Por Maricelio Almeida - Repórter do JORNAL DE FATO
A expressiva bancada de situação do prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) na Câmara Municipal de Mossoró tem como líder o vereador Genilson Alves (PROS). A escolha partiu do próprio chefe do Executivo. O anúncio aconteceu durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 10.
Genilson está em seu terceiro mandato no Poder Legislativo. Foi eleito pela primeira vez em 2012, pelo PTN. Naquele pleito, obteve 1.344 votos. Em 2016, foi candidato à reeleição, dessa vez pelo PMN, conquistando 2.104 votos. Nas eleições de 15 de novembro, o vereador, agora filiado ao PROS, recebeu 1.502 votos, o que lhe garantiu mais uma vitória.
Caberá agora a Genilson a defesa dos interesses do prefeito Allyson Bezerra na Câmara. Como líder de uma numerosa bancada, composta por 18 vereadores, o parlamentar conduzirá importantes votações desse grupo, como, por exemplo, o projeto que estabelece gestão democrática na rede municipal de ensino.
Além de Genilson, compõem a bancada de situação os vereadores Isaac da Casca (DC), Carmem Júlia (MDB), Zé Peixeiro (PP), Cabo Tony Fernandes (Solidariedade), Ricardo de Dodoca (PP), Naldo Feitosa (PSC), Wignis do Gás (Podemos), Lawrence (Solidariedade), Marckuty da Maísa (Solidariedade), Didi de Arnor (Republicanos), Lamarque (PSC), Raério Araújo (PSD), Costinha (MDB), Gideon Ismaias (Cidadania), Omar Nogueira (Patriota), Paulo Igo (Solidariedade) e Edson Carlos (Cidadania).
Dois vereadores da atual Legislatura se declaram independentes até o momento: Pablo Aires (PSB) e Lucas das Malhas (MDB). A bancada de oposição também definiu sua liderança. É a vereadora de primeiro mandato Larissa Rosado (PSDB). Ao JORNAL DE FATO, a parlamentar comentou o desafio de conduzir a reduzida bancada.
“Após conversa com os outros vereadores da oposição: professor Francisco Carlos e Marleide Cunha, definimos que serei a líder da oposição no legislativo. Para mim é uma grande honra e, ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade. Serei instrumento de fiscalização, debate e resistência. Represento, nesse momento, duas minorias importantes na Câmara: a oposição e a representação feminina da Casa. Pretendemos protagonizar debates de alto nível, apresentando contrapontos e apontando caminhos que engrandeçam o legislativo”, disse.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.