Terça-Feira, 04 de fevereiro de 2025

Postado às 09h15 | 19 Fev 2021 | Coluna César Santos - 19 de fevereiro de 2021

Crédito da foto: Reprodução Unidade do Caic no bairro Belo Horizonte, em Mossoró, está abandonada

DEVOLVA O CAIC, POR FAVOR

Os Centros de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAICs) foram criados pelo governo do presidente Fernando Collor de Melo para oferecer ao País um programa educacional capaz de ser referência e marcar o seu governo. A ideia, excelente, reconheça-se, não saiu do plano de governo de Collor, mas de outras inspirações.

1 – Escola Parque, idealizado por Anísio Teixeira;

2 – Centros Integrados de Educação Pública (CIEP), pensado por Darcy Ribeiro e executado pelo governo Leonel Brizola no Rio de Janeiro, na década de 1980, com projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer.

Collor foi convencido por Darcy Ribeiro e Brizola da relevância dos CIEPs e da escolaridade em tempo real. De fato, a ideia era magnífica, desde que executada de forma correta e com a responsabilidade educacional.

Inicialmente denominados Centros Integrados de Atenção à Criança e ao Adolescente (CIAC), inserido no Projeto Minha Gente, os centros foram sendo instalados por todo o País. Mossoró foi contemplada logo no começo, com duas unidades beneficiando os bairros Belo Horizonte (zona sul) e Abolição IV (zona oeste).

Com a queda de Collor, o governo Itamar Franco decidiu mudar o nome do programa e rebatizou de Caic, mas não teve a mesma agilidade, e competência, para fortalecer o projeto. Por gravidade, os Caics foram transferidos para os governos estaduais, que por falta de compromisso ou incompetência mesmo foram abandonando as unidades em todo o País.

Os Caics de Mossoró viraram um caos, principalmente o do bairro Belo Horizonte. Interditado pelo Corpo de Bombeiros há alguns anos, a unidade está abandonada, tomada pelo lixo e servindo apenas de refúgio de viciados em drogas. A comunidade perdeu equipamentos importantes que funcionavam no Caic como a Escola Cônego Francisco Carlos, a Unidade Básica de Saúde (UBS) e uma creche. Crianças e adolescentes ficaram sem uma referência de assistência pública.

A comunidade decidiu reagir. Foi formado o grupo “Amigos do Bairro” para lutar pela revitalização do Caic. Há três anos, o movimento conseguiu uma decisão judicial que obrigava o Governo do Estado a reformar o velho prédio em 120 dias, mas nunca foi cumprido. Em novembro de 2020, em razão da pandemia, a juíza Anna Isabel de Moura Cruz, da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Mossoró, decidiu prorrogar o prazo por mais 120 dias.

Paralelamente, para preocupação do “Amigos do Bairro”, foi iniciado o processo silencioso para o Governo do Estado transferir o bem público para a iniciativa privada, com a justificativa de implantação no local de unidades fabris previstas no programa Pró-Sertão. A comunidade já disse que não aceita e está disposta a lutar para que o Caic volte a cumprir o seu papel com o desenvolvimento de atividades educacionais, esportivas, culturais, etc.

A Prefeitura de Mossoró, na gestão passada, solicitou ao Estado a cessão do Caic, inclusive, elaborou projeto para implantar no local duas Unidades de Ensino Infantil (UEIs), uma Unidade Básica de Saúde, e instalar equipamentos de esporte, cultura e lazer.

Nesta quinta-feira, 18, o grupo “Amigos do Bairro” se reuniu com os vereadores Larissa Rosado (PSDB), Lawrence Amorim (SDD) e Isaac da Casca (DC) para pedir apoio à luta. Os comunitários deixaram claro que não aceitam entregar o patrimônio público para empresários e que a única alternativa é o governo reformar, revitalizar e devolver o importante equipamento à comunidade.

 

FRASE

Queremos a revitalização do Caic e o retorno dos serviços públicos que atendam a nossa comunidade

OTÁVIO LOPES FILHO – Membro do movimento “Amigos do Bairro”

 

NEGÓCIO

O Sistema de Cooperativa de Crédito do Brasil (SICOOB) estuda instalar uma agência em Mossoró, atraído pela economia local e regional. O presidente da instituição, Custódio Arrais, acredita ser possível inaugurar a agência ainda no primeiro semestre deste ano. Ele foi recebido em audiência pelo prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade), nesta quinta-feira, 18, quando apresentou as credenciais.

 

TOQUE DE RECOLHER

O Comitê Científico do RN quer que a governadora Fátima Bezerra (PT) volte a limitar as atividades econômicas em razão Covid-19. Estão sugerindo, entre outras medidas, o toque de recolher às 22h, com fechamento de bares e restaurantes, suspensão das aulas presenciais nas escolas privadas e adiamento do início do ano letivo na rede pública de ensino. Com a palavra, a governadora.

 

PRAZO

Os servidores públicos de Mossoró que ainda não receberam o 13º salário de 2020 deram prazo até segunda-feira, 22, para o prefeito Allyson Bezerra (SDD) apresentar calendário de pagamento. Sem compromisso firmado, a categoria promete adotar posição mais firme.

 

ORÇAMENTO

A bancada federal se reúne hoje com a governadora Fátima Bezerra (PT) para ouvir prioridades do RN no orçamento da União 2021. Além da governadora, deputados e senadores vão ouvir as reivindicações das unidades públicas para definir as emendas coletivas ao OGU.

 

IDIOTA

O deputado Daniel Silveira (PSL/RN), a bola da vez do submundo da política, é visto por colegas na Câmara Federal como um "idiota". Pode ser. Agora, reconheça-se, é um idiota perigoso, que deve ser contido.

 

AGENDA EM MOSSORÓ

A governadora Fátima Bezerra (PT) cumprirá agenda em Mossoró na próxima semana. Entre os compromissos, a autorização da obra de construção do novo posto do DPRE/RN na BR-117, saída para Gov. Dix-sept Rosado. É possível que a governadora receba dos moradores da região o pedido de duplicação e urbanização do trecho que compreende o posto.

 

É NOTÍCIA

1 - O Ministério da Saúde promete mandar para os estados mais um lote de vacinas na próxima semana, entre os dias 22 e 23. Assegura a segunda dose para quem foi imunizado pela CoronaVac.

2 - A Secretaria de Cultura de Mossoró mudou de endereço: saiu do Centro Administrativo, no bairro Aeroporto, para a sede da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, no Centro da cidade. Ocupou a sala Marieta Lima e parte do primeiro andar do prédio.

3 - As polícias receberam mais 38 viaturas para reforçar a segurança na capital e no interior do Rio Grande do Norte. O 2º e o 12º BPM, em Mossoró, receberam sete veículos tipo caminhonete S-10.

4 - O concurso do IBGE para o Censo 2021 reserva 3.313 vagas para o Rio Grande do Norte, com distribuição nos 167 municípios potiguares. Os salários vão até R$ 2.100. As inscrições começam no dia 23 de fevereiro e se encerrarão no dia 19 de março.

5 - A turma da praia, da pista, da balada, da aglomeração, certamente não está nem aí para a vida dos outros. Talvez, e provavelmente, só se dará conta que ajudou a Covid-19 se espalhar quando o vírus bater a sua porta. Enquanto isso, inocentes morrem.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
Rio Grande do Norte
jornalismo
notícia
repórter
reportagem
jornal
impresso

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO