REDE DE AÇÃO POLÍTICA
O deputado Allyson Bezerra (Solidariedade) é um dos 10 prefeitos eleitos no País que fazem parte de uma organização política liberal, formada por políticos de todos os partidos e matizes, mas que não se assumem de esquerda, direita ou de centro.
A Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS) foi criada há oito anos, em São Paulo, com a proposta de contribuir para o aprimoramento da democracia e do processo político brasileiro. Essa missão é desenvolvida por meio da formação, apoio e desenvolvimento de lideranças políticas comprometidas com a transformação do país. A organização estimula a atuação em rede.
A organização é dirigida por Mônica Sodré, doutora em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre e Graduada em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Na plataforma on-line da RAPS, a organização cita que o compromisso é apoiar líderes políticos eleitos, de diferentes partidos e posições ideológicas, para que compreendam e incorporem os princípios da sustentabilidade em suas ações.
A rede afirma que o compromisso é apoiar líderes políticos eleitos, de diferentes partidos e posições no espectro ideológico, para que compreendam e incorporem os princípios da sustentabilidade em suas ações. Os objetivos são traçados a partir de uma agenda técnica e temática, que dão sequência com uma atuação que potencialize a própria forma de fazer política, baseada na ética, na integridade, na transparência e na inovação”.
A organização cresceu em todo o País e fincou alicerce no RN a partir de 2018, quando Allyson Bezerra foi eleito deputado estadual. A rede é constituída por 673 membros, de 29 partidos, de todas as regiões do país, formando uma rede de pessoas dos 26 Estados e do Distrito Federal. Do total de membros, 175 estão cumprindo o exercício de mandatos eletivos: 7 senadores, 32 deputados federais, 40 deputados estaduais, 2 deputados distritais, 71 vereadores, 2 governadores, 17 prefeitos e 5 vice-prefeitos.
No primeiro turno das eleições 2020, a RAPS elegeu 50 políticos em todo o País dos 187 membros que concorreram ao pleito, sendo 10 prefeitos e 40 vereadores. Isso significa que uma a cada quatro lideranças da RAPS foi eleito (a). Outras 12 lideranças da RAPS seguem na disputa do 2° turno.
Os candidatos e candidatas eleitos representam 18 diferentes partidos, em 44 cidades e 15 estados. Além disso, foram eleitas 16 mulheres (32%), três pardos (6%) e seis pretos (12%).
Além de Allyson Bezerra em Mossoró foram eleitos prefeitos: Arão Josino (PSD-SC) em Ascurra (SC); Axel Grael (PDT-RJ) – Niterói (RJ); Bruno Cunha Lima (PSD-PB) – Campina Grande (PB); Edilson Tavares (MDB-PE) – Toritama (PE); Guto Issa (PODE-SP) – (São Roque (SP); João Marcelo Dieguez (Cidadania-MG) – Nova Lima (MG); Luiz Paulo (PP-MG) – Curvelo (MG); Miguel Coelho (MDB-PE) – Petrolina (PE); e Raquel Lyra (PSDB-PE) – Caruaru (PE).
FRASE
Sou uma mulher que nunca fugiu da luta.
FÁTIMA BEZERRA - Governadora do RN ao responder sobre a possibilidade de concorrer à reeleição em 2022
JOÃO DIAS...
A jovem advogada Damária Jácome foi eleita vice-prefeita de João Dias, pequeno município do Alto Oeste potiguar, mas ainda não apareceu para festejar o feito. Nem pode. Ela é procurada pela polícia, tem prisão decretada pela Justiça. Já o prefeito eleito, Marcelo Oliveira, chegou a ser detido durante as eleições durante operação contra tráfico de drogas. O eleitor não quis saber.
...EM SILÊNCIO
Marcelo Oliveira derrotou a atual prefeita de João Dias, Dra. Tassia, por apenas 46 votos de maioria, o que representa 1,72%. Já a abstenção somou 10,72%. Na região do Alto Oeste, comenta-se que a expressiva ausência do eleitor não foi motivada pela pandemia do novo coronavírus. Há outro motivo proibido de ser comentado. No município e região, a ordem é ficar de boca fechada.
PRESIDÊNCIA
Seis nomes estão no tabuleiro da disputa pela presidência da Câmara Municipal de Mossoró, com um assumindo publicamente. O vereador eleito Lawrence Amorim já disse que tentará ser presidente na nova Casa. Ele tem apoio do seu partido, Solidariedade, e do prefeito eleito Allyson Bezerra.
BASTIDORES
A atual presidente da Casa, Izabel Montenegro (MDB), que bancou a campanha vitoriosa de Carmem Júlia (MDB), trabalha para eleger a filha. A seu favor tem a simpatia dos vereadores reeleitos, embora um deles também sonhe com a presidência da Câmara: Zé Peixeiro (Progressistas).
REELEIÇÃO
O fracasso do PT nas urnas municipais não intimida o projeto de reeleição da governadora Fátima Bezerra (PT). Na primeira entrevista pós-eleições de 15 de novembro, ela afirmou que vai trabalhar para renovar o mandato na disputa de 2022. "Sou uma mulher que nunca fugiu da luta", avisou.
RITMO FORTE
A prefeita Rosalba Ciarlini (Progressistas) cumpriu agenda intensa na primeira semana pós-derrota nas urnas. Visitou obras, participou de eventos oficiais e prestou contas do mandato. Mostra-se disposta a não parar.
É NOTÍCIA
1 - Hoje tem a abertura oficial da lojinha de Santa Luzia, logo após a missa das 19h da Catedral. É mais uma atividade dentro da programação da Festa de Santa Luzia 2020.
2 - Nesta data, em 2004, a prefeita Rosalba Ciarlini cumprindo a sua terceira gestão na Prefeitura de Mossoró, inaugura a obra de urbanização da Presidente Dutra, a principal via da cidade, e que mudou o Grande Alto de São Manoel.
3 - A revista Veja destaca a tragédia nas falésias da praia de Pipa, litoral sul potiguar, que matou o casal Hugo/Stella, o filho de sete meses e o cachorro da família. O material questiona como tudo aconteceu e questiona as autoridades públicas.
4 - A formatura de 1.022 novos soldados é um sopro de esperança à população potiguar que clama por segurança pública. A Polícia Militar renova os seus quadros, o que não acontecia desde 2005, ano do último concurso público da PM.
5 - A CEI Romualdo, escola privada de Natal, suspendeu as aulas presenciais após casos de Covid-19 entre alunos. A suspensão é por 15 dias. O número de casos aumentou na capital.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.