Sexta-Feira, 19 de abril de 2024

Postado às 12h00 | 22 Nov 2020 | Allyson: ‘Quem escolhe o presidente da Câmara são os 23 vereadores’

Crédito da foto: Marcos Garcia/JORNAL DE FATO Allyson Bezerra, prefeito eleito de Mossoró

Por Maricélio Almeida/JORNAL DE FATO

No último domingo, 15, o deputado estadual Allyson Bezerra (Solidariedade) foi eleito prefeito de Mossoró. O parlamentar recebeu 65.297 votos, o que corresponde a 47,52% dos votos válidos. Ele superou a atual prefeita Rosalba Ciarlini (PP), que totalizou 59.034 votos no pleito (42,96%).

Allyson Leandro Bezerra Silva tem 28 anos. É mossoroense, filho do agricultor José Américo e da dona de casa Maria das Neves. Foi criado no Sítio Chafariz, na zona rural de Mossoró. Estudou sempre em escola pública, sendo o primeiro da família a ter um diploma de graduação.

O prefeito eleito é técnico em Edificações pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN) Campus Mossoró, engenheiro civil formado pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e mestre em Manejo de Solo e Água, também pela Ufersa, onde é servidor concursado. Allyson possui ainda especialização em Engenharia Ambiental e em Gestão Pública e foi coordenador do Sindicato dos Servidores Técnicos da Ufersa.

Em 2018, em sua primeira campanha política, Allyson foi eleito deputado estadual no Rio Grande do Norte, pelo partido Solidariedade. Naquele pleito, o agora prefeito eleito recebeu 20.228 votos em 155 municípios potiguares. Foi o deputado eleito mais votado em Mossoró, com 13.095 votos.

Na edição desta semana do “Cafezinho com César Santos”, o prefeito eleito fala sobre as prioridades de sua futura gestão, ações emergenciais na zona rural, mudanças no organograma da Prefeitura e anúncio do seu secretariado.

Allyson, que foi diagnosticado com Covid-19 na última sexta, 20, e gentilmente respondeu aos questionamentos do DE FATO mesmo acometido pela doença, também fala sobre o relacionamento com o Poder Legislativo, Governo do Estado e entidades sindicais, garantindo que não haverá influência do Executivo municipal no processo de escolha do próximo presidente da Câmara. “Quem escolhe o presidente são os 23 vereadores. Somente eles têm voto na escolha”, frisou o prefeito. Acompanhe.

Prefeito, ao assumir o comando do Executivo mossoroense, em 1º de janeiro de 2021, qual será a sua principal prioridade? Que metas o senhor espera alcançar nos primeiros meses de gestão?

Uma das prioridades da nossa gestão será a saúde pública de nosso município, que vive um caos e completo desrespeito para quem precisa dos serviços. Nosso compromisso é zerar filas de cirurgias e exames, e acima de tudo garantir os atendimentos para quem precisa tanto na zona urbana quanto na zona rural.

 

Na visão do senhor, qual é o principal desafio enfrentado pelos mossoroenses hoje? E como vencer esse desafio?

O desafio está em todas as áreas, pois é visível que nenhuma funciona bem. Mas, com muito trabalho vamos solucionar os diversos problemas.

 

Quais ações emergenciais o senhor pretende executar na zona rural de Mossoró?

A zona rural hoje vive abandonada pelo Poder Executivo Municipal. Como filho da zona rural, assumi o compromisso de trabalhar pelas comunidades rurais e é isso que faremos na nossa gestão a partir de 2021, executando um plano de recuperação das estradas vicinais, garantindo a oferta dos serviços de saúde, além de implantar o Ronda Rural, que fará o policiamento ostensivo nas comunidades rurais.

 

O senhor foi eleito deputado estadual em 2018 e renunciará em 31 de dezembro de 2020 para assumir o comando da Prefeitura de Mossoró. O senhor tem pretensões de disputar algum outro mandato eletivo em 2022, ou os mossoroenses têm a garantia de que o senhor concluirá o mandato de prefeito?

Nosso foco é exclusivamente a gestão de Mossoró.

 

Quando o senhor pretende anunciar o seu secretariado?

Estamos avaliando nomes e perfis. Pretendo anunciar até o mês seguinte.

 

O senhor foi eleito com compromisso de fazer uma administração técnica, mas a sua coligação elegeu apenas cinco dos 23 vereadores que irão compor a próxima legislatura da Câmara Municipal. Como pretende convencer, de forma técnica, a maioria do Legislativo a compor a base política do seu governo?

Acredito no espírito público dos vereadores de aprovar todos os projetos de interesse do povo de Mossoró. Vamos trabalhar juntos para isso.

 

O partido do senhor elegeu quatro vereadores. O senhor pretende participar das eleições para presidente da Câmara Municipal, em defesa de candidato de sua base política?

Quem escolhe o presidente são os 23 vereadores. Somente eles têm voto na escolha.

 

Como se dará o relacionamento do senhor com o Poder Legislativo?

O relacionamento entre Poder Executivo e Legislativo deve ser o melhor possível, visando o bem comum para a população. É com esse compromisso que atuaremos em nossa gestão a partir de 2021. Acredito no comprometimento de cada parlamentar em votar e aprovar os projetos que beneficiem a população.

 

E com os sindicatos municipais?

A nossa gestão terá como compromisso o diálogo e principalmente a valorização do servidor público. Na nossa gestão, a Prefeitura de Mossoró estará de portas abertas para os servidores públicos, bem como para toda a população. A nossa gestão será a gestão do diálogo.

 

E a relação com a governadora Fátima Bezerra, com o Governo do Estado, como será estabelecida?

A nossa gestão manterá o diálogo com o Governo Estadual, bancadas federal e estadual, além do Governo Federal para tratar de pautas que são de interesse exclusivamente do povo, independentemente de ideologias.

 

O nome do seu vice, Fernandinho das Padarias, constou na relação divulgada pelo TCU com candidatos com patrimônio acima de R$ 300 mil que receberam parcelas do auxílio emergencial do Governo Federal. Os valores recebidos por ele foram devolvidos, mas somente após Fernandinho se tornar candidato a vice. Como o senhor encara essa situação?

Nosso vice-prefeito já explicou amplamente essa situação.

 

O senhor pretende promover mudanças no organograma da Prefeitura de Mossoró? Se sim, que mudanças serão executadas?

A equipe de transição vai trabalhar nisso e em janeiro teremos uma avaliação a respeito.

 

Caso queira acrescentar algo que, fique à vontade.

O pleito eleitoral deste ano foi histórico em Mossoró. Realizamos uma campanha pé no chão ao lado do povo, construída no dia a dia conversando com as pessoas nas ruas. A nossa chegada à Prefeitura de Mossoró inicia um novo ciclo na história de Mossoró. É o ciclo onde o povo chegará, de fato, a ocupar o Palácio da Resistência, como nunca antes se viu na história da nossa cidade. A nossa vitória mostrou que o povo escolheu a mudança. E é com esse princípio que realizaremos uma gestão para todas as famílias mossoroenses a partir de 2021.

Tags:

Allyson Bezerra
prefeito
Mossoró
Prefeitura de Mossoró
Câmara Municipal
Solidariedade
JORNAL DE FATO
Cafezinho com César Santos

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO