Terça-Feira, 04 de fevereiro de 2025

Postado às 09h30 | 06 Fev 2021 | Coluna César Santos - 6 de fevereiro de 2021

Crédito da foto: Cedida Idosos com mais de 75 anos aglomerados em Unidade Básica de Saúde de Mossoró

PEÇA DESCULPA, PREFEITO

Homens e mulheres, com idades de 75 anos ou mais, sentados no chão, horas a fio. Essa a imagem que Mossoró expôs ao mundo como o cidadão da terceira idade foi tratado no primeiro dia de vacinação contra a Covid-19 desse grupo de risco. Com um agravante: a maioria não conseguiu ser imunizada.

Desorganização, incompetência, desrespeito, desconsideração, humilhação, ofensa. A gestão municipal juntou tudo isso numa só sacola e jogou nas contas de pessoas humildes, que desejam apenas a imunização para voltar à vida normal.

As reclamações se multiplicaram. Filhos, netos e outros familiares se revoltaram, como Maria Elizandra que acompanhou a mãe e voltou para casa sem conseguir a vacina. “A ficha acabou. Um monte de idosos chegaram agora. Isso é uma falta de respeito. Essa é a realidade. Estão aqui na fila, um monte de idosos, tudo reclamando”, disse Maria Elizandra ao portal G1.

O coordenador de imunizações do município, Etevaldo de Lima, até tentou minimizar o descaso, ao ressaltar que as vacinas disponibilizadas para os idosos são doses que sobraram após a vacinação dos profissionais de saúde. A quantidade era insuficiente para vacinar o público com idade acima de 75 anos. No entanto, piorou as coisas. Se não tinha vacinas suficientes, por que distribuiu fichas em número maior do que as doses disponíveis?

Idosos sentados no chão na UBS do Alto de São Manoel (foto: reprodução)

A perplexidade diante de imagens revoltantes, e igualmente absurdas, foi ainda maior quando se descobriu que a Secretaria Municipal de Saúde distribuiu fichas para os velhinhos de 75 anos ou mais, impondo a formação de filas, aglomerações, desconforto e outras situações humilhantes.

Será que o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) não ensinou a titular da Secretaria de Saúde, Morgana Dantas, que existe a forma simples de preservar a pessoa da terceira idade no processo de vacinação, chamada de drive-thru? Ou o prefeito deu de ombros para o atendimento dos que mais precisam da vacina para preservação da vida?

Talvez, seja exagero, e realmente é, sugerir a incompetência no primeiro escalão da Saúde Pública do município, afinal, são profissionais de currículos vistosos, irretocáveis. Agora, não há dúvida que falta experiência desses profissionais no serviço público, no atendimento ao povo mais simples, daqueles que mais necessitam dos serviços públicos, exposta na desorganização do primeiro dia de vacinação dos idosos.

Vale ressaltar que os atuais gestores da saúde municipal não precisariam de tanto esforço para atender bem ao público-alvo, haja vista que o próprio município, na gestão recém-encerrada, realizou vacinação em massa por meio de drive-thru, atendendo as pessoas dentro dos carros, para evitar a exposição aos riscos de contaminação.

Custaria tentar copiar o que estava dando certo?

Bom. O fato é que a desorganização e o despeito repercutiram na cidade e além fronteiras. A indignação é generalizada, afinal, ninguém de bom coração imaginaria um familiar ou desconhecido de cabelos prateados passando por tal humilhação.

O prefeito Allyson Bezerra poderia usar uma dessas lives, que ele faz com frequência, para pedir desculpas aos idosos e seus familiares, e renovar a promessa que na sua gestão o idoso será bem tratado.

Faça isso, prefeito.

 

FRASE

“A ficha acabou. Um monte de idosos chegaram agora. Isso é uma falta de respeito”

MARIA ELIZANDRA – Que levou a mãe de volta para casa sem conseguir a vacina

 

POLÍCIA CIVIL

A governadora Fátima Bezerra (PT) encaminhou projeto de lei à Assembleia Legislativa para assegurar o concurso público da Polícia Civil. É que o decreto que prorrogou o estado de calamidade, em razão da pandemia da Covid-19, proíbe a realização de concurso. O projeto evitará questionamentos jurídicos. O concurso está agendado para os dias 7 e 14 de março, com mais de 60 mil candidatos.

 

FERIADO OU NÃO

Os empresários vão pedir ao Governo do Estado para tornar sem efeito o decreto que suspendeu o ponto facultativo de datas do Carnaval. Eles defendem a manutenção dos "feriados", alegando que o período é importante para o turismo e, por gravidade, para outros setores da economia potiguar. O Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes e a Fecomércio organizam o movimento.

 

CAFEZINHO

A deputada Isolda Dantas (PT) confirma à coluna que tentará renovar o mandato nas eleições 2022. A parlamentar vai se dedicar mais a sua principal base política que é Mossoró. Isolda é a nossa entrevistada no "Cafezinho com César Santos" deste domingo, 7.

 

TERCEIRIZADO

O prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) prometeu pagar os terceirizados na próxima segunda-feira, 8. Avisou que será quitada a folha de janeiro de 2021, antes de pagar dezembro de 2020. Segundo o prefeito, o governo anterior suspendeu os empenhos de pagamento, versão contestada pela gestão da ex-prefeita Rosalba.

 

TERCEIRIZADO II

Os trabalhadores terceirizados ameaçam paralisar as atividades se a prefeitura não quitar os salários atrasados. Allyson tenta impedir a greve pagando uma folha e prometendo anunciar outra folha até o final do mês.

 

GUARAÍRAS

A Polícia Federal amanheceu esta sexta-feira, 5, na Prefeitura de Vera Cruz e em alguns endereços de Natal, para desmantelar esquema de fraude em licitações públicas. A Operação Guaraíras cumpriu cinco mandados de busca e apreensão. Os documentos apreendidos vão sustentar a operação.

 

É NOTÍCIA

1 - A jornalista potiguar Estela Dantas está dando as ordens no Ministério das Comunicações. Assumiu a interinidade da pasta durante a viagem do ministro Fábio Faria a países da Europa e Ásia.

2 - O Partage Shopping de Mossoró não vai organizar programação especial do Carnaval em razão da pandemia da Covid-19 e fechará as lojas apenas na segunda-feira, 15. A praça de alimentação funcionará normalmente, assim como as salas de cinema.

3 - Mais um capítulo do "Caso Kerinho": Coligação 100% RN apresentou mandado de segurança ao TSE para manter o mandato do deputado federal Beto Rosado (PP). Tem efeito suspensivo.

4 - O governo brasileiro está negociando a compra de 10 milhões de doses de vacina contra a covid-19 Sputnik V, desenvolvida na Rússia pelo Instituto Gamaleya. Se confirmado, o Brasil passa a contar com três vacinas: CoronaVac/Butantan, Oxford e a Suptnik V.

5 - A Escola Agrícola de Jundiaí da Universidade Federal do Rio Grande do Norte lançou edital com oferta de 255 vagas para cursos técnicos nas modalidades integrado e subsequente. As inscrições serão abertas a partir do dia 22 de fevereiro. Taxa de R$ 30.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
jornal
impresso
notícia
reportagem
jornalismo

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO