Terça-Feira, 04 de fevereiro de 2025

Postado às 12h00 | 13 Dez 2020 | Coluna César Santos - 13 de dezembro de 2020

Crédito da foto: Reprodução Professora doutora Cicília Raquel Maia é a atual chefe de gabinete da Reitoria

SUCESSÃO NA UERN TEM FAVORITA

A professora doutora Cicília Raquel Maia Leite ganha força para a sucessão da Reitoria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Neste momento, em que as discussões ganham corpo nos bastidores da instituição, ela apresenta-se com um passo a frente dos demais possíveis postulantes, devidamente respaldada pelo grupo liderado pelo atual reitor Pedro Fernandes, com endosso da reitora em exercício Fátima Raquel Morais.

Cicília tem a cara da Uern, porque vive a Uern desde que sentou no banco acadêmico para se formar em Ciência da Computação. Seguiu carreira dentro da própria instituição. Professora do Departamento de Informática, com doutorado e pós-doutorado no MIT, ela ganhou a confiança do reitor Pedro Fernandes, que foi o seu professor na graduação, ocupou espaços importantes e circulação entre os segmentos da instituição.

Ela fez parte da equipe de Pedro Fernandes da época que ele era pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, na gestão do reitor Milton Marques de Medeiros (falecido). Depois foi pró-reitora de Recursos Humanos, na primeira gestão de Pedro. Na atual gestão, chegou a ser assessora técnica e está na Chefia de Gabinete da Reitoria desde julho.

Há também um cenário favorável a Cicília Raquel: a academia vive um processo em favor da abertura de espaços para mais mulheres em cargos de comando. A última vez que a Uern foi administrada por uma mulher ocorreu há três décadas; a reitora Maria das Neves Gurgel de Oliveira Castro ocupou o cargo entre 1993/1997. Antes, só a professora Maria Gomes de Oliveira, entre 1973/1977, havia sido reitora da instituição.

Outro ponto favorável é que a oposição está dividida em duas frentes, desde que a professora Hubeônia Alencar se afastou do processo sucessório para ser a secretária de Educação de Mossoró na gestão do prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade), que começa em 1º de janeiro de 2021. Hubeônia era nome de consenso da oposição. Sem ela, abriu-se um fosso entre o grupo do ex-candidato a reitor Gilton Sampaio e do grupo formado por professores doutores do campus de Natal.

Daí, surgiram pelo menos quatro nomes dispostos a concorrer à Reitoria da Uern: Adalberto Veronese, de Educação Física; e Maria José Vidal, de Ciências da Religião, ambos do grupo de Natal; e Kelânia Freire Martins, de Química; e o professor Paulinho, de Letras, do campus central de Mossoró, ligados a Gilton Sampaio.

A falta de consenso na oposição favorece ao grupo do reitor Pedro Fernandes, que abraçou a pré-candidatura de Cecília Raquel Maia, dentro do projeto de continuidade da política universitária implantada pela atual gestão.

É claro que ainda tem um bom tempo para as eleições na Uern, que devem ocorrer entre março e abril de 2021, e alguns cenários devem ser observados. Por exemplo: a atuação da governadora Fátima Bezerra. Antes, ela teria interesse na candidatura de Hubeônia Alencar. Sem Hubeônia, não há sinalização. Já o PT, que nas eleições passadas da Uern apoiou a candidatura derrotada da professora doutora Telma Gurgel, filiada ao Psol, não tem dado interesse, até aqui, ao processo que já está em andamento.

De olho, então, nos próximos capítulos. E nos bastidores da Uern.

 

FRASE

Até o final deste ano anuncio o calendário de pagamento dos servidores para 2021.

FÁTIMA BEZERRA - Governadora do Rio Grande do Norte

 

SALÁRIOS

Apesar da frustração do Fórum Estadual dos Servidores, há um ponto positivo da audiência com a governadora Fátima Bezerra (PT): o compromisso de iniciar o pagamento das duas folhas salariais em aberto em janeiro próximo. A governadora garantiu que na primeira quinzena de janeiro anunciará as datas de pagamento. Também vai anunciar o calendário completo de 2021.

 

TÚNEL DO TEMPO

Há 54 anos, era inaugurada a Casa de Saúde Santa Luzia de Mossoró, pelas mãos do médico Leodécio Fernandes Néo, com a presença do governador monsenhor Walfredo Gurgel. A unidade de saúde também foi idealizada pelos médicos Sebastião Maltez, José Mário de Oliveira e César Alencar. O primeiro paciente veio de Janduís, popular "Paulo Chia". Hoje, a Casa de Saúde não existe mais.

 

SANTA LUZIA

A governadora Fátima Bezerra (PT) e a prefeita Rosalba Ciarlini (Progressistas) se encontram hoje no encerramento da Festa de Santa Luzia. Devem participar da carreata entre o campus da Uern e a Catedral, onde o bispo dom Mariano Manzana presidirá a cerimônia de encerramento da festa 2020.

 

SANTA LUZIA

Pela primeira vez na história, a festa da padroeira dos mossoroense não terá a tradicional procissão. Mas a imagem da santa vai peregrinar nos bairros da cidade a partir das 6h, de biblicleta, cavalos, caminhões e carros. Ponto alto será a "Revoada de Santa Luzia", com a imagem sobrevoando a cidade, de avião, a partir das 14h.

 

POLÊMICA

O novo Fundeb, aprovado pela Câmara dos Deputados, destina dinheiro público para escolas ligadas a igrejas e do sistema S, que são instituições privadas. Virou polêmica. Da bancada potiguar, apenas os deputados Rafael Motta (PSB) e Natália Bonavides (PT) votaram contra.

 

DESCANSE EM PAZ

O rádio mossoroense está de luto com a morte de Antônio Pereira de Melo, o "Coroné Pereira", como fez sucesso na Tapuyo, Difusora e Libertadores. Perdeu a luta contra um câncer, aos 78 anos, neste sábado, 12.

 

É NOTÍCIA

1 - Há 52 anos, o AI-5 é editado, num golpe dentro do golpe. Congresso era fechado e tinha início a onda de cassações. O Brasil de coturno vivia o pior momento de sua história.

2 - Nesta data, em 2003, a governadora Wilma de Faria (falecida) autorizava o início da construção do prédio-sede da Faculdade de Medicina da Uern, anexo ao Hospital Tarcísio Maia, em Mossoró. A obra teve investimento de R$ 1,1 milhão.

3 - Fabricantes de seringa afirmam que será impossível atender a demanda do Governo Federal e dos estados para vacinação contra a Covid-19. Corre o risco de ter vacina, mas não ter seringa.

4 - "Amor por Mossoró", do macaibense Antônio Carlos da Silva Brito, venceu o Concurso de Música Autoral: "Declare seu Amor por Mossoró. O compositor Renato Borges, de Manaus/AM, ficou em segundo com a canção "Saudades de Mossoró". Legado da Aldir Blanc.

5 - Ainda é tempo para comprar o bilhete do tradicional sorteio de Santa Luzia. Basta procurar os organizadores na Catedral ou na Lojinha de Santa Luzia. O sorteio será realizado logo após a cerimônia de encerramento da festa, às 19h, no adro da Catedral.

Tags:

Coluna
César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO