Quarta-Feira, 05 de fevereiro de 2025

Postado às 08h45 | 12 Dez 2020 | Coluna César Santos 12 de dezembro de 2020

Crédito da foto: Ilustração Dinheiro do Estado vai garantir os salários de dezembro dentro do mês e o restante do 13o em 2021

TODOS SAÍRAM FRUSTRADOS - GOVERNADORA E SERVIDORES

Os representantes do Fórum Estadual dos Servidores saíram frustrados da audiência com a governadora Fátima Bezerra (PT), nesta sexta-feira, 11, porque esperavam melhor resposta do governo às reivindicações das diversas categorias, principalmente no que concerne à atualização dos salários. Desde o segundo ano da gestão passada, do ex-governador Robinson Faria (PSD), em 2016, que o pagamento está atrasado.

Havia uma expectativa otimista para o anúncio que a governadora faria, isso porque o Estado recuperou o poder de arrecadação, com recorde no mês de novembro (veja reportagem completa na página 8), e a própria governadora, em entrevistas recentes, havia afirmado que anunciaria em breve o calendário de pagamento das folhas em aberto e que pagaria as 13 folhas de 2020 dentro do ano.

A previsão da governadora foi reforçada pelo secretário estadual de Tributação, Carlos Eduardo Xavier. Inclusive, em conversa recente com o titular da Coluna César Santos”, ele afirmou que o Estado honraria os salários de dezembro e o 13º salário de 2020 até o último dia deste mês.

Não será possível. Na reunião com os representantes dos sindicatos de servidores, Fátima Bezerra disse que pagará a folha de dezembro em dezembro, mas o 13º salário só será concluído no dia 5 de janeiro de 2021. Quanto as duas folhas em aberto, nenhuma previsão. De concreto, uma nova reunião marcada para o dia 15 de janeiro, quando a governadora promete anunciar as datas de pagamento do mês de dezembro de 2018 e o 13º salário daquele ano.

A decepção dos servidores não é isolada, uma vez que a própria governadora não esconde a frustração. Ela acreditava, com números passados pela Tributação, que era possível pagar as 13 folhas de 2020 dentro do ano e que definiria o calendário de pagamento de 2021, inserindo as folhas que ainda estão em aberto, para apresentar ao Fórum de Servidores.

Talvez, e provavelmente, houve otimismo além da conta, e agora o governo precisa esperar a arrecadação de dezembro para dá uma resposta positiva ao funcionalismo público estadual. Em 15 de janeiro, quando Fátima e os sindicalistas voltarão se reunir, é possível que essa resposta seja dada. 

De qualquer forma, apesar da frustração, há um ambiente favorável e de otimismo. A governadora Fátima Bezerra acredita que atualizará a folha em 2021 e que, a partir daí, manterá rigorosamente em dia.

Porém, há outras demandas no caderninho dos servidores. Reajuste de salários e o concurso público geral vão pautar a luta das categorias em 2021.

 

FRASE

Cara, você quer um conselho? Volta para o Brasil, pelo menos tu não fica em cana

ROBINHO - Jogador, condenado por estupro coletivo na Itália, apostando na impunidade brasileira

 

SANTA LUZIA

Véspera do Dia de Santa Luzia, hoje, tem a tradicional Motorromaria da Luz, que chega a sua 12ª edição. Percorrerá ruas e avenidas de Mossoró, saindo da Catedral, às 21h. Também hoje tem a última noite de novena, com pregação do bispo dom Mariano Manzana sobre o tema: "Reconheceram o Senhor ao partir o pão." Após a novena tem a convivência fraterna com música ao vivo.

 

SAÚDE

Em dois quadrimestres de 2020, a saúde pública de Mossoró absorveu 31,44% do orçamento geral do município. Em números consolidados, segundo a prestação de contas da Saúde: R$ 184.513.403.29. A secretária Saudade Azevedo observa que "esse valor é mais do que o dobro de 15% exigido constitucionalmente." Para 2021, a Saúde terá R$ 204 milhões previstos na LOA.

 

LEI É LEI

O presidente da República deve respeitar a lista tríplice organizada pela comunidade acadêmica quando for nomear reitor das universidades federais. O entendimento do ministro Edson Fachin, do STF, contempla o que diz a lei 5.540/68. A decisão cautelar foi tomada no curso de uma arguição de descumprimento de preceito fundamental, ajuizada pela OAB, que defende a nomeação dos "cabeças" da lista.

 

UFERSA

O entendimento de Fachin consolida a nomeação da reitora Ludimilla Oliveira, da Ufersa, e deve serenar os ânimos no campus universitário. Ludimilla foi a terceira da lista tríplice e nomeada pelo presidente Jair Bolsonaro em agosto deste ano.

 

IFRN

Já a juíza Gisele Leite, da 4ª Vara Federal de Natal, determinou que a União Federal nomeie o professor José Arnóbio como reitor do IFRN. Ele foi o primeiro na consulta acadêmica, mas o MEC não acatou e nomeou um reitor pro tempore, o professor Josué Moreira.

 

POLÍCIA FEDERAL

O Governo autorizou concurso público para a Polícia Federal. Serão 1.500 vagas para os cargos de delegado, escrivão, papiloscopista e agente federal. Em 2021.

 

É NOTÍCIA

1 - Papai Noel foi preservado das medidas restritivas de Mossoró em razão da pandemia da Covid-19. O bom velhinho chegará na segunda-feira, 14, para alegria das crianças na Praça de Eventos.

2 - A Justiça determinou o cancelamento da tradicional festa de 12 de dezembro, véspera do feriado de Santa Luzia em Mossoró. Acatou demanda do Ministério Público Estadual, justificando no cenário de pandemia da Covid-19 que voltou a avançar.

3 - A posse do conselheiro Paulo Roberto Alves na presidência do TCE/RN está marcada para a próxima quarta-feira, 16. Ele presidirá a Corte de Contas pela terceira vez, no biênio 2020/2022.

4 - O jogador Robinson, condenado por estupro na Itália, aconselhou um amigo comparsa, igualmente condenado, a voltar para o Brasil, porque por aqui "não fica preso". Aposta na impunidade no País da impunidade. Lá, Robinho foi condenado a 9 anos de prisão.

5 - O Progressistas caminha para ter o próximo presidente da Câmara. Os dois candidatos mais fortes são do mesmo partido. Artur Lira, do Piauí, tem o apoio do presidente Bolsonaro; Flexa Ribeiro, da Paraíba, é o preferido de Rodrigo Maia, atual presidente da Casa.

Tags:

Coluna
César Santos
JRNAL DE FATO
jornalismo
colunista
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO