DIVÓRCIO POLÍTICO-ELEITORAL
O presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), está cada vez mais próximo do ministro e governadorável Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) e, por gravidade, cada vez mais distante da governadora Fátima Bezerra (PT), com quem firmou aliança política a partir do segundo turno das eleições 2018.
Nesta quinta-feira (7), por meio de suas redes sociais, Ezequiel postou fotos sugerindo parceria com o ministro do governo Bolsonaro, destacando investimentos no Rio Grande do Norte.
“O ano de 2021 será de muito trabalho, com obras de infraestrutura previstas para o Rio Grande do Norte com apoio do amigo e ministro do Desenvolvimento Regional Rogério Marinho”, escreveu, para completar: “Hoje cedo, recebemos o ministro em nosso gabinete e reafirmamos o compromisso com os municípios do RN.”
Ao lado de Rogério Marinho e, por extensão, próximo do governo Bolsonaro, o presidente da Assembleia deixa claro a sua posição política. Logo, incompatível com o projeto de reeleição da governadora. Ele e Fátima não estarão no mesmo palanque em 2022, principalmente porque os projetos eleitorais são conflitantes. Ezequiel trabalha candidatura ao Senado; Fátima já tem o senador Jean-Paul Prates (PT) candidato à reeleição.
O processo de divórcio entre o tucano e a petista teve início no segundo semestre de 2020, quando Ezequiel patrocinou derrotas do governo Fátima na Assembleia. Duas delas emblemáticas:
1 - a chamada “bancada do presidente” aprovou uma PEC que tira do Executivo o controle das emendas parlamentares impositivas e transferem para os municípios a forma como os recursos serão aplicados;
2 – Nove vetos da governadora ao projeto de lei orçamentário 2021 foram derrubados pelos deputados de Ezequiel.
A separação deve ser consolidada neste ano, possivelmente ainda no primeiro semestre, uma vez que a governadora Fátima não pretende esperar que Ezequiel Ferreira decida a data de “assinar o divórcio”.
Por enquanto, porém, o casamento que deu certo no segundo turno das eleições 2018 e viveu dias felizes em 2019, vai continuar vivendo de aparências.
FRASE
O Brasil terá um problema pior que os Estados Unidos se não houver voto impresso
JAIR BOLSONARO - Presidente sobre a invasão ao Congresso dos EUA por apoiadores de Donald Trump
EMBAIXADOR
A reitora Ludimilla Oliveira resgatou os móveis que compunham o gabinete do professor Vingt-un Rosado, quando era diretor da Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM), hoje Ufersa. Foram recuperados birô, cadeiras, mesa, entre outros. Ludimilla considera Vingt-un o embaixador da Ufersa, e resgatar a sua memória é reconhecer a sua importância para a instituição.
EMBAIXADOR II
Os móveis da era Vingt-un estavam jogados em depósito, empoeirados, abandonados. É como se a sua história tivesse sido escondida por sucessores. Profundo desrespeito à memória de quem dedicou a vida inteira a Esam. Ao resgatar os móveis, Ludimilla Oliveira não apenas trouxe de volta a imagem de Vingt-un à Reitoria, mas restabeleceu o gabinete do embaixador na antiga Esam.
PLANO
A governadora Fátima Bezerra (PT) apresenta hoje o plano estadual de vacinação, durante reunião da força-tarefa de enfrentamento à Covid-19. A secretária de Saúde de Mossoró, Morgana Dantas, participará do encontro representando o prefeito Allyson Bezerra.
FUNDAÇÃO
O ex-vereador Jório Nogueira (PSDB) é o novo presidente da Fundação Aldenor Nogueira, criada por ele e que leva o nome do pai. Nomeado pelo presidente da Câmara Municipal, Lawrence Amorim (SDD). Jório vai administrar um orçamento de R$ 1 milhão em 2021.
ABSURDO
O presidente Bolsonaro disse que sem voto impresso, em 2022, o Brasil terá problemas maiores do que os Estados Unidos, referindo-se à invasão do Congresso americano. Um incentivo aos extremistas que estão doido para atear fogo no País. E respeitado à Corte Superior Eleitoral do Brasil.
ALERTA
Em Brasília, tem opinião formada de que as instituições precisam começar a se preparar, desde agora, para que as eleições presidenciais de 2022 não ocorram em clima tenso como nos EUA. A incitação de apoiadores e militantes são ameaça contra as instituições do País.
É NOTÍCIA
1 - Hoje, completa 14 anos da partida do radialista/jornalista Every de Oliveira Costa, o vozeirão do radiojornalismo mossoroense. Marca registrada nas rádios Tapuyo, Difusora, Rural e Libertadores.
2 - O subtenente da PM Eliabe Marques (SDD) assumiu o mandato de deputado estadual, em solenidade nesta quinta-feira, 7, na Assembleia Legislativa do RN. Foi beneficiado pela eleição e posse de Allyson Bezerra (SDD) como prefeito de Mossoró.
3 - Morreu o cantor Genival Lacerda aos 78 anos, levado pela Covid-19. Ficou o legado do "Rei da Munganga" com músicas que marcaram como "Severina Xique-xique", "Dance Xaxado" e tantas outras.
4 - Tibau está um caos. Sem água e sem perspectiva. A nova prefeita Lidiane Marques (PSDB), entendendo o momento ruim, decretou medidas restritivas sob a justificativa da Covid-19. Portanto, não vá para Tibau, o tempo não é favorável.
5 - O cronograma do Enem 2021 será mantido, com provas impressas nos dias 17 e 24 deste mês, e as provas na versão digitais nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Garantia dada pelo presidente do Inep, Alexandre Lopes, em coletiva nesta quinta-feira, 7.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.