REDE DE AÇÃO POLÍTICA
O deputado Allyson Bezerra (Solidariedade) é um dos 10 prefeitos eleitos no País que fazem parte de uma organização política liberal, formada por políticos de todos os partidos e matizes, mas que não se assumem de esquerda, direita ou de centro.
A Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS) foi criada há oito anos, em São Paulo, com a proposta de contribuir para o aprimoramento da democracia e do processo político brasileiro. Essa missão é desenvolvida por meio da formação, apoio e desenvolvimento de lideranças políticas comprometidas com a transformação do país. A organização estimula a atuação em rede.
A organização é dirigida por Mônica Sodré, doutora em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre e Graduada em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Na plataforma on-line da RAPS, a organização cita que o compromisso é apoiar líderes políticos eleitos, de diferentes partidos e posições ideológicas, para que compreendam e incorporem os princípios da sustentabilidade em suas ações.
A rede afirma que o compromisso é apoiar líderes políticos eleitos, de diferentes partidos e posições no espectro ideológico, para que compreendam e incorporem os princípios da sustentabilidade em suas ações. Os objetivos são traçados a partir de uma agenda técnica e temática, que dão sequência com uma atuação que potencialize a própria forma de fazer política, baseada na ética, na integridade, na transparência e na inovação”.
A organização cresceu em todo o País e fincou alicerce no RN a partir de 2018, quando Allyson Bezerra foi eleito deputado estadual. A rede é constituída por 673 membros, de 29 partidos, de todas as regiões do país, formando uma rede de pessoas dos 26 Estados e do Distrito Federal. Do total de membros, 175 estão cumprindo o exercício de mandatos eletivos: 7 senadores, 32 deputados federais, 40 deputados estaduais, 2 deputados distritais, 71 vereadores, 2 governadores, 17 prefeitos e 5 vice-prefeitos.
No primeiro turno das eleições 2020, a RAPS elegeu 50 políticos em todo o País dos 187 membros que concorreram ao pleito, sendo 10 prefeitos e 40 vereadores. Isso significa que uma a cada quatro lideranças da RAPS foi eleito (a). Outras 12 lideranças da RAPS seguem na disputa do 2° turno.
Os candidatos e candidatas eleitos representam 18 diferentes partidos, em 44 cidades e 15 estados. Além disso, foram eleitas 16 mulheres (32%), três pardos (6%) e seis pretos (12%).
Além de Allyson Bezerra em Mossoró foram eleitos prefeitos: Arão Josino (PSD-SC) em Ascurra (SC); Axel Grael (PDT-RJ) – Niterói (RJ); Bruno Cunha Lima (PSD-PB) – Campina Grande (PB); Edilson Tavares (MDB-PE) – Toritama (PE); Guto Issa (PODE-SP) – (São Roque (SP); João Marcelo Dieguez (Cidadania-MG) – Nova Lima (MG); Luiz Paulo (PP-MG) – Curvelo (MG); Miguel Coelho (MDB-PE) – Petrolina (PE); e Raquel Lyra (PSDB-PE) – Caruaru (PE).
FRASE
O próximo presidente terá que ter o perfil de ser liberal na economia.
RODRIGO MAIA - Presidente da Câmara dos Deputados, traçando o próprio perfil para o futuro presidente da Casa
TÚNEL DO TEMPO
Nesta data, m 1991, o prefeito em exercício de Mossoró, Luiz Colombo Pinto, lançava a implantação do sistema de distribuição de água na comunidade rural de Bom Jesus, hoje bairro. Era uma reivindicação de décadas. Ele se preparava para ser candidato a prefeito no ano seguinte, como de fato foi. Não teve êxito, pois foi superado nas urnas pelo prefeito de três mandatos Dix-huit Rosado.
SEM FESTA
O prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), cancelou o Natal em Natal, festa de réveillon e o carnaval 2021. Em Parnamirim, o prefeito Taveira suspendeu réveillon e festas de veraneio. Já a governadora Fátima Bezerra (PT) decidiu que vai revogar a autorização de alguns eventos populares no estado. As decisões visam evitar uma possível segunda onda da Covid-19 no Rio Grande do Norte.
GANHOU E PERDEU
O MDB foi o partido que mais elegeu prefeitos nas eleições deste ano, 784, mas também foi o que mais perdeu prefeitura em relação ao pleito de 2016 - menos 260. E, pela primeira vez desde 1988, administrará menos de mil municípios. Mas, continua muito forte.
CARGOS
O prefeito eleito Allyson Bezerra (Solidariedade) se reuniu com os seis vereadores que se juntaram para negociar a presidência da Câmara de Mossoró. Eles pediram cargos para votar no candidato do prefeito, Lawrence Amorim (Solenidade). Saíram satisfeitos.
OVOS DE OURO
Para os menos atentos, um aviso: a disputa pela presidência da Câmara de Mossoró passa pelo controle da Fundação Aldenor Nogueira. A entidade, vista como uma espécie de "galinha dos ovos de ouro", está colocada na mesa de negociação. Portanto, de olho na fundação.
BICO LONGO
O presidente do PSDB e da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, levou a alta plumagem potiguar para reforçar a comitiva do ministro Rogério Marinho no Seridó e Vale do Açu. Até o prefeito reeleito Álvaro Dias saiu de Natal para bater palmas para Marinho. Fizeram "quadro" para posteridade.
É NOTÍCIA
1 - Apesar da retomada em "V" da economia, como afirmou o ministro Paulo Guedes, os economistas preveem que 2021 será de desemprego alto e incerteza de crescimento do PIB brasileiro.
2 - O supermercadista Júnior Maia Rebouças, da rede Rebouças Supermercados, foi um dos agraciados com a Medalha de Mérito Potiguar do Desenvolvimento Econômico, conferido pelo Governo do RN. O grupo mossoroense é um dos que mais cresce no Nordeste.
3 - A Rússia começou a vacinar neste sábado, 5, profissionais de saúde, assistentes sociais e professores contra a covid-19. Apesar de vacina Sputnik V não ter a confiança da comunidade científica.
4 - O prefeito Alan Silveira, reeleito em Apodi com 13.731 votos, foi o emedebista que obteve maior votação nas eleições municipais do RN. A maioria sobre o segundo colocado, Agnaldo do PT, foi de 4.716 votos. Alan escalou degraus na política oestana. Anote.
5 - A programação da Festa de Santa Luzia, hoje, começa às 6h com a missa na Catedral. Das 7h às 10h, adoração ao Santíssimo e Confissão. À noite, novena com o tema "Desejei comer ardentemente essa páscoa convosco", com o padre Miquéias Pascoal.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.