DEIXE A VIDA ME LEVAR...
A prefeita Rosalba Ciarlini (Progressistas) iniciou uma agenda intensa desde a semana seguinte das eleições de 15 de novembro. Visitas nos bairros, lançamento e inauguração de obras, prestação de contas à população e bem ativa nas redes sociais. Nem parece que está se despedindo do cargo que exerce, com gestão a ser encerrada daqui a 32 dias.
Sem dúvida, chama a atenção a motivação de Rosalba e sugere especulações. Para os mais açodados, Rosalba já está em campanha para 2022. Formaria dobradinha com o deputado Beto Rosado (Progressistas), um federal e outro estadual, ou seria candidata ao Senado da República, onde ela cumpriu mandato entre 2007/2010.
Calma, gente. Rosalba está sendo Rosalba. Ele sempre foi assim. Na vitória ou no momento adverso.
A derrota nas urnas municipais deste ano não a levou à lona, nem a fez recuar do seu estilo de fazer política. Rosalba cumpriu agenda administrativa no dia seguinte, elaborou uma agenda extensa de atividades, elencou mais de duas dezenas de obras que vai inaugurar durante o mês de dezembro e foi para as ruas fazer contato com o povo.
Rosalba é assim. Essa característica sustenta a sua popularidade, que rendeu quatro vitórias para Prefeitura de Mossoró (1988, 1996, 2000 e 2004), uma de senadora (2006) e outra de governadora do Rio Grande do Norte (2010). Se isso renderá outros mandatos no futuro, ou sustentará outros projetos político-eleitorais, não é possível afirmar, no entanto, ninguém pode tirar a força e determinação que Rosalba tem. Já provou isso em outros momentos adversos.
Ademais, as urnas ofereceram leitura de simples entendimento: o cidadão-eleitor se dividiu entre a renovação do mandato da prefeita e a mudança de gestão com Allyson Bezerra (Solidariedade). Venceu a segunda opção por uma diferença de menos de 5% de votos. Ou seja, a cidade saiu das urnas dividida. Allyson, forte porque foi eleito. Rosalba, forte para fazer oposição.
Pois bem.
Cabe a Rosalba decidir o que ela fará com os 59.034 votos recebidos, quase 43% do eleitorado local. É um patrimônio popular considerável.
Aos amigos, ela tem repetido verso do sucesso de Zeca Pegadinho: “Deixe a vida me levar, vida leva eu...”
FRASE
É inaceitável que a folhas salariais de dezembro e 13º de 2018 ainda foram pagas pelo governo.
FÓRUM DE SERVIDORES - Em nota de repúdio por terminar mais um ano com salários atrasados
BRUTALIDADE
O jovem espancado quando festejava a vitória de seus candidatos em São Miguel, no Alto Oeste, teve morte cerebral confirmada pela equipe médica do Hospital Tarcísio Maia. Os familiares de Francisco Douglas, 23 anos, foram informados sobre o quadro irreversível. A polícia tenta identificar os 10 homens que espancaram a vítima. Eles vão responder por homicídio qualificado.
LEILÃO VIRTUAL
O padre Gleiber Dantas, da Paróquia de São Sebastião, de Florânia, vai comandar o leilão virtual de Santa Luzia, neste domingo, 29. O religioso ganhou fama ao viralizar vídeo em que fazia um leilão em que se balançava numa rede. O leilão de hoje será transmitido pelo youtube da Paróquia de Santa Luzia, a partir de meio-dia. É a primeira vez que o leilão acontece de forma virtual
SEM AGLOMERAÇÃO
A pandemia da Covid-19 vai impedir a festa de diplomação dos eleitos deste ano. Em Mossoró, prefeito, vice-prefeito e 23 vereadores eleitos receberão seus diplomas em solenidade simples, no Fórum Dr. Silveira Martins, no dia 16 de dezembro. Os diplomados terão direito a 10 minutos para fotos.
ARRAES
Recife/PE vive hoje as eleições mais acirradas da história recente. Os primos João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT) estão rigorosamente empatados, conforme pesquisas eleitorais. Não há como cravar o nome do vencedor. A última certeza é que a Prefeitura ficará com um herdeiro de Miguel Arraes.
INUSITADO
Em São Paulo, o candidato Guilherme Boulos (Psol) não terá o próprio voto. Explica-se: com Covid-19, ele está proibido de votar. Talvez, não faça falta. Conforme pesquisas Ibope e Datafolha, o eleitor paulistano deve renovar o mandato do prefeito Bruno Covas (PSDB).
HORA DE AGRADECER
A prefeita Rosalba Ciarlini (PP) iniciou visita as repartições públicas para agradecer à dedicação de servidores no atendimento à população. Começou pela Saúde. Rosalba foi à UPA do Belo Horizonte, onde se firmou barreira contra a Covid-19.
É NOTÍCIA
1 - Hoje tem a tradicional feijoada de Santa Luzia, dentro da programação da festa da padroeira de Mossoró. Custa apenas R$ 15 e a entrega será em drive thru, ao lado da Catedral.
2 - Há 18 anos, o médico e empresário Milton Marques de Medeiros (falecido em 2017) inaugurada a TV a Cabo de Mossoró, a primeira da cidade. A TCM transmite, entre outras emissoras, o Canal 10, pertence ao sistema criado por Milton.
3 - Nesta data, em 2003, era inaugurado o templo sede da Assembleia de Deus de Mossoró, na Avenida Dix-neuft Rosado (Leste-Oeste). O templo, considerado o maior do RN e um dos maiores do País, tem assinatura do pastor Martim Alves.
4 - Anvisa recebeu pedido para análise da vacina da Janssen-Cilag. É o quarto laboratório que desenvolve imunizante a pedir análise da agência brasileira. Esse é o último procedimento antes do pedido de registro e autorização para distribuição.
5 - A CNN Brasil escalou Márcio Gomes e Daniela Lima para o comando do "Painel de Apuração" do segundo turno das eleições municipais que acontece neste domingo, 29.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.