Quarta-Feira, 05 de fevereiro de 2025

Postado às 08h30 | 21 Jan 2021 | Coluna César Santos - 21 de janeiro de 2021

Crédito da foto: Cedida Terreno abandonado onde seria construído o Parque Municipal Santa Luzia

POR TRÁS DOS TAPUMES

Lembra do Parque Municipal Santa Luzia? Foi um projeto lançado em 2010, no último ano da segunda gestão da ex-governadora Wilma de Faria (falecida em 2016), que transformaria a extensa área localizada na Av. Lauro Monte, ao lado do Hotel Thermas, em um estruturado parque para uso da população mossoroense.
O governo Wilma chegou a licitar o projeto, inaugurou a pedra fundamental, mas a obra não saiu do papel. O investimento era em torno de R$ 18 milhões.

Cinco anos depois, já na gestão do ex-governador Robinson Faria (PSD), o projeto voltou à pauta de promessas. Robinson visitou o local e prometeu construir o parque. Não cumpriu.

A área, que antes era protegida por tapumes, sofreu o abandono. Uma enorme cratera se formou no local, servindo agora de lixão. Por consequência, insetos e mau cheiro infernizam a vida dos moradores próximos ao local. Para piorar, a área abandonada é usada por dependentes químicos. A população sente-se insegura.

Esse relato foi feito por moradores, nesta terça-feira, 19, que receberam a visita da vereadora Larissa Rosado (PSDB). Um dos relatos foi feito por Victor Gomes de Morais, que reside na região há 35 anos:

“Nós vivemos em meio ao lixo, aos mosquitos que trazem doenças para as nossas famílias e à insegurança, já que o local não possui iluminação pública. Uma cratera de mais de 50 metros, que deveria comportar uma piscina olímpica, tornou-se um problema para os moradores, principalmente em época de chuva.”

Larissa Rosado decidiu reerguer a luta pela construção do Parque Municipal Santa Luzia. Será uma das bandeiras do seu mandato: “Constatamos que no local há uma cratera gigantesca de mais de 50 m, servindo de lixão a céu aberto. Além de muito mato e iluminação pública precária, fazendo com que os moradores do local vivam constantemente a sensação de insegurança”, disse.

A responsabilidade do projeto é do Governo do RN. Provavelmente, a atual gestão estadual não tem conhecimento preciso do projeto deixado para trás nas gestões anteriores. Por isso, a vereadora Larissa deve encaminhar o apelo às autoridades responsáveis, devidamente respaldada pela população quer exige solução para a obra.

Um fato chama a atenção: a área que compreende o Parque Municipal Santa Luzia sempre serviu de cobiça de governos estaduais, mas que nunca conseguiram executar obra no local. Na gestão do ex-governador Garibaldi Filho (MDB), no final da década de 90, um projeto foi elaborado para construir uma área de esporte e lazer. No início da década 2000, o projeto ganhou força no discurso, foi prometido, mas não passou daí.

Vale lembrar que quando cumpria mandato de deputada federal, Sandra Rosado (PSDB) direcionou emendas ao orçamento da União para que, nesse terreno que pertence à DataNorte, fosse construído o parque da cidade.

Quem sabe, agora, essa luta seja retomada, a partir do mandato de Larissa Rosado, e o Governo do Estado possa entender a importância de construir o equipamento em favor da população mossoroense. Quem sabe.

 

FRASE

Temos que nos unir para enfrentar nossos inimigos: raiva, ódio, extremismo...

JOE BIDEN - Presidente norte-americano no discurso de posse

 

MESTRADO

O vereador professor Francisco Carlos (Progressista) foi selecionado para fazer parte do corpo docente do Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP), ofertado pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), para o quadriênio 2021-2024. O programa nacional está com edital lançado para seleção de alunos para a turma de 2021. É só acessar o site da Ufersa.

 

VACINAÇÃO

Há uma inquietação, compreensível, sobre se as doses de vacina darão para atender as três primeiras fases do Plano Nacional de Mossoró. De fato, o número de doses é insuficiente e só atende, nesse primeiro momento, a pouco mais de 16% do público-alvo. No entanto, o Ministério da Saúde garante que novos lotes de vacinas serão liberados nos dias próximos. É o que se espera.

 

COLÉGIO MILITAR

Mossoró receberá uma unidade do Colégio Cívico-Militar Expedicionários do Brasil. Será instalado no campus da Faculdade Pitágoras, na Rua Dr. João Marcelino. O colégio oferecerá ensino fundamental e médio. O lançamento acontecerá nesta sexta-feira, 22, na sede da Pitágoras, às 10h.

 

TURISMO

O vereador Genilson Alves (Pros) está defendendo a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa do Turismo, para formatar espaço de debate sobre esse importante segmento econômico. Alves encaminhou Projeto de Resolução à Câmara de Mossoró, nesse sentido.

 

POSSE

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) marcou para segunda-feira, 25, a posse da juíza titular Érika Paiva e da suplente juíza Ticiane Maria Delgado. Érika vai substituir o juiz Ricardo Tinoco, que despede da Corte Eleitoral nesta sexta-feira, 22.

 

NOMEADA

A ex-primeira-dama do município de Felipe Guerra, Girlene Ferreira de Morais assumiu a direção do Hospital Regional Hélio Marinho, sediado em Apodi. Indicada pelo esposo, ex-prefeito Haroldo Ferreira, a sua nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado de ontem.

 

É NOTÍCIA

1 - Em Natal, o Sindicato dos Servidores da Saúde denuncia que tem servidor "furando" a fila da vacinação contra a Covid-19. A Secretaria Municipal de Saúde admite o "equívoco". Lamentável.

2 - A CDL Mossoró irá preparar um e-book para auxiliar o Município na captação de investimento. O projeto foi apresentado pelo presidente da entidade, Stênio Max, durante audiência com o prefeito Allyson Bezerra. Os lojistas pediram parceria do município.

3 - A Defensoria Pública da União tentou, mais uma vez, impedir o segundo dia de provas do Enem. Pedido negado pela Justiça Federal. As provas estão marcadas para o próximo domingo, 24.

4 - O democrata Joe Biden, 78 anos, tomou posse como o 46º presidente dos Estados com a missão de pacificar o País e contornar a crise internacional deixada por Donald Trump. Reconstruir a economia destruída pela Covid-19 é outra luta urgente.

5 - Senhores prefeitos que estão posando para fotos com as caixas da vacina contra a Covid-19, vocês sabiam que o sarampo voltou a matar no País? Que tal resgatar o "Zé Gotinha"? Ou a campanha da vacinação contra o sarampo não dá ibope? Francamente.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
Rio Grande do Norte

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO