IRMÃO DESGARRADO DA ASSEMBLEIA
A Assembleia de Deus de Mossoró decidiu pedir ao município a devolução do Colégio Evangélico Leôncio José de Santana. O documento foi assinado na sexta-feira, 15, pelo pastor Miranda, líder da igreja, endereçado à Secretaria Municipal de Educação, antecipando em cinco meses o fim do contrato, que vence em maio deste ano.
A decisão da Assembleia de Deus é política e estabelece o rompimento da igreja com o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade). Foi motivada pela exoneração da Irmã Marta do cargo de direção do colégio, que ela ocupava há mais de uma década.
Ao anunciar a decisão à comunidade evangélica, o pastor Miranda não usou de meias palavras e deixou clara a sua decepção com Allyson, que teve do líder da congregação o apoio direto e irrestrito na campanha eleitoral de 2020. O líder da Assembleia de Deus lembrou à comunidade que a Irmã Marta foi mantida na direção do Colégio Evangélico nas gestões de Fafá Rosado, Cláudia Regina, Silveira Júnior e Rosalba Ciarlini, que não são evangélicos, mas coube a um prefeito “crente em Deus” tirar a irmã que estava à frente do estabelecimento de ensino público, com padrão assembleiano.
A exoneração da Irmã Marta, na verdade, foi apenas a gota que faltava. A insatisfação do líder da Assembleia de Deus de Mossoró com Allyson surgiu quando o prefeito começou a formar a sua equipe de auxiliares, majoritariamente, contrária à pauta defendida pela igreja evangélica. São temas delicados como família, aborto, gênero, descriminalização do porte de arma e uso de drogas, escola cívico-militar, separação Igreja/Estado.
São temas que só não causarão estranheza entre o prefeito e sua equipe se um dos lados ceder ou fizer de conta que nada está acontecendo, porém, que não são aceitos pela comunidade evangélica. O primeiro escalão formado por Allyson defende uma ideologia de quilômetros de distância do que pensa a Assembleia de Deus. São, em sua maioria, membros de partidos de esquerda e que defendem uma bandeira indigesta aos evangélicos.
Por consequência, a Assembleia de Deus decidiu que não indicaria nomes para a equipe de Allyson. Entendeu que seria incompatível um irmão dividindo mesa de reunião para discutir, por exemplo, o debate de gênero ou do aborto em sala de aula.
O fato é que o pastor Miranda desde dezembro, quando o prefeito começou a anunciar o seu secretariado, não escondia a sua decepção. Aos irmãos mais próximos, afirmava como o irmão Allyson havia mudado desde a vitória nas urnas, com o total e irrestrito apoio da Assembleia de Deus, e que agora parece outro com posições contrárias às que defendia no passado recente.
Allyson Bezerra ainda não respondeu ao pastor Miranda, nem disse se aceita ou não a devolução do Colégio Evangélico Leôncio José antes do fim do contrato. Nos bastidores do templo da Leste-Oeste comenta-se que alguns pastores, com livre trânsito de lado a lado, tentam construir uma ponte para esfriar a crise. Não será fácil.
O pastor Miranda tem dito apenas que está pedindo que “orem pelos cristãos evangélicos” e que entende que chegou o momento do colégio evangélico fortalecer o padrão assembleiano de Deus, desligada da rede municipal de ensino de Mossoró.
FRASE
Os sinos não estão batendo corretamente. Oremos por nossa cidade.
PASTOR MIRANDA - Sobre a decisão do prefeito e irmão em cristo Allyson Bezerra de exonerar a Irmã Marta da direção do Colégio Evangélico de Mossoró
TÚNEL DO TEMPO
O Colégio Evangélico José Leôncio foi incorporado à rede municipal de ensino na primeira gestão da ex-prefeita Fafá Rosado (2005/2008). Dois pontos foram acordados: 1 - a Prefeitura mantém a estrutura física da escola; 2 - Assembleia de Deus continuaria indicando a direção. O acordo e seus pontos foram respeitados nas gestões de Cláudia Regina, Silveira Júnior e Rosalba Ciarlini.
VACINAÇÃO
A Prefeitura de Mossoró transferiu de hoje para amanhã o início da vacinação contra a Covid-19. A princípio, a Secretaria de Saúde começaria a imunizar os trabalhadores em saúde nesta terça-feira, 19, mas houve atraso na logística de transporte das doses da CoronaVac. Com isso, o primeiro lote com 82,4 mil doses chegaria ao Rio Grande do Norte na madrugada de hoje.
IRMÃOS
Nos bastidores da Câmara de Mossoró estão questionando se há prática de nepotismo na nomeação do ex-vereador Jório Nogueira para a presidência da Fundação Aldenor Nogueira. É que Jório tem um irmão vereador, Omar Nogueira (Patriota). Há que sugira um consulta ao Ministério Público.
QUEIROGA 2022
O novo secretário de Infraestrutura de Mossoró, Brenno Queiroga (Solidariedade), tem dito a auxiliares que a sua agenda de trabalho será mais externa do que dentro de gabinete. Ele aposta na exposição para fortalecer seu projeto de disputar uma cadeira de deputado estadual nas eleições 2022.
ATO SIMBÓLICO
A governadora Fátima Bezerra (PT) vai participar de ato simbólico de início da vacinação contra a Covid-19 no RN. Se tudo correr bem (as doses chegariam na noite de ontem), o ato acontecerá às 10h, com imunização de um servidor da saúde.
MAIS VACINA
O site RN Mais Vacina já contabiliza mais de 100 mil cadastrados. O sistema é importante para dar transparência à vacinação no estado. Ele deve apresentar dados sobre população vacinada, além de alarmes para evitar perdas de lotes. Acesse.
É NOTÍCIA
1 - E o governador João Doria, hein?! o choro em soluços, enquanto a enfermeira Mônica Calazans era a primeira brasileira vacinada contra a Covid-19, bombou nas suas redes sociais. É um artista.
2 - Mais de 51% dos candidatos não compareceram ao primeiro dia de provas do Enem, neste domingo, 18. Abstenção recorde. O maior índice havia sido registrado em 2009, com 37,7%. Em 2019, o índice do primeiro dia ficou próximo a 23%.
3 - A gasolina vai subir de preço de novo. A Petrobras eleva o preço médio nas refinarias em 0,15 real, para 1,98 real por litro, a partir de hoje. Alega avanço das cotações internacionais do petróleo.
4 - A turma do nem aí para a covid aglomerou em Tibau, Mossoró e em Natal, dando muito trabalho para polícia. Em Tibau, festas privadas foram interrompidas; em Mossoró, uma boate superlotou sem a presença da polícia; em Natal, oito ambientes fechados.
5 - O Sindicato dos Radialistas de Mossoró e Região elegerá a sua nova diretoria no dia 28 deste mês, em eleição consensual. O radialista Fábio Oliveira será o presidente eleito, tendo o colega Jaedson Freitas como vice. Quadriênio 2021/2024.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.