Quarta-Feira, 05 de fevereiro de 2025

Postado às 11h45 | 01 Jan 2021 | Coluna César Santos - 1o de janeiro de 2021

Crédito da foto: Reprodução A vida pode ser melhor, só depende de você

A VIDA E O ANO NOVO

Talvez, e provavelmente, muitos nesse momento estão reproduzindo o poema de Mário Quintana sobre A VIDA. E a coluna vai se associar à multidão. O texto nos leva a reflexões em um mundo cheio de incertezas, onde estamos saindo de ano pandêmico para um Ano Novo repleto de dúvidas, mas também de esperanças. Vamos renovar a nossa crença em um mundo melhor, viver o que ele nos oferecer. E agradecer a DEUS a cada manhã pelo milagre da VIDA, como escreve Quintana:

"Depois de muitas quedas, eu descobri que, às vezes, quando tudo dá errado, acontecem coisas tão maravilhosas que jamais teriam acontecido se tudo tivesse dado certo.

Eu percebi que quando me amei de verdade pude compreender que, em qualquer circunstância, eu estava no lugar certo, na hora certa.

Então pude relaxar… pude perceber que o sofrimento emocional é um sinal de que estou indo contra a minha verdade.

Parei de desejar que a minha vida fosse diferente e comecei a ver que tudo o que acontece contribui para o meu crescimento.

Desisti de querer ter sempre razão e com isso errei muito menos vezes.

Desisti de ficar revivendo o passado e de me preocupar com o futuro. Isso me mantém no presente, que é onde a vida acontece.

Descobri que na vida a gente tem mais é que se jogar, porque os tombos são inevitáveis.

Percebi que a minha mente pode me atormentar e me decepcionar. Mas quando eu a coloco a serviço do meu coração, ela se torna uma grande e valiosa aliada.

Também percebi que sem amor, sem carinho e sem verdadeiros amigos a vida é vazia e se torna amarga.

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.

Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo…”

 

FRASE

Desisti de querer ter sempre razão e com isso errei muito menos vezes.

MÁRIO QUINTANA - Poeta, tradutor e jornalista, no poema A VIDA

 

POSSE

A posse do prefeito, vice-prefeito e dos 23 vereadores de Mossoró acontece hoje no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, às 14h30. Primeiro, os vereadores tomam posse em sessão presidida pelo mais velho, Raério Cabeça (PSD); em seguida, realiza-se eleição da Mesa Diretora. O presidente eleito empossará o prefeito Allyson Bezerra (SDD) e o vice Fernandinho das Padarias (PSD).

 

PRESIDENTE

O vereador Lawrence Amorim (Solidariedade) chegará para tomar posse com a certeza de que será eleito presidente da Câmara Municipal de Mossoró. Ele foi dormir com votos suficientes para garantir a tranquilidade. Só o inusitado pode tirar essa certeza na hora da votação. Lawrence já foi prefeito do município de Almino Afonso por dois mandatos e era suplente de deputado federal.

 

VAI QUE É SUA...

Allyson Bezerra (Solidariedade) assumirá a Prefeitura de Mossoró organizada, com quase R$ 200 milhões em caixa para obras e com crédito para contratar novos financiamentos. Também receberá mais de R$ 500 milhões em projetos prontos, aptos a receber recursos federais por meio de convênios em ministérios.

 

DESAFIO

Eleito com 47,52% dos votos dos mossoroenses, Allyson assume pela primeira vez um cargo de executivo. A missão de governar para mais de 300 mil habitantes é desafiadora. Ele formou um secretariado técnico, com bons currículos, mas que também vai desafiar na nova experiência. A expectativa é grande - e positiva.

 

NOVO MODELO

Não é só o perfil técnico que inovará a gestão municipal de Mossoró. Allyson Bezerra vai promover uma reforma administrativa logo nos primeiros meses, com extinção de secretarias e criação de outras. Dentro do novo modelo de governo.

 

COMPROMISSO

Entre as promessas feitas em campanha por Allyson, a mais desafiadora será a construção e instalação da UPA dos Abolições. Algo impensável nesse momento, sob os aspectos legal e financeiro. Vamos acreditar.

 

É NOTÍCIA

1 - O Rio Grande do Norte terminou o ano pandêmico com 2.993 mortes pela Covid-19, 118.083 casos confirmados, 59.241 suspeitos, 274.580 casos descartados e 68.394 pessoas curadas.

2 - A governadora Fátima Bezerra (PT) reservou o último dia útil de 2020 para anunciar a convocação de 1.336 professores (entre efetivos e temporários) e 332 novos bombeiros militares. A lista dos convocados está publicada no Diário Oficial do Estado do dia 31.

3 - Há nove anos, a pediatra Rosalba Ciarlini tomava posse como governadora do Rio Grande do Norte. Antes, só Jerônimo Dix-sept Rosado Maia havia assumido o cargo como legítimo representante de Mossoró.

4 - O ano novo se inicia com a expectativa de uma vacina para imunizar os brasileiros contra a Covid-19. O Ministério da Saúde prevê para 25 de janeiro ou 8 de fevereiro. O Governo do RN afirma que está pronto para iniciar a imunização na última semana de janeiro.

5 - A edição de hoje do JORNAL DE FATO circula com os cadernos temáticos do domingo e também com as revistas de TV e DOMINGO. É que em razão do feriado, o impresso voltará a circular na terça-feira, 5 de janeiro. A cobertura continua no defato.com.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO