Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Postado às 09h00 | 05 Fev 2021 | Coluna César Santos - 5 de fevereiro de 2021

Crédito da foto: Ilustração Pandemia impactou no tratamento de pacientes com câncer de mama

CÂNCER DE MAMA E COVID

Na semana em que se celebra o Dia da Mamografia e o Dia do Mastologista (hoje, 5 de fevereiro), a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) faz um alerta sobre a necessidade das pacientes de câncer de mama e outros tipos serem priorizadas no plano de vacinação para imunização da COVID-19.

A entidade lembra que ao longo de 2020 o impacto para essas pacientes já foi grande, pois muitas não foram realizar os exames preventivos, como a mamografia, e outras interromperam, efetivamente, o tratamento por receio de irem ao hospital ou pela dificuldade que encontraram nas unidades hospitalares de todo o país.

O Dr. Vilmar Marques, presidente da SBM, diz que durante toda a pandemia foi notória essa queda, o que gerou bastante preocupação. Agora, neste momento, além de conscientizar as mulheres para que não deixem de dar continuidade a sua rotina de ir ao médico, realizar exames e manter o tratamento, o que mobiliza a entidade é sensibilizar as autoridades quanto à vacinação, pois elas compõem o grupo de risco, muitas com a imunidade baixa devido ao tratamento que estão sendo submetidas.

O levantamento realizado em centros hospitalares que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nas principais capitais, revelou que a queda nos atendimentos de mulheres em tratamento, nos meses de março e abril, logo no início da pandemia, foi em torno de 75%, em comparação ao mesmo período de 2019.

Já a Rede Brasileira de Pesquisa em Câncer de Mama, em parceria com a SBM, mostrou que o número de mamografias entre janeiro a julho de 2020 caiu 45% em relação ao ano anterior. Tudo devido ao medo de se contaminar durante o deslocamento e também ao dar entrada na unidade de saúde. E, embora nos meses seguintes isso tenha amenizado, muitas pacientes ainda se mantêm resistentes.

Vilmar Marques ressalta que não se sabia que a pandemia duraria tanto tempo. Diz que é compreensível o medo das mulheres, mas alerta que o câncer não espera. Interromper o tratamento é um risco muito grande, maior do que contrair o vírus, já que os hospitais estão seguindo todos os protocolos sanitários.

Para o dr. Marques, incluí-las nos grupos prioritários é de extrema importância, representando a vida de algumas e maior segurança para todas. Não podemos aguardar. Muitas já perderam meses de tratamento e estamos percebendo que o percentual de realização tanto de exames preventivos, como a mamografia, como de tratamento ainda continua baixo", alerta.

O presidente afirma que a Sociedade Brasileira de Mastologia como um todo entende a imprevisibilidade da vacinação em massa, o cenário das unidades ainda sob os efeitos dos casos de COVID-19 (trabalhando perto da lotação) e também a ausência da telemedicina no SUS, o que inviabiliza o atendimento à distância que já ajudaria.

O presidente da SBM disse que os mastologistas de todo o país compreendem o cenário crítico devido à incidência crescente da Covid-19 nessa nova onda, porém, sem atendimento remoto e sem as mulheres indo às unidades, só resta ao País priorizá-las na imunização para que os profissionais possam encorajá-las e que elas tenham maior tranquilidade e segurança de se deslocarem em médio prazo, continuando prevenção e tratamento.

Estamos falando de vidas ameaçadas.

* Com informações colhidas da Sociedade Brasileira de Mastologia

 

FRASE

"Não adianta ficarmos nos lastimando; a pandemia veio para ficar"

JAIR BOLSONARO - Presidente da República, após falar, há dois meses, que o Brasil estava no finalzinho da pandemia

 

POLÊMICA

Um dos compromissos dos novos presidentes da Câmara e do Senado, com o presidente Jair Bolsonaro, é colocar em votação o excludente de ilicitude para evitar processos contra policiais em operação. A proposta é polêmica, mas Arthur Lira (PP) e Rodrigo Pacheco (DEM) assumiram compromissos de tirá-la da gaveta. Bolsonaro diz que o policial em operação tem que ter garantia.

 

MAIS VACINAS

A Fiocruz recebe neste sábado, 6, o lote de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para produção da vacina contra a Covid-19. O IFA parte de Xangai, na China, às 7h35 (horário local), com chegada ao aeroporto do Galeão, Rio, às 17h50 de amanhã (horário de Brasília). E ontem, o Butantan recebeu insumos para 8,6 milhões de doses da vacina CoronaVac. Serão distribuídos de imediato.

 

UVERN

A vereadora mossoroense Larissa Rosado (PSDB) é favorita à presidência da União dos Vereadores do RN (UVERN). Ela encaminhou o projeto em reunião recente, ocorrida na sua casa de praia em Tibau. Vai suceder Bruno Melo (PSDB), ex-vereador de Severiano Melo e atual presidente da entidade.

 

ESTADUAL

A entidade de vereadores pode ter um papel importante ao projeto eleitoral de Larissa em 2022. Ela ficará mais próxima dos colegas oestanos, com abertura para apresentar a sua provável candidatura à Assembleia Legislativa do RN.

 

PATRIOTAS

O ministro Rogério Marinho deverá assumir o comando do Patriotas no Rio Grande do Norte. A sigla 51, que provavelmente será a mesma do presidente Jair Bolsonaro, dará lastro para o ex-deputado tucano disputar uma cadeira no Senado nas eleições 2022.

 

NANICO

O antigo PEN é uma sigla nanica no Rio Grande do Norte. Nas eleições municipais de 2020, conseguiu eleger apenas três vereadores, sendo dois em Extremoz (Alexandre Ramalho e Jordão) e um em Mossoró (Omar Nogueira). Com Rogério Marinho, o Patriotas, ganhará novo status para 2022.

 

É NOTÍCIA

1 - O governo do Rio Grande do Norte não planeja voltar a fechar as atividades comerciais em razão da pandemia da Covid-19. O estado tem uma taxa de ocupação de leitos "suportável".

2 - Até ontem, o número de pessoas vacinadas no mundo era 105 milhões, enquanto o número de casos confirmados da Covid-19 alcançava 10,8 milhões de pessoas. Ou seja, o número de vacinados no planeta já é maior do que o de infectados.

3 - O grupo potiguar Arnaldo Gaspar investiu R$ 40,6 milhões para comprar o Hotel Timbaú, um dos principais de João Pessoa/PB. O grupo arrematou o bem em leilão realizado nesta quinta-feira, 4.

4 - O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM/MG), diz que a reforma tributária será aprovada no Congresso em até oito meses. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP/AL), reforçou o compromisso. Trata-se de prioridade do País, que está "engavetada".

5 - O deputado Hermano Morais (PSB) apresentou projeto para punir culpados por furar fila da vacinação contra a Covid-19. A proposta prevê a aplicação de multas que podem variar de um a cinco salários mínimos. No RN, as denúncias de fura-fila se multiplicam.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
jornal
impresso
jornalismo
imprensa
Mossoró
RN
notícia
reportagem

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO