INALDA, ETERNA EDUCADORA
A educação de Mossoró e do Rio Grande do Norte está de luto com a morte professora Inalda Cabral da Rocha, ocorrida nesta terça-feira, 9, aos 94 anos de idade. O Jornal de Fato perde uma leitora qualificada, de compromisso diário com o impresso, e de olhar criterioso para a produção jornalística.
Na nossa última edição de janeiro, 31, a coluna “Relembrando Mossoró”, assinada pelo pesquisador Lindomarcos Faustino, registrou a história da educação:
“Inalda Cabral Rocha nasceu no dia 25 de janeiro de 1927, no Sítio Riacho do Meio, município de Pau dos Ferros. Filha do agricultor Pedro Alves Cabral e Antônia Neri Cabral. Iniciou seus estudos aos seis anos de idade, no Grupo Escolar Joaquim Correia, em sua cidade natal, tendo como primeira professora Carmelita Rocha, passando apenas dois anos nesta escola.
No final de 1934, migrou com a família para Mossoró, onde passou a estudar no Ginásio Sagrado Coração de Maria, de 1935 a 1942. No ano seguinte, passou a estudar na Escola Normal de Mossoró, colando grau em 12 de dezembro de 1944. Em 1978, prestou vestibular para Pedagogia, pela UERN, sendo aprovada com êxito.
Desde criança, Inalda Cabral acalentava o sonho de ser educadora, formando com as irmãs, Adelzira e Guiomar, um trio de educadoras que formou gerações em Mossoró e outras cidades do oeste potiguar, chegando à gestão administrativa educacional em órgãos públicos na cidade.
A educadora teve passagens por diversas escolas, em agosto de 1945, retornou a Pau dos Ferros, onde passou a lecionar no Grupo Escolar Joaquim Correia; em 1947, assumiu a direção daquele Grupo Escolar. Em 1952, foi transferida para o Grupo Escolar Padre João Maria, na cidade de Jardim de Piranhas; No ano seguinte, foi transferida para Mossoró, passando a lecionar no Ambulatório Padre Dehon; em 1957, assumiu a direção da Escola Estadual Moreira Dias; em 1961, passou por outra transferência para o Grupo Escolar 30 de Setembro; em 1963, foi transferida para o Grupo Escolar dos Excedentes, que ficava no município de Assú; em seguida, retornou para o Grupo Escolar 30 de Setembro, onde permaneceu até o ano de 1966; Grupo Escolar Modelo; Escola Municipal Joaquim da Silveira Borges; Diretora de Educação do Município de Mossoró - Secretária de Educação - na gestão de Raimundo Soares de Souza-Joaquim da Silveira Borges; Escola Princesa Isabel; Escola Lions e Escola Estadual Sólon Moura.
Mais tarde, investiu numa escola particular, na Rua Mário Negócio, denominada Educandário Nossa Senhora Aparecida, em 1970. Em 27 de maio de 1971, foi nomeada Chefe do II NURE, atualmente XII DIREC – Direção Regional de Ensino e Cultura, onde aposentou-se nesta função, em 1976. Voltou a se dedicar ao seu Educandário Nossa Senhora Aparecida, mas surgiu o convite para assumir a Coordenação Municipal Mobral, nomeada pelo então Prefeito João Newton da Escóssia, em 9 de agosto de 1977, pela portaria 73/77, dispensando uma atenção maior a sua escola. Em 1986, recebeu uma homenagem em vida, na gestão do Governador José Agripino Maia, quando foi inaugurada a Escola Estadual Professora Inalda Cabral, edificada no bairro Santo Antônio.
Em 1947, casou-se com o paraibano Pielson Dantas Rocha e desta união nasceram doze filhos, dos quais sobrevivem oito: Terezinha, Jacinta, Aparecida, Rocha Neto, Canindé, Lúcia, Filomena e Conceição. Inalda Cabral Rocha ganhou o título de Cidadã Mossoroense, outorgado pela Câmara Municipal de Mossoró, por indicação do vereador Lupércio Luiz de Azevedo e, em março de 2014, foi agraciada com o Troféu Ana Floriano, pelo prefeito Silveira Júnior, comenda que a Prefeitura Municipal de Mossoró dedica a uma mulher de destaque por serviços prestados em qualquer área na cidade, em homenagem ao Dia da Mulher.
