Quarta-Feira, 05 de fevereiro de 2025

Postado às 14h30 | 16 Dez 2020 | Supostas 'laranjas' criam problema para vereadores eleitos de Mossoró

Crédito da foto: Reprdução Pablo Aires será diplomado pela Justiça Eleitoral nesta quarta-feira, 16

Está um curso investigação que apura a suposta prática de candidaturas “laranjas” nas eleições para a Câmara Municipal de Mossoró. Pelo menos cinco partidos estariam envolvidos na prática e que pode levar a cassação de chapas proporcionais e, por gravidade, de candidatos eleitos.

Inclusive, uma ação do suplente de vereador Marrom, do Democracia Cristã (DC), tentou evitar a diplomação do vereador eleito Pablo Aires, do PSB. Para Marrom, o PSB teria recorrido a “laranjas” para completar a cota de 30% de gênero.

Marrom, por meio de advogados, pediu uma liminar à Justiça Eleitoral para impedir a diplomação de Aires. Mas, a juíza Giulliana Silveira de Souza, titular da 33ª Zona Eleitoral, negou o pedido e, por gravidade, permitiu que Aires receba o diploma na tarde desta quarta-feira (16).

No entendimento da juíza eleitoral, as investigações ainda estão no seu início e seria “temeroso reverter uma decisão das urnas na atual conjuntura.”

A juíza da 33ª zona eleitoral escreveu:

“É de se esclarecer, na oportunidade, que, nada obstante, em eventualmente restando-se comprovada, após a devida apuração dos fatos e o exercício do contraditório e da ampla defesa, a prática dos supostos atos fraudulentos narrados na inicial, atentatórios que são à soberana vontade do eleitorado e à igualdade de oportunidades que deve vigorar no pleito, deverão os diplomas a serem expedidos na tarde de hoje, em sendo o caso, vir a serem cassados e, com isso, os respectivos mandatos desconstituídos, procedendo-se, então, ao novo cálculo dos quocientes eleitoral e partidário, conforme pretendido pelo autor.”          

Além do PSB, são alvos de ações oferecidas a Justiça Eleitoral: PSC, PSD, Cidadania e Patriotas.

Tags:

Vereador
laranja
PSB
PSC
PSD
Patriotas
Cidadania
Mossoró
Justiça Eleitoral

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO