DUAS BOAS NOTÍCIAS
Duas notícias importantes nesta terça-feira, 22, no que diz respeito à chegada de vacinas para imunizar o povo brasileiro contra o novo coronavírus:
1 – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) certificou a Sinovac que está desenvolvendo a CoronaVac com o Instituto Butantan. É mais um passo importante para o registro do imunizante, última etapa antes de começar a vacinação.
O Butantan e a farmacêutica chinesa devem apresentar o pedido de registro a Anvisa nesta quarta-feira, 23, conforme previsto e anunciado pelo governador de São Paulo, João Doria. E a previsão do início da vacinação está mantida para o dia 23 de janeiro de 2021.
2 - A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) pretende entregar o primeiro lote de um milhão de doses da chamada “vacina de Oxford” ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde na semana de 8 de fevereiro de 2021. A expectativa do ministério é que, nos próximos meses, o país conte com 258,4 milhões de doses de várias vacinas contra o coronavírus.
Em audiência pública na Comissão Externa da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira, a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, afirmou que a fundação irá produzir mais de 1 milhão de doses na segunda semana de fevereiro e, a partir daí, estabelecer uma meta de 700 mil doses diárias da vacina, que é desenvolvida em conjunto com a Universidade de Oxford e a empresa AstraZeneca.
Trindade informou ainda que haverá uma reunião com a cúpula da farmacêutica para saber se, além da produção da Fiocruz, o Brasil poderá comprar vacinas prontas produzidas ao redor do mundo.
O secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, fez as contas: 42 milhões de doses do consórcio Covax Facility; 100,4 milhões da vacina de Oxford; e 70 milhões da vacina da Pfizer. Para o imunizante produzido em conjunto pela chinesa Sinovac e pelo Instituto Butantan, a expectativa é ter 46 milhões de doses: 9 milhões seriam entregues em janeiro, 15 milhões em fevereiro e 22 milhões em março de 2021; totalizando 258,4 milhões de doses.
Medeiros apontou os critérios para a definição dos grupos prioritários: a situação epidemiológica e uma preocupação com a manutenção de serviços essenciais. Ele citou outros grupos que devem ser incluídos.“A gente precisa pensar também na população indígena, na população ribeirinha, na população quilombola, nessas populações que têm uma vulnerabilidade maior, onde a gente verifica, portanto, o olhar do Ministério da Saúde a esses grupos populacionais como grupos prioritários”, disse.
O Ministério da Saúde ainda não tem um cronograma da vacinação. Isso gera apreensão. Outras partes do mundo já estão vacinando como a Europa e os Estados Unidos.
O governo brasileiro diz que não tem como apresentar um cronograma de vacinação se ainda não tem um imunizante registrado e autorizado pela Anvisa. Mas, assegura que não haverá problema com a distribuição uma vez que o programa de vacinação do Brasil é um dos melhores do mundo e que está pronto para imunizar a população.
FRASE
No início de 2020, quase 100 mil unidades paralisadas, mas 30 mil foram retomadas
ROGÉRIO MARINHO – Ministro sobre as obras tocadas pelo Desenvolvimento Regional em 2020
UFERSA 2021
O semestre 2020.2 da Ufersa será iniciado no dia 22 de fevereiro de 2021, com aulas presenciais, de forma gradual e segura. O pró-reitor de Graduação, professor Sueldes Araújo, afirma que a instituição adotará protocolos de biossegurança nas atividades práticas. O calendário acadêmico para 2021 foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da instituição de ensino superior.
SANEAMENTO
O Rio Grande do Norte vai receber do Governo Federal mais R$ 45 milhões para nova etapa do saneamento básico em Natal, Mossoró, Parnamirim, Macaíba e Ceará-Mirim. O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, destaca que as obras vão beneficiar mais de 1 milhão de potiguares e proporcionar a abertura de mais de 60 mil postos de trabalho nas cidades contempladas.
COMUNICAÇÃO
O jornalista Regy Carte será o secretário de Comunicação Social na gestão do prefeito eleito e diplomado Allyson Bezerra (Solidariedade). Excelente aquisição. Regy é competente, bem relacionado e com trânsito livre em todos os veículos de comunicação de Mossoró. Atualmente, comanda a comunicação da Câmara.
VOTO VENCIDO
A deputada potiguar Natália Bonavides é contra o PT se aliar ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), na disputa pela presidência da Casa. Como maior partido de oposição, ela entende que o PT deve ter candidatura própria. A sua opinião foi vencida na reunião da bancada petista na Câmara.
MISTURADOS
O bloco que está com Maia é formado por PT, PDT, PSB, Rede e PCdoB. A frente foi formada para evitar a eleição do deputado Arthur Lira (PP/AL), apoiado pelo presidente Bolsonaro. Rodrigo Maia está entre os deputados Baleia Rossi (MDB/SP) e Aguinaldo Ribeiro (PP/PB).
LÊNIO MAIA
O presidente estadual do PSC, deputado Coronel Azevedo, convidou o empresário Lênio Maia para se filiar ao partido e ser candidato a deputado em 2022. Lênio mostrou-se interessado, mas sem pressa para tomar decisão.
É NOTÍCIA
1 - O Rio de Janeiro mantém a escrita de políticos corruptos com a prisão do prefeito Marcelo Crivella. Nos últimos 20 anos, quase todos que tiveram no poder fluminense foram presos.
2 - O STJ enviou ofícios à Fiocruz e ao Instituto Butantan pedindo reserva de doses de vacinas contra a Covid-19 para os seus ministros e servidores. A corte superior jura que não é "fura fila", mas sim uma intenção de comprar o imunizante. Acredita?
3 - Os moradores do bairro Bom Jesus receberam as novas instalações da Unidade Básica de Saúde "Dr. Antônio Soares Júnior". Obra inaugurada pela prefeita Rosalba Ciarlini na segunda-feira, 21.
4 - A taxa de ocupação de leitos críticos e UTI no Rio Grande do Norte estava na média de 60% nesta terça-feira, 22. A Secretaria de Saúde diz que a queda tem origem na abertura de 104 novos leitos, sendo 63 de UTI e 41 clínicos. Mossoró recebeu 20 leitos.
5 - A revista Papangu está voltando pelas ondas da grande rede, com a irreverência de conteúdo de seu idealizador Túlio Ratto. O retorno, oito anos depois, contempla um portal cultural e uma versão flip mensal. Com o selo da Lei Aldir Blanc. Muito bom.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.