Quarta-Feira, 05 de fevereiro de 2025

Postado às 10h30 | 07 Jan 2021 | Coluna César Santos - 7 de janeiro de 2021

Crédito da foto: Ilustração Briguinha tola atrasa a cidade

QUE TAL RESPEITAR MOSSORÓ?

Não tem jeito. O prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) e a ex-prefeita Rosalba Ciarlini (Progressistas) estão decididos a continuarem em cima do palanque. Não há sinalização de recuo. Pelo contrário. Os ânimos estão acirradíssimos, o clima em alta temperatura e, para piorar, as arquibancadas de lado a lado continuam tremulando as suas bandeiras e atirando pedras.

Nesta quarta-feira, 6, o embate foi entre a atual e a ex-secretária de Educação, professoras Hubeônia Alencar e Magali Delfino, respectivamente. A primeira denunciou que fardamentos para alunos da rede municipal estavam abandonados em uma escola no bairro Aeroporto; a segunda rebateu afirmando que a denúncia é uma “armação” e “amadorismo” da atual gestão.

Trata-se do armazenamento e entrega de fardamento. O material estava na Escola Professor Antônio Fagundes, que fica próximo ao Centro Administrativo, para facilitar a distribuição aos alunos de 12 UEIs, 21 escolas que atendem crianças de 1º ao 5º ano e 25 escolas que atendem crianças de 6º ao 9º ano. O atual governo disse que o governo anterior abandonou o material no local. Magali afirma que é “fake”.

O fato é que está bem claro que o prefeito Allyson vai caminhar nesse primeiro momento apontando erros da gestão recém-concluída, para ganhar tempo até se familiarizar com a gestão pública. Por outro lado, qualquer crítica ou denúncia terá resposta imediata do grupo da ex-prefeita Rosalba. A ordem é: nada ficará sem resposta.

E isso é muito ruim para Mossoró. Quem está fora da briga, e é a maioria, quer a resolução de problemas que afetam as suas vidas. O gestor foi eleito para isso. Para consertar o problema e oferecer os serviços essenciais que de um governo se espera, principalmente em áreas vitais como saúde (ainda estamos enfrentando uma pandemia), educação, social e infraestrutura.

Portanto, não cabe a briguinha de vizinhos, o dedo apontado para o outro. Allyson Bezerra foi eleito, diplomado e empossado para governar Mossoró. É o que a população espera dele. Então, que cumpra a sua missão, do primeiro ao último dia dos quatro anos de mandato.

Que deixe a picuinha para trás. Há muita coisa a se fazer. E não são apenas problemas para resolver. Tem o lado positivo. Os milhões de reais do Finisa estão aí para serem aplicados na construção do Hospital Municipal Psiquiátrico, na Arena Cultural, nas reformas das praças da Convivência, Esportes, no Memorial da Resistência, Teatro Municipal Dix-huit Rosado, praça Dom João Costa, entre tantas outras. Os projetos estão prontos, alguns licitados, e foram devidamente apresentados à população.

Não compreender a importância das ações, que estão todas esperando para serem executadas, é não entender o tamanho da importância da Prefeitura de Mossoró. Allyson Bezerra tem a missão de governar para mais de 300 mil habitantes, de executar o que está pronto para ser executado e de cumprir o que foi assumido em praça pública.

Ao trabalho, prefeito.

E à ex-prefeita Rosalba cabe seguir o seu caminho, político inclusive, deixando que a atual gestão possa ter a tranquilidade para trabalhar.
Embates eleitorais eles terão pela frente. Mas não cabem agora.

Entendam, por favor.

 

FRASE

O segredo da mudança é concentrar toda a sua energia, não na luta contra o velho, mas na construção do novo

SÓCRATES - Filósofo

 

PRESSÃO

Os moradores do bairro Alto do Sumaré não aceitam mudança na direção da UBS "Vereador Lahyre Rosado". Eles protestam a exoneração da diretora Valnúbya Maria. E justificam que a mudança é inaceitável pelo trabalho zeloso que a diretora vinha realizando há mais de uma década. O prefeito Allyson Bezerra (SDD) exonerou Valnúbya no pacote de mudança de cargos em comissão.

 

TIBAU

A Caern não tem previsão de quando será restabelecimento o abastecimento de água em Tibau. O único poço profundo do município está quebrando desde o dia 29 de dezembro, e como o problema é bem complexo, deve se arrastar por mais alguns dias. A bomba desceu 380 metros. Uma sonda está sendo usada no resgate, mas até esta quarta-feira, 6, o resultado ainda não era satisfatório.

 

SER OU...

A vereadora Marleide Cunha (PT), entrevistada pelo jornalista Saulo Vale, disse que ainda não decidiu a sua posição em relação à gestão Allyson Bezerra (SDD). Sofre pressão do partido para ser oposição, mas diz que ainda não tomou a decisão.

 

...NÃO SER

A dúvida de Marleide não terá vida longa. Ela será oposição, por sua própria caminhada política. Marleide tem a luta do servidor público como a sua única base e daqui a pouco a categoria vai bater de frente com a gestão municipal. Além disso, o governismo não tem muito a acrescentar a petista.

 

HOMEM DO MELÃO

O meloeiro Luiz Barcelos pretende disputar um mandato de deputado federal nas eleições de 2022. Acredita que terá o apoio do prefeito Allyson Bezerra (SDD), a quem ajudou eleger. Barcelos também aposta na simpatia do ministro Rogério Marinho (Desenvolvimento) para inflar o seu projeto.

 

SÓ QUE...

O vereador Lawrence Amorim (SDD), companheiro de todas as horas de Allyson Bezerra, pretende disputar o cargo de deputado federal outra vez. Ele acredita que em 2022 suas chances serão maiores do que foram em 2018, quando terminou na primeira suplência.

 

É NOTÍCIA

1 - Não procede a notícia de que a Prefeitura de Mossoró lançou concurso público com mil vagas ofertadas. Trata-se de "fake news" que circulou nas redes sociais nesta quarta-feira, 6.

2 - O prefeito de Severiano Melo, Jacinto Carvalho (Republicanos), foi criterioso na formação de sua equipe de auxiliares. Currículos dos secretários comprovam capacidade, com destaque para a controladora-geral do município, Maria Paula Melo. Acerta Jacinto.

3 - Hoje é o Dia do Leitor. Vamos abraçar, de maneira bem especial, a quem nos acompanha logo cedo da manhã, o leitor do JORNAL DE FATO. São duas décadas de parceria. Abraço de gratidão.

4 - O Governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira, 6, que a vacinação contra a Covid-19 terá início no dia 25 deste mês, com as unidades atendendo as pessoas das 7h às 22h. Hoje, o Instituto Butantan pedirá o registro da vacina CoronaVac à Anvisa.

5 - O Hospital do Coração de Natal passa a integrar a rede Athena Nordeste. A negociação foi finalizada em dezembro de 2020. A rede conta com Humana Saúde, Medplan, Medimagem, Unihosp e o Hospital Centro Médico Maranhense.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
RN
jornal
impresso

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO