Quarta-Feira, 05 de fevereiro de 2025

Postado às 09h15 | 17 Dez 2020 | Coluna César Santos - 17 de dezembro de 2020

Crédito da foto: Reprodução Ministro Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional

OESTE TERÁ ÁGUA DO SÃO FRANCISCO

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, disse nesta quarta-feira, 16, que a bacia hidrográfica Apodi/Mossoró será contemplada no quarto eixo do Projeto de Integração do rio São Francisco (PISF), e adiantou que o Governo Federal vai lançar licitação para esta obra no dia 24 deste mês. O investimento previsto é de R$ 1,7 bilhão.

A afirmação do ministro veio dois dias após a governadora Fátima Bezerra (PT) afirmar a Coluna César Santos que o Rio Grande do Norte só assinará o protocolo de gestão e uso de águas do São Francisco se o governo garantir a inclusão do ramal Apodi/Mossoró. O protocolo deve ser assinado pelos quatro estados contemplados pela integração das águas do São Francisco: Pernambuco, Ceará, Paraíba e o Rio Grande do Norte.

“Nós não podemos de maneira nenhuma abrir mão do ramal Apodi/Mossoró, que é localizado na região mais seca do nosso estado, o Oeste, e onde fica a segunda maior cidade”, justificou a governadora.

Segundo Marinho, quando for concluído, o ramal vai trazer água para o estado pelo município de Major Sales, no Alto Oeste, e percorrer toda a região liderada por Mossoró, atendendo a 36 municípios e 800 mil hectares da chapada do Apodi.

Marinho garantiu que as águas da transposição do Rio São Francisco chegarão ao Rio Grande do Norte entre outubro e dezembro de 2021. Em entrevista pela Inter TV Cabugi, de Natal, Marinho disse que as obras do eixo norte, que levaram águas até o Ceará, em 2020, deverão continuar, para levar água agora para parte da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

"A partir de Jati, no Ceará, a ideia é mantermos o cronograma físico e financeiro para que entre outubro e dezembro do próximo ano as águas cheguem ao Rio Grande do Norte, a partir do Jardim de Piranhas", declarou Marinho.

Após entrar no estado, as águas terão como destino o município de Jucurutu, chegando à barragem de Oiticica - obra que, segundo o ministro, também tem previsão de entrega em 2021. "Estamos fazendo todos os esforços para que no próximo ano tenhamos a conclusão da barragem, que não falte os recursos necessários, porque é uma barragem que vai reservar mais de 600 milhões de metros cúbicos e será a 'caixa d'água' da entrada do eixo norte no estado do Rio Grande do Norte", afirmou.

De Oiticica, as águas deverão seguir pelo Rio Piranhas-Açu até a barragem Armando Ribeiro Gonçalves. De acordo com Marinho, o governo também abriu o processo licitatório para o projeto executivo da adutora Seridó, que deverá retirar água das duas barragens para abastecer 24 municípios da região Seridó. A obra deverá custar R$ 280 milhões.

 

FRASE

Estamos fazendo todos os esforços para que no próximo ano tenhamos a conclusão da barragem

ROGÉRIO MARINHO - Sobre a conclusão da Oiticica, que vai receber as águas do São Francisco

 

DE OLHO

Se depender do deputado Kelps Lima, o Desenvolvimento Econômico da gestão Allyson Bezerra será ocupado pelo advogado natalense Arthur Dutra. Indicação feita. A intenção de Kelps não é a boa performance da pasta, mas de monitorar Allyson na disputa pelo controle do Solidariedade. Dutra, se trocar Natal por Mossoró, será os olhos e ouvidos de Kelps no Palácio oficial.

 

ORIGEM

Arthur Dutra surgiu em 2015, nas manifestações pelo impeachment da presidente Dilma (PT), como um dos organizadores do MBL do RN. Tentou se filiar ao Novo, mas foi rejeitado. Acabou no Solidariedade. Em 2018, foi candidato a deputado federal, recebendo 11.762 votos; em 2020, tentou se eleger vereador de Natal, mas recebeu apenas 1.619 votos. Ele é lotado no gabinete de Kelps Lima.

 

ESPORTES

O vereador reeleito Raério Cabeça (PSD) só não será secretário de Esportes se não quiser. Foi convidado pelo prefeito eleito Allyson Bezerra (Solidariedade). O próprio Raério confirmou o convite. Se ele aceitar, abrirá vaga para o primeiro suplente Vladimir de Cabelo de Negro (PSD) na Câmara Municipal de Mossoró.

 

CHUTEIRA

Raério Cabeça se identifica com o esporte. Ele foi jogador profissional de futebol, defendendo o Potiguar nas décadas de 80/90. Era um polivalente, jogava de lateral, zagueiro ou de centroavante. Também atuou em campeonatos de bairros de Mossoró. Conhece bem a realidade do esporte local.

 

LARANJAS

As ações que estão chegando à Justiça Eleitoral apontam candidaturas "laranjas" no PSB, PSC, PSD, Patriotas e Cidadania. Seriam candidaturas laranjas para preencher a cota de gênero e receber recursos do fundo eleitoral. Se comprovado, haverá mudança em cinco cadeiras na formação da Câmara de Mossoró.

 

LARANJAS II

Quase duas dezenas de candidatos a vereador de Mossoró tiveram menos de 10 votos. Boa parte recebeu apenas 1 voto, depositado pelo próprio, suponha-se.

 

É NOTÍCIA

1 - Segundo pesquisa Ibope, divulgada nesta quarta-feira, 16, o governo Bolsonaro é aprovado por 35% e desaprovado por 33% dos brasileiros. Outros 30% consideram o governo regular.

2 - O Mercado do Bode de Mossoró está completando 19 anos hoje. Inaugurado pela prefeita Rosalba Ciarlini, na sua segunda gestão, em 17 de dezembro de 1999, com a denominação Centro de Comercialização de Animais "Armando Buá".

3 - Nesta data, em 1989, Fernando Collor de Mello se elegia presidente do Brasil com 35 milhões de votos, derrotando Lula que obteve 31,7 milhões de votos. O resto da história o brasileiro lamenta.

4 - Nesta data, em 2012, a desembargadora Judite Nunes, então presidente do Tribunal de Justiça do RN, inaugurada o novo prédio do Fórum Dr. Silveira Martins, na "Avenida da Justiça" em Mossoró. Um palácio grandioso distribuído em 8.896 metros quadrados.

Tags:

Coluna
César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO