URNAS DE BICO LONGO
O presidente da Assembleia Legislativa do RN, Ezequiel Ferreira de Souza, viu o seu PSDB inflar nas urnas de 15 de novembro último. A sigla renovou o mandato do prefeito Álvaro Dias em Natal (maior colégio eleitoral do estado) e elegeu 30 prefeitos em todas as regiões.
A partir de 1º de janeiro de 2021, os prefeitos do bico longo comandarão 37,98% da população potiguar, com respaldo de quase 400 mil votos. Somam-se aí, dezenas de vereadores que foram eleitos pelo 45 e que darão sustentação ao ninho tucano potiguar.
Além disso, o PSDB conta mais quatro deputados estaduais: Gustavo Carvalho, Raimundo Fernandes, José Dias e Tomba Farias.
Com esse batalhão e mais a estrutura política em seu favor, Ezequiel Ferreira se apresenta como o “cara” para as eleições 2022, com projeto estabelecido: se eleger senador da República. É o nome mais forte do momento. Nenhum outro tem a seu favor um ambiente tão favorável, porque além de oxigenar o seu partido com dezenas de eleitos, Ezequiel viu potenciais concorrentes naufragarem nas urnas municipais.
A prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini (Progressistas), que planejaria retornar ao Senado da República (ela foi senadora entre 2007/2010), perdeu as eleições no segundo maior colégio eleitoral e, por gravidade, sai fragilizada eleitoralmente. Se candidatar em 2022 é visto, nesse momento, como algo improvável.
O senador Jean Paul Prates (PT), que defenderá o seu mandato nas próximas eleições, também naufragou no mar eleitoral de domingo passado, 15. Ele sequer passou para o segundo turno na disputa pela Prefeitura de Natal, obtendo apenas 10% dos votos. O fato de ter terminado em segundo turno, visto por alguns como um ponto de sobrevivência, não serve de parâmetro para um mero desconhecido do grande público potiguar. No entanto, o direito à reeleição o deixa na faixa de disputa.
Quem mais frequentaria o ambiente da disputa ao Senado? Nesse momento, ninguém. Entretanto, como temos quase dois anos para as eleições 2022, é provável que os grupos políticos se movam para alicerçar seus caminhos. O MDB, dos Alves, é um deles. O partido foi o que mais elegeu prefeito no RN, 38 no total, e dezenas de vice-prefeitos e vereadores. É possível que o verde do aluizismo volte a iluminar o palanque com a liderança do deputado federal Walter Alves, mas nada que possa ter uma garantia agora.
O fato é que Ezequiel Ferreira de Souza, com a musculatura eleitoral dada pelo PSDB e a estrutura do oxigenado Palácio José Augusto, vai de galope rumo às eleições 2022.
Se as eleições fossem hoje, daria bingo.
FRASE
Não estamos em uma corrida pela vacina, estamos em corrida pela vida.
JOÃO DORIA - Governador de São Paulo, ao fazer pedido para encerrar discussões inúteis
ORÇAMENTO
O prefeito eleito Allyson Bezerra (Solidariedade) vai administrar um orçamento de quase R$ 700 milhões em 2021, conforme a Lei Orçamentária Anual (LOA) em tramitação na Câmara. Com valores extras, a movimentação deve alcançar a casa de R$ 1 bilhão. A LOA será votada em dois turnos na Câmara, dias 2 e 8 de dezembro. O projeto do executivo recebeu 283 emendas.
RETROCESSO
O vereador não reeleito Manoel Bezerra (PP) assina o projeto que beneficia a nomeação de condenados para cargos públicos em Mossoró. A proposta altera a Lei da Ficha Limpa e libera a nomeação de pessoas que tenham condenação até por colegiado. O projeto desceu para tramitação nas comissões da Casa. Bezerra, no entanto, nega que o projeto seja de sua autoria, mas não nega assinatura.
TRANSIÇÃO
Quatro nomes confirmados para equipe de transição do prefeito eleito Allyson Bezerra (Solidariedade): os advogados Raul Santos, Kadson Eduardo e Humberto Fernandes e o professor Franklin Figueira, dos quadros da Universidade do Estado do RN (UERN). Novos nomes serão confirmados neste fim de semana.
SÓ 36
Apenas 36 prefeituras potiguares terão mulheres no comando a partir de 1º de janeiro. Isso significa 21,56% dos 167 municípios do Rio Grande do Norte. Em 2016, foram eleitas 47 prefeitas, 28,14% dos municípios.
NOSSA REGIÃO
Dos 36 municípios conquistados pelas mulheres, 20 são localizados nas regiões que convergem para Mossoró, como Oeste, Salineira e Vale do Açu.
DESTAQUE
Para a jovem advogada Mariana Almeida (PSD), a primeira mulher eleita prefeita de Pau dos Ferros. Ela desbancou, com 54% dos votos, o favorito prefeito Leonardo Rêgo (Democratas).
DESTAQUE II
Maria Elce (MDB), prefeita eleita de Major Sales, foi a mais votada do RN, proporcionalmente, com 92,17% dos votos (2.178). Ela cumprirá o terceiro mandato.
É NOTÍCIA
1 - Há 41 anos, a reforma partidária aprovada no Congresso decretava o fim da Arena e do MDB. Surgiam, a partir daí, os sucessores PDS e o PMDB, abrindo caminho para todas as outras siglas.
2 - Pesquisa da revista Exame/Ideia revela que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem 41% de aprovação popular. A desaprovação caiu para 31%. É a melhor aprovação do presidente desde que ele assumiu o poder, em janeiro de 2019.
3 - O assassinato brutal de um homem negro dentro do Carrefour de Porto Alegre (RS) nos faz ver que pouco ou nada mudou desde a morte de Zumbi dos Palmeiras em combate, há 325 anos.
4 - Morreu Mário Vale, farmacêutico e bioquímico que idealizou e fundou a Policlínica Médica de Mossoró. Ele tinha 87 anos. Mário foi pioneiro no ramo da saúde privada na cidade, fez história. Era casado com dona Socorro e pai de Clauber, Kleber, Ana Patrícia e Kelly.
5 - O deputado estadual e prefeito eleito Allyson Bezerra (Solidariedade) testou positivo para a Covid-19. Ele mesmo confirmou em comunicado nas redes sociais. Allyson tomaria café da manhã, hoje, com feirantes da Cobal. A agenda foi cancelada.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.