TERCEIRO TEMPO DAS ELEIÇÕES
O Ministério Público Eleitoral do Rio Grande do Norte apresentou denúncia contra a prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini (Progressistas), por suposto abuso de poder político nas eleições municipais deste ano.
A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), assinada pelo promotor Hermínio Souza Perez Júnior, pede a suspensão dos direitos políticos de Rosalba por oito anos. A ação será julgada pela juíza Giulliana Silveira de Souza, titular da 33ª Zona Eleitoral.
O promotor aponta, em sua peça de denúncia, que a prefeita teria utilizado o mesmo material institucional em suas redes sociais pessoais, sendo, inclusive, notificada pelo MP Eleitoral.
Escreve: “Durante a campanha eleitoral propriamente dita, essas fotos, inicialmente veiculadas nos perfis institucionais do município de Mossoró, foram utilizadas na campanha eleitoral de rua da candidata Rosalba Ciarlini (não reeleita).”
O MP Eleitoral informa que está apurando indícios de que as postagens nas redes institucionais e pessoais foram feitas de forma sincronizada. “Até mesmo a hastag #mossorocontraocorona foi entendida como uma forma de promover a prefeita, inclusive com a criação de uma página no Instagram”, diz.
A peça é mais um ingrediente da judicialização das eleições municipais de Mossoró. Antes da AIJE contra Rosalba Ciarlini, já havia chegado à mesa da juíza eleitoral Giulliana Silveira duas outras ações por suposto abuso de poder e captação ilícita de votos contra o prefeito eleito Allyson Bezerra (Solidariedade). As ações contra Allyson são patrocinadas pelo MP Eleitoral e pelo advogado Canindé Maia, assessor jurídico da coligação Força do Povo, que lastreou a campanha da chapa Rosalba/Jorge do Rosário (PL).
O MP Eleitoral acusa Allyson de ter usado recursos públicos, da verba de gabinete do seu mandato de deputado estadual, para bancar distribuição de material nas redes sociais, antes mesmo da campanha eleitoral. Ele nega.
Já o advogado Canindé Maia acusa Allyson de abuso de poder, com captação ilícita de votos. O prefeito eleito também nega.
Também estão nas mãos da juíza Giulliana Silveira as 15 ações contra cinco partidos que teriam usado “candidaturas laranjas” para cumprir a cota de gênero exigida por lei. As ações atingem o PSD, PSC, Patriotas, Cidadania e PSB. As ações são patrocinadas pelos vereadores não reeleitos Aline Couto (PSDB) e Tony Cabelos (PP) e pelo suplente Marrom Lanches (DC).
As ações, se julgadas procedentes, atingem sete vereadores eleitos: Raério Cabeça (PSD), Naldo Feitosa e Lamarque (PSC), Omar Nogueira (Patriotas), Gideon Ismaias e Edson Carlos (Cidadania) e Pablo Aires (PSB).
Por gravidade, seriam eleitos pela ordem: Aline Couto (PSDB), Marrom Lanches (DC), Tony Cabelos (PP), Ozaniel Mesquita (DEM), Plúvia (PT), Alex do Frango (PV) e Victor Carneiro (Solidariedade).
Portanto, as eleições municipais de Mossoró não terminaram com o voto da urna, nem a diplomação dos eleitos garante que eles cumprirão seus mandatos. A disputa no ambiente jurídico pode mudar tudo, ou não, mas demonstra que a luta continuará acirrada.
FRASE
Não vou calar a boca. A minha luta, a luta de todos os negros, não vai parar
GERSON - Jogador do Flamengo, vítima de racismo no futebol
AVISO
Hoje, véspera do feriado do Natal, as agências bancárias funcionarão em horário especial por apenas duas horas na parte da manhã. A abertura nos estados que funcionam no mesmo horário de Brasília, será das 9h às 11h; nos demais estados, das 8h às 10h. Vale lembrar que no dia 31 de dezembro e 1º de janeiro, as agências bancárias permanecerão fechadas para atendimento ao público.
ENERGIA SOLAR
O RN fecha 2020 com captação de R$ 2.043 bilhões em investimentos no setor solar. São 25 grandes usinas solares contratadas, que somam 943 MW de potência instalada. Isso representa um aumento de 257% em número de empreendimentos em relação a 2019. Os projetos contemplam os municípios de Assú, Jandaíra, Lagoa Nova, Lajes, Pedro Avelino, Serra do Mel e Touros.
DEFINIDO
A posse dos eleitos em Mossoró será realizada no Teatro Dix-huit Rosado, às 14h30 do dia 1º de janeiro de 2021. Primeiro, serão empossados os 23 vereadores; em seguida, a eleição da nova Mesa Diretora; depois, o presidente eleito dará posse ao prefeito e vice-prefeito, Allyson Bezerra e Fernandinho das Padarias.
MAIS VELHO
A sessão de posse dos vereadores será presidida pelo vereador reeleito Raério Cabeça (PSD), por ele ter a maior idade entre os 23 futuros inquilinos da Casa.
SUCESSÃO...
Duas chapas formadas para reitor e vice-reitor da Uern, ambas de oposição: 1 - "Uma outra Uern é possível" formada pelos professores doutores Paulinho Silva/Kelânia Freire, com atuação no campus central de Mossoró; 2 - "Muda Uern", dos professores doutores Adalberto Veronese/Maria José (Preta), do campus de Natal.
...NA UERN
O grupo liderado pelo reitor licenciado Pedro Fernandes terá a candidatura da professora doutora Cicilia Raquel Maia, atual chefe de Gabinete da Reitoria. Também tem o aval da reitora em exercício Fátima Raquel Morais. As eleições na Uern serão realizadas entre março e abril de 2021.
É NOTÍCIA
1 - Diante da pandemia do novo coronavírus, o desemprego vai batendo novos recordes no Brasil. Em novembro, houve um aumento de 2% frente a outubro, chegando a 14 milhões de pessoas.
2 - O professor Etevaldo Almeida, titular da Uern, será o próximo secretário de Cultura de Mossoró. Ele foi confirmado pelo prefeito eleito Allyson Bezerra (Solidariedade). Etevaldo apresenta na bagagem a atuação como coordenador pedagógico do Festuern.
3 - A Polícia Federal está na cola de camelôs em São Paulo que estão vendendo "vacina" contra o novo coronavírus. Não é pra rir. Mas, o Brasil teria que ser inventado se não existisse. Aí mata.
4 - O governador João Doria decretou uma série de restrições para o simples cidadão paulistano no Natal e Réveillon e se mandou para curtir a festa em Miami com a família. Postou nas redes sociais, gerando revolta. Daí, decidiu voltar para dizer que é bonzinho.
5 - O comércio de Mossoró funcionará hoje das 8h às 18h, conforme acordo do Sindilojas com o Secom. Amanhã, não haverá funcionamento. Também está definido que no dia 31 as lojas ficarão abertas até as 15h. Os supermercados terão funcionamento diferenciado.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.