Quarta-Feira, 05 de fevereiro de 2025

Postado às 08h45 | 17 Nov 2020 | Coluna César Santos - 17 de novembro de 2020

Crédito da foto: Arquivo Sindicalista Marleide Cunha foi uma das três mulheres eleitas à Câmara de Mossoró

CURIOSIDADES NA ELEIÇÃO À CÂMARA

O jornalista Saulo Vale levanta 12 curiosidades extraídas das urnas de domingo, 15, e que servem para o leitor ter uma visão mais ampla do cenário pós-eleitoral, com foco no Legislativo:

1 - A Câmara de Mossoró teve a maior renovação de sua história. Apenas seis dos atuais 21 vereadores foram reeleitos. Possuirá 17 novatos;

2 - Dos 23 eleitos, três são evangélicos. Dá pra criar uma bancada;

3 - A quantidade de mulheres diminuiu: caiu de quatro para três;

4 - A maior bancada será a do partido do prefeito eleito Allyson Bezerra, Solidariedade, com quatro vereadores. No total, a coligação dele fez cinco;

5 - O Progressistas, partido da prefeita e candidata derrota Rosalba Ciarlini, tem sete vereadores. Nestas eleições, apenas três da legenda foram eleitos;

6 - O DEM, partido da ex-prefeita e candidata derrotada Cláudia Regina, perdeu bastante. Caiu de dois para zero vereador;

7 - Marleide Cunha, do PT, eleita vereadora neste domingo, chegou a receber da Câmara título de "persona non grata", aprovado por força da bancada de Rosalba em 2019. Motivo: ela encabeçava uma greve dos professores. Mesmo não sendo o nome preferencial do PT nestas eleições, ganhou. Chega por cima na Câmara;

8 - O MDB teve um bom crescimento, sai de um para três vereadores. Izabel Montenegro, presidente do partido e da Câmara de Vereadores, deixou nominata bem organizada, o que colaborou bastante;

9 - A Câmara terá 23 vereadores a partir de janeiro de 2021, quando começa nova legislatura. Hoje, tem 21. A mudança se deu graças ao aumento populacional - Mossoró ultrapassou os 300 mil habitantes;

10 - Sete atuais vereadores não foram candidatos à reeleição, seja por problemas judiciais, seja por estratégias políticas;

11 - Naldo Feitosa, do PSC, vereador eleito, já foi vereador por menos de um mês em 2020, com a saída de João Gentil (REDE), que foi ser secretário em Natal. Em menos de 30 dias, João deixou a pasta da capital e Naldo voltou à suplência;

12 - Carmem Júlia (MDB), segunda mais bem votada, teve apenas 20 dias de campanha. Ela substituiu, no limite do prazo permitido, a sua mãe Izabel Montenegro (MDB), que teve problemas com a candidatura. Izabel transferiu bem os votos para a filha. Foram 3.112 votos.

Com pedido de permissão a Saulo Vale, a coluna acrescenta mais dois alguns pontos:

13 - Os 23 vereadores eleitos estão matriculados em 14 partidos diferentes, o que sugere que a nova legislatura será iniciada sem o norte político exato, dada a variedade de siglas, ideologias e interesses pessoais;

14 - A vereadora Aline Couto (PSDB) foi a oitava mais votada, com 2.259 votos, porém não se elegeu. Ela teve mais votos do que 17 vereadores eleitos, mas vítima das regras do jogo (quociente eleitoral). Ela não pode reclamar. Em 2016, Aline terminou na 45ª posição, com apenas 916 votos, mas foi beneficiada e eleita pelo quociente eleitoral.

 

FRASE

Bolsonaro está sem partido e não entrou de cabeça na campanha

HAMILTON MOURÃO - Vice-presidente, procurando atenuar o fracasso do presidente Bolsonaro no primeiro turno das eleições

 

PAU DOS FERROS

A vitória de Mariana Almeida (PSD) em Pau dos Ferros vai estabelecer uma nova relação de força política na região do Alto Oeste. Ela resgata o ex-prefeito Nilton Figueiredo (PL), que liderou a sua campanha vitoriosa; e colocou o grupo do deputado Leonardo Rêgo (DEM) de volta à oposição depois de 16 anos. Nilton Figueiredo sai enorme da campanha para retomar a carreira.

 

VIÇOSA

No menor colégio eleitoral do RN, apenas um candidato não foi eleito: Rodrigo Sávio. Atual vereador, ele foi o único que não se elegeu. As nove vagas na Câmara foram disputadas por dez candidatos e Sávio ficou no último lugar, com um voto a menos do último a ser eleito. Em Viçosa não teve disputa para a Prefeitura, o único candidato, Ramon, foi eleito com 100% dos votos.

 

BASE POLÍTICA

Apenas seis vereadores foram eleitos no palanque do prefeito eleito Allyson Bezerra (Solidariedade). Os outros 17 estavam em lados opostos e distribuídos em mais de uma dezena de partidos. Vai desafiar a articulação política do governo que começa em 1º de janeiro.

 

RETROCESSO

Apenas três mulheres foram eleitas para a Câmara Municipal de Mossoró: Carmem Júlia (MDB), Larissa Rosado (PSDB) e Marleide Cunha (PT). Uma queda de quase 50% em relação a 2016, quando foram eleitas cinco mulheres.

 

ENCOLHEU

As urnas mandaram recado para a governadora Fátima Bezerra. O PT ganhou apenas três prefeitos: Currais Novos (Odon Jr.), Sítio Novo (Andrezza Brasil) e Afonso Bezerra (Neto Zoraiede). E sofreu derrota nos maiores colégios eleitorais com Isolda Dantas em Mossoró e Jean Paul Prates em Natal. Recado para 2022.

 

ENCOLHEU II

O PT também acumulou derrotas em todo o País e viu seu potencial encolher em relação às eleições passadas. Em 2016, o partido ganhou 257 prefeituras; neste ano foram apenas 179 - 75 a menos. O PT, porém, pode ampliar esse número no segundo turno das eleições.

 

É NOTÍCIA

1 - O ex-jogador mossoroense Nonato, ídolo da torcida do Cruzeiro, não obteve sucesso na tentativa de se eleger vereador em Minas Gerais. Ele recebeu apenas 409 votos (0,04%).

2 - A C&A Brasil inaugura hoje a sua loja no Partage Shopping Mossoró. Para marcar a inauguração, a varejista oferecerá 10% de desconto nas compras, com exceção de celulares, relógios, produtos de beleza e perfumaria. A promoção vai até o dia 22.

3 - O prefeito de Assú, Gustavo Soares (PL), foi reeleito com cinco votos de maioria sobre o ex-prefeito Ivan Júnior (Republicanos). Foi o resultado mais apertado das eleições no RN.

4 - A governadora Fátima Bezerra (PT) sanciona hoje a Lei dos Consórcios Interfederativos de Saúde, aprovada na Assembleia Legislativa. A ideia é ampliar o acesso ao SUS nos municípios por meio de parcerias entre a gestão estadual e gestões municipais.

5 - Na cidadezinha de Caraúbas, na Paraíba, a disputa pela prefeitura terminou empatada com os dois candidatos recebendo 1.761 votos cada. O democrata Silvano de Dudu ficou no cargo porque é o mais velho, com 52 anos. O concorrente Nerivan tem 35 anos.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO