VACINA, ESTUPIDEZ E DESENVOLVIMENTO
O ex-deputado federal Marcus Pestana, em artigo publicado no congressoemfoco.com, foi certeiro ao comentar a “vacina, estupidez e desenvolvimento”, ilustrando o retrato do Brasil nesses tempos de pandemia, política da intolerância e idiotice em massa. Leia.
As redes sociais vieram para ficar. Todos nós, ou quase todos, somos usuários ou até mesmo escravos do Facebook, do Instagram, do Youtube, do WhatsApp, do TikTok e do Google. Nas redes sociais, é possível assistir belíssimos shows, interessantes debates, a fantástica entrevista de Muhammad Ali sobre racismo ou rememorar jogadas geniais de Pelé, Zico ou Ronaldinho Gaúcho. Por outro lado, é possível também ser vítima da mais radical estupidez e da mais profunda ignorância.
Confesso que não sou especialista nas tramas e nos segredos da internet. E que também não tenho paciência para responder, um a um, cada comentário provocado. Mas as tempestades de sandices, como a da última semana, sobre a posse de Joe Biden, o livro de Chico Buarque, “Essa Gente”, e a vacina do Butantan, me fazem publicar, vez ou outra, frases de pensadores de várias épocas, que traduzem meu espírito diante de afirmações assertivas de que Biden é comunista, que a vacina de Doria é ineficaz, só marketing e uma trama diabólica da China, e que Chico é terrorista e deveria estar preso, além de centenas de postagens impublicáveis.
Claro que as reações violentas e mal educadas em muito partem dos conhecidos robôs e algoritmos dos “engenheiros do caos”. Mas, muitos dos fanáticos ideológicos são de carne e osso, alguns até amigos próximos ou ex-eleitores decepcionados. A eles dedico algumas citações que postei ao longo dos últimos dois anos: “As redes sociais deram voz a uma legião de imbecis” (Umberto Eco),“A estupidez é infinitamente mais fascinante do que a inteligência. A inteligência tem seus limites, a estupidez não” (Claude Chabrol), “A ignorância é a maior multinacional do mundo” (Paulo Francis), “O ignorante afirma, o sábio duvida e reflete” (Aristóteles).
Pode parecer arrogante, e de certa forma, é. Mas do jeito que as coisas vão, estamos caminhando celeremente para o império da ignorância e suas “verdades” instantâneas, incultas e alternativas. Minha geração foi criada na boa literatura. E, feliz ou infelizmente, crescemos para ter mais dúvidas do que certezas e, por consequência, sermos mais tolerantes e abertos.
Fato é que “Essa Gente” do Chico é uma boa leitura, embora prefira do autor “Budapeste”; o esforço gerencial hercúleo de João Doria e do governo de São Paulo frutificou na única vacina disponível para a imunização da população brasileira; e, o experiente, moderado e conciliador Joe Biden tomou posse para pacificar os espíritos nos EUA e retomar a cooperação global, inicialmente retornando a OMS e ao Acordo de Paris.
De tudo, ficam lições. É preciso a eterna vigilância para garantir a liberdade. Nossa política externa terá que tomar novos rumos. Teremos que repensar nossa inserção no mundo globalizado, visto que ficou evidenciada a nossa total dependência para obtenção de medicamentos, equipamentos médicos, insumos farmacêuticos, vacinas. Teremos que fortalecer o SUS e o desenvolvimento científico e tecnológico. Não poderemos nos contentar passivamente em sermos apenas produtores de commodities (soja, café, proteína animal, minério de ferro).
Eu bem sei que não é fácil ser um “iluminista” na era das redes sociais, com suas “verdades” superficiais e lacradoras. Mas as trevas não são uma boa opção para o Brasil. As trevas passam. Trump, sua arrogância e intolerância, passaram.
FRASE
Respeito os renomados desembargadores da corte, mas o julgamento deixou muitas dúvidas
BETO ROSADO - Deputado federal sobre a decisão do TRE/RN que tira o seu mandato
DIFUSORA MULHER
Hoje é um dia bem especial para a jornalista/radialista Solange Santos. Ela retorna ao ar com o programa "Difusora Mulher", às 11h, na Rádio AM Difusora de Mossoró. Solange venceu a luta pela vida, derrotando a Covid-19. Foram longos dias na UTI de hospital, muitas orações e uma corrente da vida formada por familiares e amigos. Ela ainda enfrenta limitações, mas a sua voz vai ao ar.
BOLA MURCHA
A Liga Desportiva Mossoroense (LDM) não consegue resolver o problema do Estádio Manoel Leonardo Nogueira, que é seu patrimônio. Sem fonte de receita, sem organização, sem futuro, a entidade não cumpre a sua missão desde muito tempo. E o Potiguar, igualmente desorganizado, espera pelo Nogueirão para confirmar a sua participação no Estadual 2021. Pobre futebol mossoroense.
BETO REAGE...
O deputado federal Beto Rosado (Progressistas) entende que há "dúvidas" na decisão do TRE/RN que tira o seu mandato. Por isso, afirma que vai recorrer da decisão para continuar com a cadeira na Câmara. O TSE será o caminho. Primeiro, com um pedido de liminar para ele esperar a decisão final sem sair do mandato.
...MINEIRO, TAMBÉM
Já o ex-deputado Fernando Mineiro (PT) espera que a Justiça Eleitoral potiguar publique o acórdão da decisão o mais rápido possível, para que ele assuma o mandato na Câmara Federal. Mineiro entende que está prejudicado há mais de dois anos e que por isso não pode continuar esperando.
OXFORD
O Rio Grande do Norte vai receber cerca de 30 mil doses da vacina contra Covid-19 de Oxford/AstraZeneca, produzidas no Instituto Serum, na Índia. A governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou que o imunizante da Oxford vai contemplar os profissionais de saúde que não foram vacinados com CoronaVac.
OXFORD II
Os 750 voluntários do RN que tomaram placebo na terceira fase da pesquisa da vacina Oxford já estão sendo vacinados. A revelação para os pacientes começou a ser feita na quinta-feira, 21.
É NOTÍCIA
1 - Há 12 anos, a Diocese Santa Luzia de Mossoró criava a Paróquia de São Paulo Apóstolo, no bairro Nova Betânia. Criada pelo decreto 02/2009, assinado pelo bispo dom Mariano Manzano.
2 - O Rio Grande do Norte registrou mais três mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas. Agora são 3.230 óbitos confirmados no estado. Os casos confirmados chegaram a 134.881. Foram descartados 308.667 e 95.604 pessoas foram recuperadas.
3 - Cresce a pressão para o presidente Bolsonaro prorrogar estado de calamidade pública. Afirmam que a pandemia da Covid-19 vive segunda onda e não tem previsão de solução. Bolsonaro rejeita.
4 - O segundo dia de provas do Enem 2020, hoje, tem 51,5% de candidatos a menos. Estes não compareceram ao primeiro dia de provas, domingo passado, 17. Os candidatos vão resolver, hoje, questões de matemática e de ciências da natureza.
5 - A vereadora e presidente do Sindiserpum, Marleide Cunha (PT), testou positivo para a Covid-19. Está isolada em casa, com sintomas leves. Já o seu esposo, Marciano Matias, está internado em UTI do hospital da Hapvida, em Mossoró.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.