CHAPA FORTE NA UERN
O reitor – licenciado – Pedro Fernandes, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), tem a sua chapa formada para a sucessão na Reitoria: Cicília Raquel (reitora) Maia e Chico Dantas (vice-reitor). A chapa também tem o apoio da reitora em exercício, professora doutora Fátima Raquel Morais.
A professora doutora Cicília Maia, do Departamento de Informática, é atual chefe de Gabinete da Reitoria. Já o professor Chico Dantas é lotado no campus da Uern de Natal.
A chapa Cicília/Chico Dantas foi confirmada nesta quinta-feira (7), junto com o apoio de diretores de unidades, técnicos e estudantes.
A candidatura de Cicília Maia foi noticiada em primeira mão neste espaço, no dia 13 de dezembro. O material jornalístico ressaltou que a candidatura situacionista levaria vantagem sobre os demais em razão de a oposição caminhar dividida.
Cicília tem a cara da Uern, porque vive a Uern desde que sentou no banco acadêmico para se formar em Ciência da Computação. Seguiu carreira dentro da própria instituição. Professora do Departamento de Informática, com doutorado e pós-doutorado no MIT, ela ganhou a confiança do reitor Pedro Fernandes, que foi o seu professor na graduação, ocupou espaços importantes e circulação entre os segmentos da instituição.
Ela fez parte da equipe de Pedro Fernandes da época que ele era pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, na gestão do reitor Milton Marques de Medeiros (falecido). Depois, foi pró-reitora de Recursos Humanos, na primeira gestão de Pedro. Na atual gestão, chegou a ser assessora técnica e está na Chefia de Gabinete da Reitoria desde julho.
Há, também, um cenário favorável a Cicília Raquel: a academia vive um processo em favor da abertura de espaços para mais mulheres em cargos de comando. A última vez que a Uern foi administrada por uma mulher ocorreu há três décadas; a reitora Maria das Neves Gurgel de Oliveira Castro ocupou o cargo entre 1993/1997. Antes, só a professora Maria Gomes de Oliveira, entre 1973/1977, havia sido reitora da instituição.
Outro ponto favorável é que a oposição está dividida em duas frentes, desde que a professora Hubeônia Alencar se afastou do processo sucessório para ser a secretária de Educação de Mossoró na gestão do prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade), que começou em 1º de janeiro de 2021. Hubeônia era nome de consenso da oposição. Sem ela, abriu-se um fosso entre o grupo do ex-candidato a reitor Gilton Sampaio e do grupo formado por professores doutores do campus de Natal.
Daí, surgiram pelo menos quatro nomes dispostos a concorrer à Reitoria da Uern: Adalberto Veronese, de Educação Física; e Maria José Vidal, de Ciências da Religião, ambos do grupo de Natal; e Kelânia Freire Martins, de Química; e o professor Paulinho, de Letras, do campus central de Mossoró, ligados a Gilton Sampaio.
A falta de consenso na oposição favorece ao grupo do reitor Pedro Fernandes, que abraçou a pré-candidatura de Cecília Raquel Maia, dentro do projeto de continuidade da política universitária implantada pela atual gestão.
As eleições à Reitoria da Universidade Estadual estão marcadas para o dia 14 de abril.
FRASE
Até lá, temos uma longa travessia que necessita na manutenção dos cuidados
FÁTIMA BEZERRA - Governadora do RN ao pedir aos prefeitos medidas de isolamento social, antes da chegada vacina contra a Covid-19
CONTAGEM...
O pedido de uso emergencial das vacinas contra a Covid-19, apresentados à Anvisa pela Fiocruz e Instituto Butantan, enche o brasileiro de esperança de ter a vacinação antes de encerrar janeiro. O governo brasileiro trabalha com essa previsão. Os estados, também. No RN, a governadora Fátima Bezerra (PT) espera a chegada das doses até 31 de janeiro e início da vacinação 72 horas após.
...REGRESSIVA
Como o Estado tem insumos (seringas e agulhas) suficiente para as três primeiras fases da vacinação, a governadora acredita que a vacinação começará logo. Na primeira fase, vai atender profissionais da saúde, pessoas de 75 anos e mais, pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas, população indígena aldeada em terras demarcadas, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas
ECONOMIA
O prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) decidiu suspender o patrulhamento fixo da Guarda Municipal em pontos críticos, como na feira na antiga Cobal. Na justificativa, o município economizará mais de R$ 100 mil/mês com a redução de horas extras dos guardas municipais.
INSEGURANÇA
Os feirantes da Cobal estão indignados com a retirada da guarda municipal fixa. Como é um local de intensa movimentação e onde as barracas precisam de maior segurança, eles acham que o local ficará inseguro e aberto aos delinquentes.
FORÇA
A ex-presidente Izabel Montenegro (MDB) mostrou força política ao manter cargos importantes na Câmara Municipal de Mossoró. Ela emplacou, entre outros, Luiz Anselmo na direção geral e Goretti Bezerra na Ouvidoria. As nomeações foram assinadas pelo novo presidente da Casa, Lawrence Amorim.
TÉCNICOS
Dedé Barros e Mário Paz, que são técnicos de vôlei e tênis, farão parte da equipe do secretário de Esportes, Júnior Xavier. O preparador físico Ayrton Lenner também aceitou convite. Outros já confirmados são Osmar Xavier, Guto Firmino e Liedson Ferreira, também identificados com o esporte local.
É NOTÍCIA
1 - A prefeita de Areia Branca, Iraneide Rebouças (PSDB), cancelou o Carnaval 2021 e prorrogou as medidas de isolamento social. Não vai flexibilizar até a imunização da população, garante.
2 - Sequenciando o projeto de se perpetuar na presidência da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), o advogado José Vanildo foi reeleito para ficar no comando da entidade até 2026. Ele está no cargo desde 2007. O que tem de tão bom???
3 - A Operação Verão 2021 vai custar R$ 8,6 milhões aos cofres do Estado. O trabalho de policiamento no litoral potiguar terá 735 agentes extras e as novas viaturas das polícias Civil e Militar.
4 - A Câmara dos Deputados já recebeu 60 pedidos de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro. O último dele foi apresentado pelo PT, nesta sexta-feira, 8, acusando o presidente da República de apologia à tortura. 2021 será um ano tenso, piorando em 2022.
5 - Repercutiu na chamada grande imprensa a carta da governadora Fátima Bezerra (PT) pedindo ao presidente Jair Bolsonaro inserir os professores no grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19. Fátima destacou que no RN, a categoria está nas primeiras fases.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.