Com máscara, álcool em gel e muita fé. Assim será a Festa de Santa Luzia 2020, padroeira de Mossoró. O maior evento sociorreligioso do Rio Grande do Norte tem o desafio de unir os católicos e a sociedade geral em meio à maior crise sanitária dos últimos 100 anos, provocada pela pandemia do novo coronavírus.
A festa será aberta oficialmente nesta quinta-feira, 3, com solenidade presidida pelo bispo diocesano dom Mariano Manzana. O líder da Diocese de Santa Luzia receberá a imagem da padroeira às 19h, no adro da Catedral. O cortejo sairá da Igreja Matriz do São Manoel, zona leste da cidade, e descerá pela Avenida Presidente Dutra até chegar à Catedral.
Neste ano, a festa abordará o tema: “Igreja, Comunhão Casa do Pão e da Missão”. A finalidade é despertar nas pessoas o sentido de estender a mão para cuidar do próximo. O tema traz dimensões pessoal, comunitária e social. As nove noites de novenas abordarão temas que envolvem o pão nosso de cada dia.
Para os líderes da Igreja Católica, realizar uma festa da dimensão de Santa Luzia em meio a uma pandemia é um grande desafio, isso porque pontos importantes deixarão de ser realizados, como a tradicional procissão de Santa Luzia, no dia da padroeira (13 de dezembro). Neste ano, para evitar aglomerações, a procissão não acontecerá, assim como outras atividades da programação social. A festa não terá shows populares, não terá barracas de comidas e bebidas e nem o Oratório de Santa Luzia – espetáculo a céu aberto que conta a história da Virgem de Siracusa.
A organização da festa, sob a coordenação do vigário geral da Paróquia de Santa Luzia, padre Flávio Augusto Melo, criou novas atividades para preencher as lacunas. Uma das novidades será a “Revoada de Santa Luzia”, que substituirá a procissão no dia 13 (veja matéria nesta página). Também optou por realizar o tradicional leilão por meio virtual, assim como o sorteio de prêmios de Santa Luzia, que acontecerá no encerramento da festa.
PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA
As novenas acontecerão a partir desta sexta-feira, 4, na Catedral, mas com público reduzido e com medidas de segurança sanitária. Para permitir que todos participem, as celebrações serão transmitidas pelo canal de Youtube da Igreja e também pela Rádio Rural e a FM 105.
A primeira noite de novena abordará o tema: “Dai-lhes vós mesmos de comer”, celebrada pelo padre Invonzélito Leite Nunes.
No sábado, 5, a novena terá o tema: “Todos comeram e ficam saciados”, tendo como pregador o padre Charles Lamartine.
No domingo, 6, a novena abordará “Desejei ardentemente comer essa páscoa convosco”, com o padre Miquéias Pascoal Lima de Carvalho.
No dia 7, segunda-feira, a novena ficará a cargo do padre Carlinhos, que pregará sobre “Este é verdadeiramente o profeta que devia vir ao mundo”.
Na terça-feira, 8, o tema será: “Trabalhai pelo alimento que não perece”, tendo como pregador o frei Gilmar Nascimento da Silva.
No dia 9, quarta-feira, a novena terá com tema “Senhor, dá-nos sempre desse pão”, com dom Jaime Vieira Rocha, arcebispo da arquidiocese de Natal.
Na última noite de novena, quinta-feira, 10, o pregador será dom Antônio Carlos Cruz Santos, da Diocese de Caicó. O religioso abordará o tema: “Quem comer deste pão viverá para sempre”.
Entre os dias 4 e 12, na Catedral de Santa Luzia, será realizada a seguinte programação:
- 6h – Missa
- 7h às 10h – Adoração ao Santíssimo e confissão
- 11h – Missa
- 16h – Novena
- 18h45 – Palco Luz, ao lado da Catedral, com música religiosa
- 20h30 – Convivência fraterna com música religiosa
1a REVOADA DE SANTA LUZIA
No Dia de Santa Luzia, 13 de dezembro, a imagem da padroeira dos mossoroenses vai peregrinar por diversos bairros da cidade, como forma de preencher a lacuna da tradicional procissão, que não será realizada neste ano. A coordenação da festa pensou em levar Santa Luzia para os bairros, no sentido de fazer a comunidade católica sentir a presença da Santa.
A novidade fica por conta da 1ª Revoada de Santa Luzia. A imagem da Santa sobrevoará a cidade em avião que levantará voo no Aeroporto Dix-sept Rosado. Outras aeronaves também participarão da revoada.
A peregrinação no dia de Santa Luzia terá início às 6h, com a “Pedalada da Luz”, em que os fiéis sairão de bicicleta da Igreja de São José (zona norte), seguindo até a Igreja de São Francisco, no Abolição III (zona oeste). A chegada está prevista para as 9h.
Na sequência, a imagem será conduzida pela 14ª Cavalgada da Luz, saindo do Abolição III para o bairro Aeroporto (zona oeste). Ao meio-dia, terá início a 1ª Revoada da Luz, com a imagem de Santa Luzia sobrevoando a cidade até as 14h.
De volta ao aeroporto, às 16h, a peregrinação segue com a 4ª edição “Caminhoneiros da Luz”, com a imagem sendo conduzida por caminhões até o campus da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), zona leste de Mossoró.
Na chegada à Uern, a imagem de Santa Luzia será colocada em carro aberto para a 1ª Carreata da Luz, que passará por vários bairros até a Catedral, onde será recebida pelo bispo dom Mariano para o encerramento oficial da Festa 2020.
Após a cerimônia de encerramento, será realizado o sorteio de Santa Luzia, com dez prêmios. A venda de bilhetes acontece na lojinha de Santa Luzia, na Catedral e com os membros da comissão organizadora da festa.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.