POLÍTICA COMO ELA É
O prefeito eleito de Mossoró, Allyson Bezerra (Solidariedade), está em Brasília visitando ministérios e outros órgãos do Governo Federal, para conhecer projetos e buscar parcerias para obras e ações de sua futura gestão. Allyson já visitou o Ministério da Educação, o FNDE, Funasa, além dos ministérios da Saúde e da Comunicação. Beleza.
Agora, o que chamou a atenção do grande público e estabeleceu discussão nas inflamáveis redes sociais foi o fato de Allyson ter a companhia em Brasília do ex-governador Robinson Faria (PSD). Isso porque na recém-campanha eleitoral, o prefeito eleito negou de público o apoio de Robinson, inclusive, afirmando em live que a “presença” de Robinson não passava de fake News produzidas por adversários.
Ok.
Vamos aos fatos:
1 – Robinson apoiou, sim, a chapa Allyson Bezerra/Fernandinho das Padarias, como presidente estadual do PSD, partido do vice-prefeito eleito. Nada mais natural. E o ex-governador estaria de corpo presente não fosse a péssima imagem que carrega;
2 – Allyson não assumiu o apoio de Robinson porque teria repercussão negativa, dada a altíssima rejeição popular do ex-governador em Mossoró e em todo o Rio Grande do Norte, em razão do desastre que foi a sua gestão no Governo do Estado (2015/2018), além dos várias processos que responde no esquema dos “fantasmas” da Assembleia Legislativa;
3 – Passadas as eleições, com o voto depositado na urna e contabilizado pela Justiça Eleitoral, Allyson pode aparecer de público com Robinson Faria, porque isso não vai causar estrago agora. O eleitor pode se sentir traído, porém, a grande massa ainda está anestesiada pela vitória eleitoral;
4 – Robinson, nesse momento, é importante para Allyson Bezerra porque vai abrir portas em Brasília. Pai do ministro das Comunicações, Fábio Faria (PSD), com trânsito livre no ambiente do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o ex-governador pode viabilizar recursos para a gestão do futuro prefeito;
5 – É claro que o trabalho de Robinson não será 0800. Terá um preço a pagar, sim. Ele espera de Allyson Bezerra – em troca - o apoio para o seu projeto político-eleitoral de 2022, que pode ser uma candidatura a deputado estadual ou federal. Política – velha e nova – se faz assim.
Pois bem.
O leitor da coluna César Santos não está surpreso com a união agora assumida por Allyson e Robinson. Noticiamos diversas vezes a participação de Robinson na campanha de Allyson, nos bastidores, porque não podia aparecer de público. Comentamos que o apoio era natural, haja vista que o PSD de Robinson ofereceu o vice de Allyson, e qualquer decisão do PSD no estado tem assinatura do seu presidente.
É fato que ao “esconder” Robinson da campanha, Allyson sustentou o discurso “contra a velha política e os políticos tradicionais” e/ou que tenham problemas éticos e jurídicos a resolver. Ele foi eleito com esse discurso. Mas, a campanha passou, o discurso de palanque fica no palanque, e agora vem a realidade como ela é. E o prefeito eleito precisa dos velhos políticos e seus penduricalhos para governar.
Portanto, o que Allyson precisa agora é de apoio, principalmente em Brasília. Robinson é o nome. Na outra ponta da mesa, Robinson precisa de base política-eleitoral para retornar ao cenário em 2022. Mossoró, segundo maior colégio eleitoral, vai oferecer essa base. Allyson é o nome.
FRASE
O custo (vacina CoronaVac) teria uma média de R$ 5 reais a dose
MAURA SOBREIRA - Secretária Adjunta da Saúde do RN, sobre a compra da vacina chinesa para imunizar a população potiguar
VACINA...
A secretária adjunta da Secretaria de Estado da Saúde Pública, Maura Sobreira, afirmou nesta quarta-feira, 9, que a vacinação contra a Covid-19 no estado deve começar em fevereiro do próximo ano. Com a Coronavac, do governo de São Paulo, ou com a Oxford/AstraZeneca, comprada pelo Governo Federal. O RN vai acompanhar o plano de imunização do Ministério da Saúde.
...CONTRA A COVID
Outra boa notícia é que o Ministério da Saúde pode iniciar a vacinação no final de dezembro ou início de janeiro, se a Pfizer conseguir a autorização emergencial e adiantar a entrega do imunizante. O governo brasileiro está fechando o memorando de entendimento com a Pfizer. É a vacina que está mais adiantada. Porém, ela ainda não tem registro na Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA).
DEMOCRATIZAÇÃO
A presidente Izabel Montenegro (MDB) disse ao jornalista Saulo Vale que a Câmara de Mossoró não deve aprovar, nesta legislatura, o projeto de democratização da gestão escolar. Falta consenso entre os vereadores, justifica. O projeto cria eleição direta para 250 cargos de diretor e vice-diretor das escolas municipais. Hoje, por indicação política. E assim eles querem continuar.
COMPROMISSO
O projeto encaminhado pela prefeita Rosalba Ciarlini (PP) ficará para ser votado pela próxima formação do plenário, que toma posse em 1º de janeiro de 2021. Vale lembrar que a gestão democrática da escola é uma das promessas do prefeito eleito Allyson Bezerra (SDD).
EM MOSSORÓ
O prefeito eleito de Acari, Fernando Antônio Bezerra (Solidaridade), tem compromissos em Mossoró nesta quinta-feira, 10. Negócios particulares. E aproveita para almoçar com o amigo empresário Vilmar Pereira.
IDOSOS
O Governo do RN está liberando R$ 50 mil para o Abrigo de Idosos de Mossoró. Os recursos são oriundos de emenda parlamentar da deputada Isolda Dantas (PT). Serão aplicados na aquisição de material de higiene e de gêneros alimentícios.
É NOTÍCIA
1 - Dom Jaime Vieira Rocha, arcebispo da arquidiocese de Natal, é o pregador da novena de hoje da Festa de Santa Luzia. Abordará o tema: "Senhor, dá-nos sempre desse pão". Às 19h, na Catedral.
2 - Mossoró está de luto pela morte de Antônio Dantas Sobrinho, o querido Antônio Buchinho. Vinha lutando pela vida fazia algum tempo e ontem não resistiu. Nosso abraço de solidariedade à jornalista Ana Cláudia Barbalho, sua filha, e a toda família.
3 - Mossoró não fechará bares, restaurantes e clubes nesse momento, apesar do aumento dos casos de Covid-19, mas se continuar em alta, essa medida será tomada. Os comerciantes estão cientes.
4 - O governador de São Paulo, João Doria, afirmou nesta quarta-feira, 9, que a Anvisa vai aprovar e registrar a CoronaVac até o dia 15 de janeiro e que a vacinação no estado começa no dia 25. Que a narrativa político/sanitária se confirme na prática. Amém.
5 - O deputado Arthur Lira (PP-AL), o candidato de Bolsonaro à presidência da Câmara, fez proposta para ter o apoio do PT. Ofereceu mudar a Lei da Ficha Limpa para livrar Lula, combater o que falta da Lava Jato e voltar com o financiamento a sindicatos. Bingo.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.