LUPA NAS PESQUISAS ELEITORAIS
O deputado federal General Eliéser Girão (PSL/RN) protocolou pedido junto à Procuradoria Geral da República (PGR) para investigar os institutos de pesquisas eleitorais. O pedido é justificado por “erros” absurdos cometidos por diversos institutos em quase todos os estados. O parlamentar desconfia que as pesquisas foram manipuladas para influenciar o eleitor, principalmente em cidades onde a disputa foi acirrada.
Em conversa com o titular da coluna, Girão afirmou que as pesquisas são contratadas por partidos e candidatos, o que as tornam suspeitas, e que mesmo assim recebem autorização da própria Justiça Eleitoral para publicação. A Justiça é leniente com esse tipo de erro, na opinião do deputado, por isso, ele decidiu provocar a PGR para investigar os institutos de pesquisas.
Outros parlamentares, de outros estados, também indignados com os erros graves das pesquisas eleitorais, vão protocolar pedidos de investigação junto à PGR.
De fato, as pesquisas eleitorais protagonizaram o capítulo mais deprimente, e igualmente suspeito, das eleições municipais deste ano. Alguns casos merecem, sim, serem investigados.
No segundo turno das eleições, pelo menos em três capitais as pesquisas eleitorais apresentaram números bem diferentes do resultado final, inclusive, distantes da margem de erro.
O Ibope desceu a ladeira em Recife/PE. No sábado, 28, que antecedeu às eleições de domingo, 29, o instituto apontou que os candidatos João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT) estavam rigorosamente empatados com 50%, cada. Abertas as urnas, Campos venceu com 56,27% contra 43,73% de Marília. A diferença foi de quase três vezes mais a margem de erros, que era de 3 pontos para mais ou para menos.
Em Porto Alegre/RS, na mesma noite de sábado, o Ibope revelou que a candidata Manuela D’Ávila (PCdoB) estava com 51% de intenção de votos contra 49% de Sebastião Melo (MDB). As urnas deram vitória a Melo com 54,58% contra 45,42% de Manuela. Diferença 11 pontos, quase quatro vezes mais a margem de erro.
Pior foi em Fortaleza/CE que, a menos de 24 horas do pleito, pesquisa Ibope revelou que Sarto (PDT) venceria folgado com 61% contra apenas 39% do adversário Capitão Wagner (Pros), diferença de 22 pontos. Abertas as urnas, Sarto foi eleito com 51,63% contra 48,31% de Wagner, diferença de apenas 3,32%.
Os institutos desconhecidos também aprontaram nas eleições. Em Mossoró, o Agora Sei divulgou pesquisa no dia anterior do pleito mostrando Allyson Bezerra (Solidariedade) com 13 pontos na frente de Rosalba Ciarlini (Progressistas), e um tal de Exatus liberou pesquisa com 17 pontos de vantagem para Allyson. As urnas mostram que o prefeito eleito venceu com uma diferença de apenas 4,25%.
Não se pode afirmar que as pesquisas eleitorais têm poder de decidir uma campanha, elegendo o seu cliente. Uma disputa eleitoral vai muito além disso. Agora, não há como rebater que partidos e candidatos usam as pesquisas na tentativa de influenciar o eleitor.
Por isso, é importante a iniciativa do deputado federal General Girão. E a Procuradoria Geral da República deve se sentir provocada. Esses institutos movimentam muito dinheiro durante as campanhas eleitorais e muitas vezes dinheiro não contabilizado. A desconfiança é que há algo de podre por trás da metodologia e dos números extraídos. Só uma investigação criteriosa alcançará o alvo.
FRASE
Sem discussão: PT levou uma surra histórica, o bolsonarismo apanhou que nem boi ladrão.
CARLOS BRICKMANN - Jornalista, abreviando diagnóstico das urnas municipais 2020
SOB CONTROLE
Os casos de Covid-19 aumentaram 52% no Rio Grande do Norte após as eleições municipais. Consequências das aglomerações em passeatas e comícios verificados nos 167 municípios potiguares. Por consequência, aumentou a demanda por leitos críticos e de UTI. Contudo, os pesquisadores garantem que a situação está sob controle, com o sistema de saúde do RN em forma regular.
ARBORIVOSE
Entre janeiro e novembro deste ano, foram notificados 11.970 casos suspeitos de dengue no RN, o que representa uma redução de cerca de 63% quando comparado ao mesmo período de 2019, quando foram registrados 38.248 casos suspeitos. O fato chama a atenção porque o cenário epidemiológico se voltou para a pandemia da Covid-19. Ou o aedes aegypti decidiu dá um tempo.
MOURÃO
Mossoró recebe hoje o vice-presidente da República Hamilton Mourão (PRTB). Ele fará palestra na abertura do Fórum de Desenvolvimento do Semiárido - Oportunidades e Negócios, no início da tarde, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado.
COMITIVA
Mourão vem acompanhado do ministro da Educação, Milton Ribeiro, deputada federal Bia Kicis e do senador Eduardo Girão. Serão recepcionados pelo deputado general Girão. Outro ministro estará no Fórum, Marcos Pontes, da Ciência e Tecnologia, no sábado, 5.
PADROEIRA
A Festa de Santa Luzia 2020 será aberta oficialmente hoje, com programação diferente de todas as outras já realizadas até aqui, em razão da pandemia da Covid-19. A cerimônia será presidida pelo bispo dom Mariano Manzana, às 19h, na Catedral. A festa segue até o dia 13, com o tema: "Igreja, Comunhão Casa do Povo e da Missão".
NOVIDADE
Pela primeira vez, não teremos a tradicional procissão de Santa Luzia, o maior cortejo religioso do RN. A Igreja, então, decidiu inovar. Neste ano terá a "Revoada de Santa Luzia", com a imagem da padroeira sobrevoando a cidade de avião, no dia 13 de dezembro.
É NOTÍCIA
1 - O Ministério da Educação determinou o retorno das aulas presenciais nas instituições federais a partir de janeiro e recuou horas depois. Prevaleceu a pressão, em nome da Covid-19.
2 - Hoje, faz 11 anos da morte de Antônio Rodrigues de Carvalho, prefeito de Mossoró por dois mandatos (1958 e 1968) e deputado de quatro mandatos. Era o mais jovem prefeito eleito de Mossoró, com 31 anos, agora superado por Allyson Bezerra, que tem 28.
3 - O ministro Rogério Marinho, do Desenvolvimento, assina a ordem de serviços para recuperação da Barragem Passagem das Traíras. Investimento de R$ 11,1 milhões. Na cidade de Jardim do Seridó.
4 - A União de Dirigentes Municipais e Estaduais de Educação presta homenagem à professora Niná Rebouças (in memoriam) com o seu nome no auditório da entidade. A posição do seu retrato ocorrerá nesta sexta-feira, 4, na sede da Secretaria de Educação do RN.
5 - Elenilson Azevedo, de 42 anos, tem leucemia mieloide crônica. Precisa de um remédio que custa R$ 13 mil. Bateu a porta da Unicat, do Governo do Estado, mas ouviu que não tem no estoque. Se você pode ajudar, faça contato: (84) 98628-3152.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.