SUCESSÃO NA UERN GANHA RITMO
A sucessão na Reitoria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) avançou nesta segunda-feira, 21, com o lançamento da pré-campanha da chapa de oposição “Muda Uern”, formada pelos professores doutores Adalberto Veronese (reitor) e Maria José Vidal (vice-reitor), ambos do campus avançado de Natal.
Na live de lançamento, os pré-candidatos defenderam mudança no comando da Uern “por uma gestão democrática, competente e inclusiva”.
Adalberto Veronese da Costa é professor da Uern desde 2006. É Doutor em Ciências do Desporto (UTAD Portugal) e Mestre em Ciências da Saúde (UFRN). Sua trajetória na Uern inclui Coordenação do Programa Mais Saúde, Pró-Reitoria Adjunta de Extensão, participação no Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos e Diretoria de Assistência Estudantil. Coordenou projetos importantes como FESTUERN e Educarte/PROEXT. Atualmente, coordena o Laboratório de Avaliação do Desempenho Aquático – LADA/UERN e atua como orientador dos Projetos de Pesquisa de Iniciação Científica e Tecnológica PIBIC, PIBITI e PIBIC-EM.
Já Maria José da Conceição Souza Vidal, também conhecida como Preta, passou a integrar o corpo docente da Uern a partir de 2012, como professora efetiva no Campus de Caicó. Com mestrado e doutorado em Filosofia (UFRN), sua trajetória inclui participação no Comitê de Ética em Pesquisa e representante do Campus de Natal junto à Aduern. Fora da instituição, atuou na Fapern como diretora Científica, foi Orientadora Social no Projeto de Desenvolvimento Social e Humano - denominado “Agente Jovem” e membro da ONG Feminista Bandeira Lilás e da MMM - Marcha Mundial das Mulheres. Atualmente é adjunta nível IV, no Campus Natal, no Curso de Ciências da Religião, coordena o Projeto de Monitoria em Educação Especial e está como orientadora de trabalhos de conclusão de curso.
A chapa “Muda Uern” não é unanimidade na oposição. Divide espaço com o grupo liderado pelo professor doutor e ex-candidato a reitor Gilton Sampaio. Esse grupo alimenta a pré-candidatura da professora doutora Kelânia Freire.
A oposição dividida favorece ao projeto de manutenção de poder do grupo liderado pelo reitor licenciado Pedro Fernandes e da reitora em exercício Fátima Raquel. Eles apoiam para a Reitoria a professora doutora Cicilia Raquel.
O interessante é que os três pré-candidatos a reitor fizeram ou fazem parte da equipe de Pedro Fernandes. Adalberto Veronese foi pró-reitor adjunto de extensão na primeira gestão de Fernandes; Kelânia Freire foi pró-reitora de Recursos Humanos também na primeira gestão de Fernandes; e Cicilia Raquel é a atual chefe de Gabinete da Reitoria e também ocupou a Pró-reitoria de Recursos Humanos na gestão de Pedro Fernandes.
É um sinalizador que o atual reitor implantou um novo processo dentro da instituição, administrativo e de força política, quebrando o longo período em que a Uern era influenciada de fora para dentro por grupos político-partidários. Esse processo deve continuar, seja qual for o reitor ou reitora escolhido (a) pela comunidade universitária, uma vez que todos comungam das mesmas ideias do reitor Pedro Fernandes.
FRASE
Como advogado, justiça militante. Como juiz, justiça imperante. Nas duas missões, a busca pela justiça.
EDUARDO ROCHA - No discurso de posse no cargo de desembargador do TRT/RN
IFRN TEM REITOR
Demorou oito meses para o presidente Jair Bolsonaro respeitar a comunidade escolar do IFRN e nomear o reitor José Arnóbio. Isso mesmo, registre-se, por força de decisão judicial assinada pela juíza Gisele Leite, da 4ª Vara Federal do RN. A nomeação do novo reitor está publicada no Diário Oficial da União. Por gravidade, fica suspensa a nomeação do reitor pro tempore Josué Moreira.
ENERGIA ELÉTRICA
O bairro Planalto 13 de Maio, o principal do Grande Alto de São Manoel, passou a contar com energia elétrica a partir desta data, em 1977. Obra da gestão do governador Tarcísio Maia que instalou 260 postes ao longo do bairro. A solenidade de inauguração contou com a presença de Tarcísio Maia e do presidente da Companhia de Serviços Elétricos do RN (COSERN), Getúlio Nóbrega.
ESPORTES
Com orçamento minguado, a Secretaria de Esportes não atraiu o vereador reeleito Raério Cabeça (PSD). Ele não aceitou o convite do prefeito eleito Allyson Bezerra (Solidariedade) para assumir a pasta. Sobrou para o ex-jogador de futebol Júnior Xavier, que foi anunciado por Allyson nesta segunda, 21.
HABILIDOSO
Júnior Xavier foi um craque nos gramados. Centroavante habilidoso que desfilou futebol vistoso no Grêmio, de Porto Alegre; Vitória da Bahia; Rio Branco, de São Paulo. Começou no Potiguar, jogou no Baraúnas e em vários outros clubes do País.
ENCRENCA
Para não aumentar despesas com a instalação de dois novos gabinetes de vereador, a Câmara de Mossoró estuda reduzir o número de comissionados e valores de remuneração. É uma alternativa para respeitar a lei completar 173/20, que veda o aumento de despesas no setor público até 31 de dezembro de 2021. A maioria dos novatos não aceita.
É GRAVE
Quando a Câmara aumentou de 21 para 23 o número de vereadores, não observou a lei federal que entrou em vigor quatro meses antes. Agora, prestes a empossar os eleitos deste ano, o problema bateu à porta da Casa.
É NOTÍCIA
1 - Instituto Butantan garante que terá 10,8 milhões de doses da vacina CoronaVac até o dia 31 de dezembro. E o pedido de registro do imunizante será feito nesta quarta-feira, 23, à Anvisa.
2 - A agência Reguladora da União Europeia autorizou a vacina Pfizer/ BioNTech. Países como França, Alemanha, Áustria e Itália devem começar a vacinar a população próximo domingo, 27. Cada país será responsável pela vacinação em seu território.
3 - Fim de semana de luto com as mortes de Dona Lourdinha (mãe da vereadora Sandra Rosado), jornalista Dodora Guedes, professor Felipe Caetano, colunista social Cesimar Oliveira.
4 - O município-praia de Tibau será o destino dos mossoroenses no feriadão do Natal e Ano Novo. No último dia do ano, a praia mais badalada da Costa Branca ficará superlotada. De Mossoroenses e oestanos que ocuparam os alpendres e a orla. Pode anotar.
5 - Absurdo o que ocorreu com o jogador Gerson, do Flamengo. O "cale a boca, negro", que teria dito o colombiano Ramírez, do Bahia, é racismo na sua pior face. E intolerável sob todos os aspectos. Que o futebol não deixe passar impune. Seja exemplo.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.