Em 2011, a Professora Inalda Cabral Rocha lançou na Feira do Livro de Mossoró suas memórias na área da educação em livro intitulado A Escola do Meu Tempo, bem aceito na comunidade e logo esgotado, porém, carece de mais de edições.”
FRASE
Gastos com pandemia não podem passar para futuras gerações.
PAULO GUEDES - Ministro da Economia ao defender meios para garantir programas sociais sem quebrar a economia do País
ACDP
A Associação Cultural e Desportiva Potiguar faz hoje 76 anos de fundação. O clube de futebol tem origem na Manoel Hemetério, com base da elite da sociedade mossoroense. Seu primeiro presidente foi o sargento Edward Monteiro de Medeiros. Seu maior presidente, Manoel Barreto. O clube alvirrubro não tem muito o que celebrar na sua data, em razão da crise profunda que enfrenta.
MAIS UM CAPÍTULO
Beto Rosado (Progressistas/RN) continua deputado federal, por decisão do ministro Luís Felipe Salomão, do TSE, que acatou o mandado de segurança suspendendo os efeitos do acórdão do TRE/RN que o tirou o mandato. O parlamentar mossoroense segue em Brasília até o julgamento do mérito. E o suplente de deputado Fernando Mineiro (PT) continua como secretário de estado do RN.
GOVERNISTA
A bancada governista vai comandar as principais comissões na Câmara Municipal de Mossoró. A principal delas, a CCJ, será presidida pelo vereador Raério Araújo (PSD), liderado do prefeito Allyson Bezerra (SDD). A distribuição não seria diferente. Com 18 dos 23 vereadores, o governo fez "barba, cabelo e bigode".
DEFINIDOS
A vereadora Larissa Rosado (PSDB) aceitou a liderança da bancada de oposição, que tem ela e mais dois: Francisco Carlos (Progressistas) e Marleide Cunha (PT). Já o vereador Genilson Alves (Pros) vai liderar a bancada do governo.
NINHO TUCANO
O deputado Tomba Farias é o novo líder da bancada do PSDB na Assembleia Legislativa do RN. Próximo ao presidente da Casa e do partido, Ezequiel Ferreira, o novo líder não terá dificuldades no "ninho tucano".
AUTONOMIA
A Câmara dos Deputados aprovou a autonomia do Banco Central. Uma luta de três décadas. A autonomia do BC é necessária para a condução dos caminhos da economia do País. Uma das principais mudanças será nos mandatos do presidente e dos diretores da autarquia. Hoje, é o presidente da República que nomeia.
É NOTÍCIA
1 - A Operação Verão 2021 foi mantida pelo Governo do RN, mesmo sem Carnaval. Portanto, até quarta-feira, dia 17, está mantido o reforço policial extraordinário ao longo do litoral potiguar.
2 - A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou, nesta quarta-feira, 10, a vacina da AstraZeneca/Oxford para todas as pessoas acima de 18 anos. No Brasil, a vacina será produzida pela Fiocruz dentro dos próximos dias, com autorização da Anvisa.
3 - Estima-se que no mundo já foram aplicadas 150 milhões de doses de vacinas. O Brasil é o 5º colocado entre os que mais aplicam vacinas diariamente, segundo o painel Our World in Data.
4 - O prefeito Allyson Bezerra vai, finalmente, preencher o cargo de secretário de Administração, que está vago desde o dia 31 de dezembro de 2020. Quem aceitou a missão foi o advogado João Eider Furtado, que já foi secretário em São Gonçalo do Amarante.
5 - A Nuts Best, antiga Aficel, vai iniciar a sua produção de beneficiamento de castanha na primeira quinzena de abril. No momento, a nova empresa está no mercado buscando o meljor preço da castanha. A partir de março, começará a convocar os primeiros dos 400 empregados.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.