Terça-Feira, 04 de fevereiro de 2025

Postado às 09h15 | 03 Fev 2021 | Coluna César Santos - 3 de fevereiro de 2021

Crédito da foto: Agência Câmara Presidente Arthur Lira terá trabalho para pacificar a Câmara dos Deputados

CÂMARA CONTINUARÁ “AZEDA”

A vitória do deputado Arthur Lira (Progressistas/AL) foi acachapante. O parlamentar alagoano obteve mais do que o dobro dos votos (302) sobre o segundo colocado, deputado Baleia Rossi (MDB/SP), que recebeu 145 votos.

A bancada federal do Rio Grande do Norte ajudou para o placar elástico. Dos oito deputados potiguares, cinco votaram em Lira: Beto Rosado (Progressistas), Carla Dickson (Pros), General Girão (PSL), Benes Leocádio (Republicanos) e João Maia (PL). Já os deputados Rafael Motta (PSB) e Walter Alves (MDB) votaram em Rossi, e Natália Bonavides (PT) cravou o nome de Luiza Erundina (Psol).

Apesar do placar elástico, com vitória do presidente Jair Bolsonaro, que apostou todas as fichas em Lira, o novo presidente da Câmara não terá vida fácil para pacificar a Casa. As cicatrizes de uma disputa que desceu os degraus do bom senso e do respeito estão abertas e sangrando.

O ex-presidente Rodrigo Maia (DEM/RJ) e seu grupo divulgaram uma nota na qual classificam de “autoritário” o primeiro gesto de Lira na presidência: tornar sem efeito a decisão de Rodrigo Maia de validar o bloco de Baleia Rossi.

Diz a nota:

“Os partidos que se uniram em torno da defesa de uma Câmara livre e independente repudiam, com a mais intensa veemência, o ato autoritário, antirregimental e ilegal praticado pelo deputado Arthur Lira. A eleição é una: não se pode aceitar só a parte que interessa. Ao assim agir, afrontando as regras mais básicas de uma eleição - não mudar suas regras após a sua realização -, o referido deputado coloca em sério risco a governabilidade da Casa.”

A nota foi assinada por líderes e parlamentares do PT, MDB, PSB, PSDB, PDT, PCdoB, CIDADANIA, PV e REDE”. Todos integrantes do bloco de Baleia Rossi.

Arthur Lira argumentou que eles perderam o prazo regimental para protocolar o bloco, cujo horário-limite era às 12h desta segunda-feira. O documento de fato mostra que o bloco não foi protocolado, mas Maia rebate dizendo que houve uma falha do sistema. Sob essa justificativa, acabou horas depois, em um dos seus últimos atos na presidência, validando o bloco.

Se for mantida a decisão de Lira, o bloco que o apoiou ficará com cinco das seis vagas da Mesa Diretora. Maia e seu grupo querem tentar na Justiça resgatar a sua decisão que validou o grupo de Baleia horas antes da eleição e assim dividir de forma equânime os cargos da mesa.

Devido à falta de consenso, a eleição que definirá ocupantes de cargos na Mesa Diretora foi adiada de ontem para hoje. A divisão de cargos coloca mais lenha na fogueira e alargar o fosso entre Lira e seus opositores. Por gravidade, respinga no Palácio do Planalto, que espera da gestão do aliado Arthur Lira a pauta positiva que o governo precisa.

A opinião unânime é de que é preciso aglutinar a centro-direita para que a pauta econômica seja apreciada já que a esquerda, que tem cerca de 130 votos na Câmara, não deverá aceitar a agenda reformista.

Bom. O fato é que Lira é o presidente da Câmara; a oposição saiu mais azeda do processo; e o presidente Bolsonaro ganhou fôlego para melhorar a sua relação com a Casa. De pronto, pode-se afirmar: a ideia de impeachment do presidente da República desceu degraus. Os últimos, talvez.

A conferir.

 

FRASE

“Se houver necessidade, nós, governo federal, faremos até alteração do decreto”

FÁBIO FARIA - Ministro das Comunicações, admitindo que empresa privada poderá operar futura rede 5G do governo federal

 

"ESCURECER O SOL"

O bilionário Bill Gates estaria financiando um estudo capaz de "escurecer" o sol e reduzir o aquecimento global. O estudo apoiado pelo fundador da Microsoft é desenvolvido por cientistas de Harvard, para usar na atmosfera um aerossol que seria capaz de dissipar a quantidade de luz solar que incide sobre a superfície terrestre. Por gravidade, seria capaz de conter o aquecimento global.

 

TINO MARCOS

O jornalista esportivo Tino Marcos anunciou o fim do seu ciclo na Globo. Ele encerra a trajetória de repórter de 35 anos, levando na bagagem oito Copas do Mundo, seis Olimpíadas e incontáveis transmissões e reportagens, que o fizeram viajar ao mundo. Tino, de textos criativos, decidiu recomeçar com trabalhos autorais e, para isso, entendeu que o seu ciclo na Globo chegou ao fim.

 

AFIM

Os servidores do Abatedouro Frigorífico Industrial de Mossoró (AFIM) ainda não receberam o salário de dezembro e 13º de 2020 e o salário de janeiro de 2021. São 76 profissionais, sendo apenas 26 efetivos, que esperam pagamento há mais de 60 dias.

 

VALE SUSPEITO

Relatos feitos ao titular da coluna apontam que a direção do Afim ofereceu um vale de R$ 700 aos servidores para amenizar o sofrimento. O curioso é que o vale foi pago em espécie, com a proposta de os servidores devolverem, também em espécie, quando a Prefeitura quitar o atrasado.

 

PODE ISSO?

Como é que um órgão público, usando recursos públicos, faz pagamento em espécie? A direção do Afim, que é uma autarquia, certamente será chamada para se explicar. Pelo prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) ou pelo Ministério Público Estadual. No mínimo.

 

EDUCAÇÃO

A governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou investimento de R$ 260 milhões na educação profissional, formação continuada de professores e combate ao analfabetismo. A educação foi listada como uma das prioridades na mensagem anual, lida ontem pela governadora.

 

É NOTÍCIA

1 - Decreto do Governo do RN suspende o Carnaval e qualquer outra festa com aglomeração em todo o estado. O decreto também suspende ponto facultativo nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro.

2 - O comércio de Mossoró funcionará normalmente no Carnaval, com a exceção da segunda-feira, data reservada para feriado municipal do Dia do Comerciário. Nos demais dias, o comércio estará de portadas abertas, conforme acordo entre patrões e empregados.

3 - O presidente Bolsonaro sai fortalecido das eleições no Senado e na Câmara dos Deputados. Os aliados suplantaram os opositores do Planalto. Teoricamente, encurtou o caminho à reeleição.

4 - O RN havia vacina até ontem 47.569 pessoas, o equivalente a 1,35% da população, a quarta melhor média do País, atrás apenas do Distrito Federal (1,95%), Mato Grosso do Sul (1,64%) e Rio Grande do Sul (1,48%). O Brasil havia imunizado 2.220.216 pessoas.

5 - A loja da Havan de Mossoró será inaugurada em junho, conforme planejamento elaborado pela diretoria de expansão. Trata-se de uma das maiores lojas de departamento do País, que ocupará área na chamada "Avenida do Shopping" - Av. João da Escóssia.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
jornalismo
impresso
jornal
notícia
reportagem

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO