelo mens 30 municípios potiguares têm mais eleitores do que habitantes. No topo da lista, Severiano Melo, na região Oeste, que tem 6.482 eleitores e apenas 2.088 moradores.

2 - A primeira República Brasileira teve início nesta data, em 1889. Coube ao marechal Deodoro da Fonseca proclamar a República, o histórico "golpe republicano", que encerrou a monarquia constitucional parlamentarista do Império.

3 - O Governo do Estado vai empregar mais de 8 mil agentes na operação de segurança para as eleições deste domingo, 15. A operação vai garantir a tranquilidade do pleito nos 1.539 locais de votação e de quase 2,5 milhões de eleitores potiguares.

4 - Natal deve ser um das capitais que não terá segundo turno, se as pesquisas eleitorais estiverem certas. O prefeito Álvaro Dias (PSDB) será reeleito hoje. Se houver segundo turno, o adversário será Delegado Leocádio (PSL) ou Kelps Lima (SDD).

5 - O JORNAL DE FATO circula com edição especial nesta segunda-feira, 16, trazendo toda a cobertura das eleições deste domingo. E o defato.com faz a cobertura em tempo real.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO